Alimentação para caturra bebe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alimentação para caturra bebe

Mensagem  AndreSilva em Qui Abr 06, 2017 10:44 pm

Boa tarde, ofereceram-me uma caturra com 24 dias para acabar de criar, já tenho a papa Nutribird A21 para lhe dar mas pensava que tinha uma tabela sobre quantas vezes ao dia dar a papa e não tem nada, só tem como fazer a papa e isso não me ajuda. Também gostava de saber até quando é que posso só dar a papa e quando é que devo começar a meter outro tipo de alimentos no ninho. Peço desculpa por ter um bichinho tão pequeno e pouco saber sobre como criá-lo mas foi-me oferecido...
Cumprimentos, André Silva.

AndreSilva

Re: Alimentação para caturra bebe

Mensagem  AndreSilva em Sex Abr 07, 2017 11:42 am

Dei-lhe á bocado a primeira papa desde que está comigo, ela estava com os pais por isso pensava que ia estranhar a seringa mas até que não me deu muito trabalho, dei cerca de 7 ml e o criador disse para lhe dar 4 vezes aos dia. Esterilizei tudo o que usei. Limpei-a depois de comer e ela voltou para o ninho dela. Penso que fiz tudo bem.
Mais uma dúvida, ela de vez em quando abana-se de um lado para o outro e ás vezes faz um barulho como se estivesse a gemer, o que que isso quer dizer?
Cumprimentos, André Silva.

AndreSilva

Mensagem  Ferreira em Sex Abr 07, 2017 3:05 pm

Bom dia André Silva.
Não sei que papa comprou, mas a que aconselho e a mais utilizada é a NUTRIBIRD A21 http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/papas-de-criacao-a-mao/nutribird-a21.html dentro da lata vem instruções sobre dosagens e quantidades a dar. Também pode-se orientar no link que lhe dei para dar essa.
Como o pinto já tem 24 dias e como quando são criados pelos pais começam a sair aos 30 dias de vida e depois são alimentados em exclusivo só pelo pai por mais 15 dias ou até começarem a comer sozinhos, como está a ser alimentado há mão, aconselho-o a comprar um frasquinho de AMINOVIT-L e vai deitar uma gota na seringa juntamente com a primeira toma da manhã.
Muito importante
O resto das papas que sobram de uma toma são mandadas para o lixo, nunca guardar-se de toma para toma.
A papa ao dar-se tem que ser morna, entre os 35º a 39º, não mais e o pinto tem que estar bem quentinho para poder fazer a digestão, caso contrário a digestão para, o comer fermenta no papo, o pássaro adoece e na maioria das vezes morre
Esse ruido é característico das crias caturras.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  AndreSilva em Sex Abr 07, 2017 10:00 pm

Eu estou a usar a Nutribird A21, o meu problema é que dentro da embalagem só traz a seguinte informação.

Ou seja, isso é só até ao 5o dia e é só para preparar a papa, não me ajuda muito.

Idade da caturra Tempos da refeição Quantidade

1-4 Dias De 2 em 2 horas 1-2 ml
5-7 Dias De 3 em 3 horas 2-3 ml
8-14 Dias 5 vezes ao dia 4-6 ml
15-24 Dias 4 vezes ao dia 7-10ml
25-34Dias 3 vezes ao dia 11-15 ml
35-44 Dias 2 vezes ao dia 11-15 ml
45 Dias 1 vez ao dia 11-15 ml

Posso-me guiar por esta tabela?
Portanto a partir dos 30 dias vou deixando outro tipo de comida no ninho para ele ir comendo mas continuo a dar a papa normalmente?
Em relação á vitamina começo a dar a partir do 30 dia então?
O resto eu já sabia, eu preparo a papa na hora e fervo tudo e o resto vai para o lixo.
Obrigado pela ajuda e cumprimentos, André Silva.

AndreSilva

Mensagem  Ferreira em Sab Abr 08, 2017 1:23 am

Boa noite André Silva.
A final sempre tem a tabela e não sei qual a sua duvida, a quantidade de farinha/água/idade consta na tabela, as vezes a dar ao dia e quantidade, tudo depende de pássaro para pássaro mesmo da mesma espécie e ninhada. O que tem que fazer é: Enche a seringa, vai dando e ao mesmo tempo com a mão que o tem agarrado, encosta um dedo no papo, assim que o sentir cheio mas não duro é mais que suficiente, quando ver que já não tem nada, mas mesmo nada no papo, torna novamente a dar, nunca dê papa ainda com comer no papo mesmo pouco, é que está sujeita a fermentar.
Sim, a partir dos 30 dias começa a meter na primeira toma o Aminovit-L e a partir dos 35/40 dias de vida ou quando ver que começa a rejeitar a papa mete então um comedouro com comer e comer no fundo da gaiola mas na direcção do comedouro, qualquer das maneiras, mesmo que a vá rejeitando e já a comer alguma coisa sozinho, insista em lhe dar papa mesmo que seja pouca até vê-lo a comer bem sozinho. Nessa altura que não lhe falte e para o resto da vida, um comedouro com GRIT.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  AndreSilva em Sab Abr 15, 2017 7:53 pm

Boa tarde, recomendaram-me o granulado da nutribird g14. Posso já começar a deixar um comedouro com esse granulado ou dou só GRIT. É que eu ainda não percebi se GRIT é um alimento completo ou um suplemento alimentar.
Cumprimentos, André Silva

AndreSilva

Mensagem  Ferreira em Dom Abr 16, 2017 1:26 am

Boa noite André Silva.
Pela Santa! Diga a quem lhe recomendou isso que o coma ele/ela.
Para querer dar esse granulado, já reparou no bico do pássaro! É curvo ou direito como o das galinhas, faisões, perus?
Por ventura o pássaro é algum galináceo para engolir isso?
O GRIT é nada mais nada menos que uma mistura de minerais (casca de ostra, coral, tijolo, carvão, quartzo) que ajudam a moer as sementes na moela e ao mesmo tempo é uma grande fonte de minerais.
Não vá em cantigas do que afirmam no valor nutricional, isso é nada mais nada menos que bagaço de soja, portanto só fibra e nada mais, uma vez que os nutrientes foram todos tirados a quando da destilação para fazer óleo, ou na confecção de produtos ditos vegetarianos como por exemplo o tofu.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: