Diamante Gould Dificuldades Respiratórias e Embolado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diamante Gould Dificuldades Respiratórias e Embolado

Mensagem  pedro.nascimento em Dom Set 11, 2016 4:00 am

Boa Noite,

Tal como referi, no meu post de apresentação, ontem regressei de férias e deparei-me com o meu primeiro Gould (está cá em casa à pouco mais de um mês) estava embolado e com uma respiração ofegante e a cauda a acompanhar os movimentos respiratórios.
De notar que ficou na casa dos meus pais por 5 dias com gaiola limpa, agua e comida frescas e agua trocada diariamente.

Pesquisei pela internet fora até que vim parar a este forum, no qual já encontrei algumas respostas as minhas questões, no entanto venho em busca de uma solução definitiva para o problema do meu "Hortinhas" que foi uma surpresa colorida para a minha amada, que tem sido tratado com muito amor e carinho por ambos e recebeu a companhia da "Íris" uma semana depois. bounce bounce

Pelo que já li, um utilizador deste forum teve o mesmo problema (dificuldades respiratórias num dos seus goulds) fica o link, para referencia AQUI.

Entretanto já contactei uma loja online, os quais foram ULTRA atenciosos e na segunda-feira vão enviar todos os medicamentos (só espero que ainda seja a tempo) fica aqui a lista de tudo o que encomendei:

Parasita Bogena - Para aplicar na ave e aniquilar todos os parasitas que eventualmente possam estar a afectar.
Complexo B - Para dar um boost energético e vivacidade à ave no tratamento.
Sprayavex - com a intenção de pulvilhar ocasionalmente após o tratamento, para evitar problemas futuros (é aconselhavel, certo?)

Á pouco estive a ver a ave e reparei nos seguintes sintomas:
- é extremamente fácil de apanhar, está pouco activo e até dorme (já são horas disso mesmo, mas ele era bastante assustadiço e esquivo) mesmo comigo a mexer no interior da gaiola (estive a limpar e esterelizar os comedouros e bebedouros e meti agua destilada);
- mesmo depois de apanhado não faz esforço para se libertar, que seria o normal e expectável;
- salta para os poleiros meio atabalhoado e desequilibrado;
- uma das vistas parece estar a ficar afectada com algo, creio que vem desde o bico, mas não é evidente se é algum problema ou se é apenas os olhos semi-serrados;

Sr Ferreira agradeço imenso a sua ajuda seguem as minhas questões de forma sumária:

1 - O que pensei administrar (Parasita Bogena) é o correcto para a situação? Se não for, o que recomenda?

2 - Há algo que eu possa fazer no imediato enquanto aguardo pelos medicamentos?
(Li que meter um dente de alho na agua pode dar uma ajuda por ser um elemento NATURAL com excelentes propriedades terapeuticas, até mesmo para nós humanos)

3 - O facto de estar embolado e abatido/cansado são sintomas de algo mais ou está relaccionado com o mesmo problema?

4 - A situação do olho não é muito evidente, não me parece estar magoado nem com falta de penas, o bico também não tem problemas aparentes, serão indicativo de algo?

Caso necessite de fotografias indique o que necessita, que eu providencio assim que possivel.

Muito Obrigado

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

http://osacraarranja.com

Re: Diamante Gould Dificuldades Respiratórias e Embolado

Mensagem  Ferreira em Dom Set 11, 2016 5:07 pm

Boa tarde Pedro Nascimento.
Pelos sintomas que descreve, embora na maioria das vezes, os mesmo sintomas são de diversas doenças, dão a entender que seja problemas respiratórios. Os Goulds são muito sensíveis a correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Mande-me fotos tanto do pássaro como das fezes.
Tente arranjar o mais depressa que poder Micoresp da Zoopan. Caso tenha dificuldade de o arranjar o mais breve possível, tente arranjar Zoocerine da AviZoon que são uns microcomprimidos que servem para todos os casos SOS e vai enfiar com o auxilio do aplicador que vem na embalagem, 1 comprimido de 12 em 12 horas no máximo até 3 dias. Na água normal, vai deitar 5 gotas de Complexo-B para 100ml = 1dl de água durante 5 dias seguidos.
Meta o pássaro num sitio quente, ou próximo de uma fonte de calor.
Caso o pássaro ainda esteja vivo quando tiver o Micoresp, diga-me para lhe recomendar as doses ( note, os medicamentos podem ser para pombos porque são idênticos nas composições e doses, a diferença vai no que cada espécie bebe)
Alimentação- Mistura para exóticos há base de milho alvo. terem sempre um comedouro pequenino para comerem tudo durante um a dois dias com uma boa papa há base de ovos mas húmida.
Suplementos- Que tenham sempre um comedouro com GRIT, é muito importante porque as aves necessitam de pedrinhas na moela para poderem triturar os alimentos, alem disso, é uma grande fonte de minerais.
*Muito Importante*
Seja que medicamento for que se meta na água, é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol.
Quanto ao resto.
Só vai fazer a desparasitação externa e aplicar o Bogena Parasita (Ivermectina) quando o pássaro recuperar por completo.
Caso não consiga medicamentos nas lojas físicas de animais, sempre pode conseguir nas lojas online em especial para pombos.
http://pombos.mercasystems.com/ http://www.petanimalfeliz.com/ Entre outras

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  pedro.nascimento em Dom Set 11, 2016 9:02 pm

Olá Sr. Ferreira,

Queria desde já agradecer-lhe imenso a sua ajuda e conselhos, infelizmente, não tinha nem tenho nada para lhe administrar até chegar a encomenda que fiz.
Já tinha tido uns periquitos durante vários anos e criaram variadissimas vezes, sempre sem qualquer tipo de problema, creio que o sistema imunitário deles seja mais evoluído que os goulds (será isso?).
Adquiri estas aves sem qualquer tipo de preparação prévia, apenas me informei após os adquirir de alguns aspectos tais como a genética e afins, mas nunca pensei vir a precisar de intervir "medicamente", uma vez que nunca havia passado por tal problema. No fundo a verdade é que eu não estava bem preparado para ter estas lindas criaturas, mas quero aprender e melhorar e poder proporcionar-lhes uma boa qualidade de vida com espaço, boa alimentação, saúde e muitas crias bonitas e saudáveis.  Smile

Depois do que se passou esta noite, o nosso "Hortinhas" será a nossa mascote e motivação para melhorar!
Digo isto porque entretanto e com muita pena nossa, o "Hortinhas" morreu poucas horas após o meu post, resta-nos a nossa menina "Íris" que está bem e activa, no entanto, à pouco terminei a limpeza à gaiola e comedouros/bebedouros e reparei nas fezes dela (segue foto em anexo), pelo que tenho lido por aqui esta cor não é muito natural e parece ter muita humidade à volta.

Questão:
No caso dos problemas respiratórios que o "Hortinhas" teve, e assumindo que o problema não estaria num estado tão adiantado, administrar Parasita da Bogena era o correcto a fazer?
Se não, qual era o correcto a administrar?

Questão:
Que cuidados/rotinas anuais devem ser tomados ao longo do ano e em que datas são as mais recomendadas para evitar problemas de maior?
Lê-se imensa coisa na internet e variam bastante, uns falam do FP2020 outros nem por isso... as datas são semre desfazadas... se conseguir apontar um site com conselhos que vão de encontro ao que o Sr Ferreira considera ser o correcto agradecia-lhe imenso, vou ler tudo de lés-a-lés e dar o meu melhor d'horavante.

Questão Extra para o futuro:
Entretanto adquiri uma gaiola de 154x100x70 para o exterior (de notar que vai estar totalmente ao descoberto, apenas encostada a uma parede) gostaria de saber que conselhos tem para dar, uma vez que são sensiveis às oscilações térmicas e aos (ventos) frios e húmidos, pondero adqurir uma protecção destas (ver o link  ebayItemNumber:301773043141 não consigo postar o link mas é uma protecção hidrofuga igual às que se utilizam para as motas, carros, grelhadores que firam no exterior).
A intenção seria envolver a metade superior da gaiola protegendo-os dos ventos, mas mantendo a respiração e renovação de ar.
Também tenciono adicionar um cobertor para o frio não fugir e para reduzir os sons da protecção hidrofuga a bater nas grades e reduzindo-lhes o stress.

Acha que é o indicado?
Tem mais alguma ou outra sugestão para este efeito?

Muito, Muito, Muitissimo Obrigado
Um forte e apertado Abraço

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  Ferreira em Dom Set 11, 2016 9:50 pm

O que aqui escrevo é para ler tudo na integra, pois anteriormente disse-lhe o que devia fazer de imediato mas estou a ver que não leu ou não compreendeu. A Ivermectina só serve para casos especiais como o caso de sarnas provocadas por um determinado tipo de ácaro que vive entre as duas camadas de pele.
Pelas condições que me descreveu do pássaro e conforme lhe tinha dito, já esperava que morresse, é que, quando um pássaro adoece e se não for logo ajudado morre, é preciso ver que um dia na vida de um pássaro de pequeno porte é o equivalente a um ano na vida de um humano.
Pena as fezes apresentadas não estarem num papel para poder ver a cor da urina, para já tinha problemas nos rins uma vez que as fezes não apresentam uratos (uma pasta branca em redor das fezes propriamente ditas. A cor das fezes que apresenta, dá a entender que andava a comer algo que não o habitual, assim como falta de GRIT na moela uma vez que o comer parece não estar devidamente digerido.
Quando se adquire pássaros sejam eles quais forem, pergunta-se ao comprador se estão desparasitados internamente (matar lombrigas), caso diga que não, ou diga que não sabe, tem-se que os desparasitar, assim como externamente para matar algum piolho que traga.
Para já, diga-me o que lhes dá de comer assim como suplementos, sejam vitamínicos ou não.
Hoje já não porque vou sair, mas há manhã, vou escrever um tópico de prepósito no Sub-Fórum Discussão Geral tudo no que diz respeito a Goulds

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  pedro.nascimento em Seg Set 12, 2016 12:11 am

Boa Noite Sr Ferreira,

Eu li tudo o que escreveu na integra e creio que compreendi tudo.
Pelo que compreendi, os conselhos que deu foi para actuar em SOS, infelizmente na zona de Coruche não tenho conhecimento de lojas da especialidade e muito menos abertas ao Fim-de-Semana. Neutral
Muito lhe agradeço a disponibilidade e conselhos, nunca é demais referir isso.  Surprised

Também li no tópico que referi no meu primeiro post que com os mesmos sintomas (estalidos na respiração e dificuldades respiratórias) aprovou o tratamento com Pulmosan e Complexo-B aplicado pelo utilizador. No meu caso referenciou medicamentos diferentes, a minha questão recai sobre porque diferentes abordagens? Quero que fique claro que não estou a por em causa as capacidades nem concelhos apenas queria detalhes... era devido ao caso ser SOS? ou acha que a "maleita" era diferente do outro tópico? Foi apenas nesse sentido que coloquei a questão.

Relativamente às fezes, estas são da fémea que está viva e aparentemente sem problema algum (eu tinha um casal e morreu o macho).
Entretanto vou colocar umas folhas de papel branco no fundo da gaiola para monitorizar e envio lhe foto assim que tiver disponivel.

Apesar de sempre terem tido ao dispor e sem descrição ossos de choco, o GRIT apenas foi colocado à um dia (bem sei que não são a mesma coisa nem desempenham a mesma função e sim eu sei que é um erro crasso da minha parte, apenas soube deste pormenor à pouco tempo) . pale
Seguem as fotos de tudo o que está ao dispor nos comedouros neste preciso momento:

GRIT

ALPISTA E MISTURA

Bebida
Água Destilada

Relativamente à voadeira que adquiri, afim de a preparar para o inverno, aprova a abordagem que descrevi?

Atentamente

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  Ferreira em Seg Set 12, 2016 9:11 pm

O contesto em que recomendei o Pulmosan, de certeza que foi outro, o mais certo tratar-se de ácaros.
No caso do seu pássaro, tratou-se de um caso de problemas respiratórios, devido a isso recomendei-lhe o medicamento especifico para o tratar e caso não conseguisse arranjar de imediato o Micoresp, a ver se conseguia arranjar os comprimidos Zoocerine e estes sim, são SOS.
Quanto ao alojamento
Tenho por habito não me meter nisso porque implica questões monetárias, contudo, posso adiantar, que os Goulds necessitam de bastante claridade, terem como ambiente uma temperatura amena de preferência na casa dos 20º durante o nosso Outono/Inverno (época de criação). Os Goulds são resistentes ao frio não extremo, contudo, criam mal, ou mesmo nada. É fatal para eles, correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Tenha por habito não comprar em especial o comer em Superes porque têm pouca saída e portanto sementes velhas equivalem a sementes rançosas.
Essa areia que comprou serve só e em exclusivo para o fundo das gaiolas para melhor serem limpas.
O GRIT que falei, é composto por uma mistura de quartzo, tijolo, carvão, coral e casca de ostra, tudo triturado e lavado.
O GRIT há de diversas marcas. Aqui fica alguns exemplos.
http://www.caniagueda.com/index.php?route=product/product&product_id=670
http://www.petplanet.pt/grit-c-corais-para-passaros-prestige-2-5kg.html
As misturas Versele- Laga são boas, contudo não dá para ver se é a especifica para goulds, parece-me ser a mais simples e especifica para mandarins, que é há base de milho painço, não tem milhete japonês e muito pouca alpista.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  pedro.nascimento em Ter Set 13, 2016 1:04 am

Vou tratar de arranjar uma GRIT em condições então (comprei esta areia porque tem escrito que além de areia de fundo também dizia que um suplemento alimentar  Mad )

Recomenda esta comida para os Goulds?
Mistura Exoticos Australianos Premium (disponivel no website do Agro Bom Duarte, por exemplo)

Disse para "não comprar em especial o comer em Superes"... creio que não entendi o que são Superes... quis dizer que não devo comprar em Supermercados, certo?
Por acaso não costumo comprar lá nada para as aves (apenas comprei a suposta GRIT). Costumo ir a uma loja da especialidade no Montijo e encomendo muita coisa pela internet.

Relativamente à voadeira... recomendaria então que nos invernos rigorosos do Ribatejo (muitas vezes com temperaturas exteriores negativas...) as aves estejam numa gaiola no interior de casa, mesmo que mais pequena, certo?
(A minha actualmente tem 55cm Altura, 65cm Largura, 32cm Fundo)

Obrigado

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  Ferreira em Ter Set 13, 2016 3:07 pm

Bom dia Pedro Nascimento.
Não recomendo a mistura Versele Laga Premium Diamantes australianos porque não é especifica para a Península Ibérica uma vez que contém sementes de pirilla e por conseguinte muito gorda, alem disso, esta semente quando dada em quantidades e continuada, torna-se tóxica (só para saber, todos os anos morrem dezenas de chineses por utilizarem o óleo de pirilla na alimentação). Outra coisa que esta mistura tem, é um granulado a que chama VAM e é nada mais nada menos que bagaço de soja e que tem outro inconveniente, como se trata de um subproduto manufacturado, pouco ou nada tem de nutrientes e com a humidade estraga-se, por conseguinte apanha bactérias com facilidade, em especial a salmonela que é fatal para eles.
A mistura que tem, juntando 2Kg de alpista, mais 1Kg de milho alvo branco, mesmo sem o milhete, já fica uma boa mistura.
Quanto aos superes, sim, Supermercados.
Já agora, em que loja no Montijo costuma comprar?
Quanto ao alojamento.
O que pretende! Só ter por ter ou quer fazer criações?
Quanto hás dimensões da gaiola que tem em casa, embora a largura seja um pouco estreita, mas com 65cm de comprimento até dá para criarem nela.
Quanto a perguntas e respostas no tópico do amigo Melício, sem comentários. Quando ler tópicos de outros forenses, tem que começar no principio do mesmo para perceber.
Como prometido, estou a escrever para depois fazer um tópico de tudo sobre os Goulds para o amigo Pedro e outros interessados dissiparem todas as duvidas.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  pedro.nascimento em Ter Set 13, 2016 4:01 pm

Ferreira escreveu:A mistura que tem, juntando 2Kg de alpista, mais 1Kg de milho alvo branco, mesmo sem o milhete, já fica uma boa mistura.
Vou seguir o conselho e manter esta mistura (não Premium) e adicionar os componentes que referiu.
O saco da versele laga que mostrei na foto é de 1Kg apenas, as medidas que referiu são referentes a quantos kg de mistura versele laga?

Ferreira escreveu:O que pretende! Só ter por ter ou quer fazer criações?
A intenção principalmente seria ter como companhia e "mascote" da casa, como prioridade garantir o bem estar e a qualidade de vida às criaturas, pelo que muda-los para uma gaiola de interiores no inverno é uma possibilidade perfeitamente plausivel.
Gostava que criassem, sim, mas não queria sobrelotar as gaiolas. Surprised

Ferreira escreveu:Como prometido, estou a escrever para depois fazer um tópico de tudo sobre os Goulds para o amigo Pedro e outros interessados dissiparem todas as duvidas.
Agradeço-lhe imenso, tenho estado ansioso e atendo ao Forum para ler esse artigo. bounce

Atenciosamente

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  Ferreira em Qua Set 14, 2016 1:09 am

Boa noite Pedro.
Respondendo às suas questões.
Pela imagem que mostrou da mistura que tem, embora não a veja por completo, dá para ver que é a embalagem de 1Kg. As quantidades a adicionar que referi são para 1Kg dessa mistura.
Já lancei a 1ª parte OS DIAMANTE GOULD, quando lançar a 2ª parte perceberá o que queria dizer se são só por os ter ou para fazer criação.
Uma coisa que me tenho esquecido de lhe dizer.
Não dê água destilada como sistema uma vez que o descalcifica
A água destilada deve-se dar e em exclusivo, quando se administra determinados antibióticos.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  pedro.nascimento em Qui Set 15, 2016 1:14 pm

Bom dia Sr Ferreira,

antes de mais obrigado pela atenção dispendida e respostas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ferreira escreveu:A mistura que tem, juntando 2Kg de alpista, mais 1Kg de milho alvo branco, mesmo sem o milhete, já fica uma boa mistura.
...
Pela imagem que mostrou da mistura que tem, embora não a veja por completo, dá para ver que é a embalagem de 1Kg. As quantidades a adicionar que referi são para 1Kg dessa mistura.
Vou passar a fazer a adição do Alpista e milho-alvo branco à mistura do verse-laga como aconselhou.
Ferreira escreveu:Já lancei a 1ª parte OS DIAMANTE GOULD, quando lançar a 2ª parte perceberá o que queria dizer se são só por os ter ou para fazer criação.
Já estive a dar uma leitura, estou expectante relativamente à 2a Parte, isto é uma espécie de "Mini-Biblia" de como ter e cuidar de Goulds. Smile
Ferreira escreveu:Uma coisa que me tenho esquecido de lhe dizer.
Não dê água destilada como sistema uma vez que o descalcifica
A água destilada deve-se dar e em exclusivo, quando se administra determinados antibióticos.
Água destilada já foi removida ontem, segundo o seu conselho.
Ferreira escreveu:Já agora, em que loja no Montijo costuma comprar?
Tinha-me esquecido de responder a esta questão. A loja chama-se Rolizoo. Conhece?
Ferreira escreveu:Pena as fezes apresentadas não estarem num papel para poder ver a cor da urina
Já meti umas folhas brancas no fundo, entretanto mais logo envio foto para poder ver.

A GRIT que recomendou já está disponivel num comedouro e hoje já os vi lá a bicar Smile

Entretanto já tenho outro macho clássico de cabeça vermelha (com anilha de 2015 e que me foi garantido que estaria desparasitado interna e externamente), ele já está na companhia da fémea (clássica de cabeça laranja) (estive a ver e ela não tem anilha de ano  Rolling Eyes )
Ele está na gaiola com a fémea à cerca de 2 dias e ela manda-lhe bicadas e ataca-o, ao ponto de já ter marcas na penugem da cabeça atrás da nuca e na parte de trás dos olhos (se achar pertinente posso enviar fotos mais logo).
Ela fica activa na gaiola e ele está a um canto parece meio embolado (a foto não é clara o suficiente, mas fica a referencia).
Há alguma coisa que se possa fazer para que eles passem a dar-se melhor? Afasta-los por uns tempos, mas em contacto visual?

Mais uma vez, Obrigado

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  Ferreira em Qui Set 15, 2016 2:31 pm

Bom dia Pedro Nascimento.
Não me chegou a dizer em que loja no Montijo compra as coisas para os pássaros.
A quem comprou o pássaro?
Meta fotos do pássaro para o ver, é que o acho muito em baixo. Já agora, meta também fotos das fezes porque dá-me a sensação que está com problemas de fígado.
Caso a fêmea continue a atacar o macho, tem que os separar pelo menos durante uma semana e depois logo vê como páram as modas.
Para ajudar no stress, compre um frasquinho de Anima-Strath e vai deitar 3 gotas para 100ml de água durante uma semana. Antes de lhe deitar as gotas tem que agitar o frasco porque é um concentrado.
A parte do texto que está escrito ainda não é o definitivo uma vez que lhe faltam coisas importantes e por conseguinte vou acrescentado conforme me vou lembrando. Por exemplo, os Goulds bebem de golfada como os pombos, mergulham o bico na água até aos olhos e não aos golos como os outros pássaros, por esse motivo, devemos meter bebedouros de bico fundo caso seja de tubo, se forem estilo comedouro, têm que ter o liquido pelo menos a meio. Os Goulds não escolhem o comer como os restantes pássaros e só comem até há profundidade do tamanho do bico, por esse motivo, temos que ter o cuidado de pelo menos assoprar as palhas dia sim dia não, caso contrário morrem há fome com o comedouro cheio de comer.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  pedro.nascimento em Qui Set 15, 2016 2:58 pm

Olá Sr Ferreira,

Obrigado pela atenção, relativamente ao que referiu:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ferreira escreveu:Não me chegou a dizer em que loja no Montijo compra as coisas para os pássaros.
A quem comprou o pássaro?
Respondi a essa questão, na mensagem anterior. A loja chama-se Rolizoo e foi lá que comprei também o pássaro.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ferreira escreveu:Meta fotos do pássaro para o ver, é que o acho muito em baixo. Já agora, meta também fotos das fezes porque dá-me a sensação que está com problemas de fígado.
Vou providenciar as fotos do pássaro e das fezes mais logo então.
Já agora, fica a referencia que neste momento estou a administrar Complexo-B (2gotas/50ml) já vai no segundo dia (vou fazer os 5).
No primeiro dia ele vinha activo e animado, ontem foi o segundo dia (só o vi à noite, e já me pareceu abatido).
Dá a sensação de ser depressão/stress, talvez aliada à mudança e/ou aos bullying que sofre da companheira.  Rolling Eyes
Ferreira escreveu:Caso a fêmea continue a atacar o macho, tem que os separar pelo menos durante uma semana e depois logo vê como páram as modas.
Ferreira escreveu:Para ajudar no stress, compre um frasquinho de Anima-Strath e vai deitar 3 gotas para 100ml de água durante uma semana. Antes de lhe deitar as gotas tem que agitar o frasco porque é um concentrado.
Vou seguir as instruções. Devo separa-los mantendo em contacto visual ou é indiferente?
Ferreira escreveu:A parte do texto que está escrito ainda não é o definitivo uma vez que lhe faltam coisas importantes e por conseguinte vou acrescentado conforme me vou lembrando.
Toda essa informação compilada aqui no fórum merecia um "Sticky Post" (não sei se esta plataforma o permite).
Assim muitos visitantes do fórum podiam dar uma leitura e talvez respondesse a muitas questões que aqui são colocadas.
Fica a sugestão... Smile

Atentamente

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  pedro.nascimento em Qui Set 15, 2016 4:35 pm

Boa Tarde, Sr Ferreira

Aqui vão algumas fotos, que a minha amada me enviou à pouco, nas quais também é possivel ver as fezes (o fundo foi limpo à 2 dias).
Segundo o que ela me disse, eles estão activos e piam normalmente, mas a fémea está toda "elegante" enquanto o macho está "com o peito meio inchado".
Também reparei ontem a noite e hoje de manhã, que ele anda muito pelo chão da gaiola apenas vai para o poleiro no alto para dormir.

Creio que seja importante referir que a fémea estava com estalidos na respiração esporadicamente e a abrir o bico ocasionalmente, no entanto sem quebras de animo nemrespiração ofegante.
Tive receio que o que afectou o macho falecido também estivesse a afecta-la a ela e então administrei-lhe a Ivermectina (1 gota junto a cada asa de Parasita Bogena), no dia em que o novo macho regressou. E já vai no segundo dia de Complexo-B.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Atentamente,

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  Ferreira em Qui Set 15, 2016 7:17 pm

Por enquanto, não vejo nada de anormal, há excepção das fezes da fêmea que continuam amarelas devido há falta do GRIT mas isso vai ao lugar.
Não sei se sabe, mas quem tudo quer tudo perde, disse-lhe para não aplicar a Ivermectina na fêmea até ela recuperar das mudanças todas e por conseguinte cheia de stress, é que Ivermectina, embora não seja um desparasitante propriamente dito, sempre dá abalo.
Já agora, que é isso que está dentro de um comedouro que tem coisas verdes e vermelhas?
Se calhar tem que mandar isso fora.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  pedro.nascimento em Qui Set 15, 2016 9:27 pm

Olá Sr Ferreira,

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ferreira escreveu:Não sei se sabe, mas quem tudo quer tudo perde, disse-lhe para não aplicar a Ivermectina na fêmea
Sim, eu conheço o provérbio.  Neutral
Peço desculpa, mas é que não li em lado nenhum para não administrar Ivermectina na fémea.  Shocked Se li, não compreendi ou falhou-me.
A única referencia que encontro relativamente ao tema é esta sua menção aqui em baixo:
Ferreira escreveu:A Ivermectina só serve para casos especiais como o caso de sarnas provocadas por um determinado tipo de ácaro que vive entre as duas camadas de pele.

Citando o Sr. Ferreira NESTE tópico:
Ferreira escreveu:Se um tem ácaros na traqueia os outros também têm, para já, faz o tratamento completo a esse e fica atento aos outros.
Ora... o macho da mesma gaiola teve, portanto depreendi que seria natural que a fémea também podesse vir a ter e mantive-me antento, não tomando acção nenhuma...
A fémea apresentou os sintomas mencionados e ao segundo dia considerei e concretizei o procedimento abaixo citado também por si.
Ferreira escreveu: ... O tratamento é de 2 aplicações em circunstâncias não muito graves. Faz-se da seguinte maneira:
Antes de se aplicar a Ivermectina, deve-se tirar toda a água que tiver na gaiola para se ter a certeza que estão secos, aplica-se então uma gota na pele do musculo do peito mas debaixo de uma asa e esfrega-se a zona molhada com um palito para melhor ser absorvida pela pele. Passado umas 4 horas mete então água no bebedouro mas com 5 gotas de Complexo-B e durante 5 dias seguidos. Passado 21 dias exatos, torna a repetir tudo.
Segui à risca as instruções, porque a sintomatologia era a mesma inicial da outra ave, com a excepção da respiração ofegante.
Pedi inclusivemente auxilio porque não estou habituado a manusear as aves.

Concluindo:
Se é factual que foi mal administrada, foi mal administrada e pronto.
Agora espero que nada de negativo se manifeste, coisa que até ao momento ainda não aconteceu, felizmente.
Não sei se foi por coincidencia ou não, mas a fémea já não apresenta os sintomas.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ferreira escreveu:na fêmea até ela recuperar das mudanças todas e por conseguinte cheia de stress
A quais mudanças se refere? Os ultimos eventos que a fémea passou foram:
- a morte do macho anterior
- a limpeza da gaiola e todos os acessórios e
- a chegada de um novo elemento.
estas mudanças causam stress ao ponto de ela se tornar agressiva?
Ferreira escreveu:Já agora, que é isso que está dentro de um comedouro que tem coisas verdes e vermelhas?
Se calhar tem que mandar isso fora.
Dentro de comedouro horizontal creio que se refere à papa que pus à 2 dias.
Eles não a consomem, nunca os vimos a ir lá bicar.
De qualquer forma já foi porta-fora.

Entretanto já cheguei a casa e tenho mais algumas fotos que vou anexar no final deste POST.
Estive um bom bocado a assistir e o macho está activo... pia, canta, voa, come e bebe água normalmente e sem problemas, se bem que está sempre meio embolado (como pode ver em algumas fotos).
A fémea também activa e esperta, não apresenta os sintomas que tinha antes e parece não estar tão agressiva com o macho.  cheers

FOTOS
(apenas 2 dos comedouros verticais tem comida (suficiente para 2 dias), fi-lo desta forma para que não houvesse mais um motivo de ataques Rolling Eyes )

Já agora, MUITO obrigado pelo post sobre os Goulds. Ainda não terminei a leitura, mas certamente que não passa de hoje! Smile

Muito Obrigado por todo o apoio.

Atentamente

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  pedro.nascimento em Sex Set 16, 2016 1:15 pm

Bom dia Sr. Ferreira,

Ontem tive a oportunidade de filmar ambos, abaixo seguem os clips de video para que possa analisar.
Acho a respiração/pulsação do macho muito acelerada (mas sem sons) e a cauda acompanha o movimento além de que tem um tique numa pata.
Será stress ou alguma dificuldade respiratória?  Rolling Eyes

Estes sintomas não se verificam na fémea.

VIDEOS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Atentamente

Pedro Nascimento

pedro.nascimento

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:45 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: