Caturra doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Caturra doente

Mensagem  Sónia Sousa em Dom Jun 26, 2016 2:12 am

Boa noite,
Preciso de ajuda...
Tenho uma caturra que esteve internada num hospital de exóticos 3 dias, tendo vindo para casa esta quinta-feira, com a seguinte medicação: 0,03ml de Baytril de 12h em 12h (a administrar directamente no bico) e 1ml de Mycostatin em 100ml de água, diariamente. Este tratamento deve ser feito durante 1 semana. Foi-lhe diagnosticada uma infecção por mega-bactéria.
Ontem reparei que o bichinho começou a ter movimentos involuntários numa das patas e agora voltei a reparar o mesmo. Não noto grandes melhoras, o bichinho continua apático, encostado no fundo da gaiola, com a cabecita entre as penas, ou então com os olhitos fechados... Ao dar-lhe agora a medicação, reparei que a quilha está muito saliente... que mais posso fazer? Custa-me muito ver o bichinho assim.... Será que estes movimentos involuntários são efeito secundário da medicação?
Na gaiola está também a fêmea, que até à data, não apresenta nenhum destes sinais.
Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Sónia Sousa

Sónia Sousa

Re: Caturra doente

Mensagem  Ferreira em Dom Jun 26, 2016 1:52 pm

Bom dia Sónia Sousa.
Certamente que para chegarem à conclusão que é uma mega bactéria, fizeram análises, qualquer das maneiras, meta fotos das fezes da caturra e da cabeça para poder observar as fezes, assim como olhos e narinas e ao mesmo tempo, abra o bico e repare se vê alguma placa amarela/esbranquiçada dentro da boca a chegar há garganta, repare se quando o pássaro respira a cauda acompanha a respiração, não em movimentos ligeiros mas em movimentos pronunciados.
O Baytril é de facto um antibiótico para combater bactérias, mas associado ao Mycostatin (antifúngico) é para combater a Micosplamose, (bactéria que se forma em placas em especial no céu da boca e garganta) que impede os animais incluindo o homem de engolirem.
Para já, a ver se recupera algum musculo e enquanto não começa com outro tratamento. Ainda hoje, tente encontrar Aminovit-L da AviZoon, ou Anima Strath, ou ainda outro que contenha todas as vitaminas e minerais.

PS, Não abra outro tópico relacionado com os seu pássaros, responda ou pergunte sempre no mesmo para assim poder fazer uma sequência da evolução, para melhor ou pior.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  Sónia Sousa em Dom Jun 26, 2016 3:00 pm

Olá Sr. Ferreira, bom dia e muito obrigada pela sua rápida resposta.

No hospital fizeram análises às fezes. Como tenho 2 caturras na mesma gaiola (o doentinho é o que tem as faces laranja)

não sei muito bem quais são as fezes de cada uma, mas esta manhã estive a limpar a gaiola e não coloquei a areia no fundo, para tentar perceber melhor como estão as fezes. Seguem as fotos que consegui:

Fotos dos olhos e narinas:

Relativamente à respiração, fiz um filme, mas não consigo passá-lo para o computador... esta manhã a respiração está mais tranquila do que ontem, a cauda está parada... nunca me apercebi da respiração com movimentos da cauda... e os movimentos involuntários que fazia com a pata ontem, também pararam. No entanto parece-me que a quilha está mais pronunciada... ele tem comido 4 ou 5 sementinhas, mas depois recolhe-se.

Como não sei se o bichito tem bebido, esta manhã depois de lhe dar o Baytril com a seringa, aspirei um pouquinho de água com o Mycostatin e dei-lhe, também com a seringa.

Relativamente às placas no interior da boca, não consigo ver, mas assim que consiga, vou tentar fotografar.
Como devo administrar o Aminovit-L ou o Anima Strath? Tenho em casa o Vitachok... posso usar ou é melhor um dos anteriores?

Muito obrigada por toda a sua atenção! Não quero nada perder o bichinho... e o investimento no tratamento também já vai elevado...

Sónia

Sónia Sousa

Mensagem  Sónia Sousa em Dom Jun 26, 2016 3:39 pm

Sr. Ferreira,

O bichinho acabou de partir... pegamos nele para tentar ver a boca, ele reagiu e ainda bicou, mas estava tão fraquinho, que acho que a reacção que teve foi forte demais e ele não aguentou... pobrezinho...
Como a fêmea estava com ele, acha que devo continuar a colocar na água o Mycostatin, até perfazer 1 semana, ou retiro?

Muito obrigada uma vez mais.

Sónia Sousa

Sónia Sousa

Mensagem  Ferreira em Dom Jun 26, 2016 9:32 pm

Boa tarde Sónia Sousa.
Lamento a morte do pássaro, mas era mais que provável.
O desgraçado recebeu doses maciças de toda a espécie de antibióticos e provavelmente não era o mal do pássaro, poderia ter algumas bactérias mas o próprio sistema emenológico ia controlando, provavelmente teria coccidiose, daí querer ver as fezes e ao mesmo tempo nas ditas, também ver como estava o fígado.
Deixe de administrar o antifúngico há fêmea e aconselho antes a administrar um ou outro que recomendei, são mais completos em tudo.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Sónia Sousa em Ter Jul 12, 2016 5:27 pm

Olá Sr. Ferreira,

A partida do bichinho custou-me muito... e o facto de a fêmea ficar sozinha também me começou a fazer confusão... pensei em dá-la a alguém que tivesse mais caturras para a bichinha não ficar sozinha, mas... acabei por, na semana passada, comprar 2 bebés!
Bebés com 45 dias, já cheios de penas e a comer sementes, mas ainda a comer papa!! Uma delícia!
Vou acabar este tópico por aqui e passarei a escrever noutros sítios.
Obrigada!

Sónia Sousa

Sónia Sousa

Mensagem  Ferreira em Ter Jul 12, 2016 7:25 pm

Boa tarde Sónia Sousa.
Caturras com 45 dias de nascidas e a comerem sozinhas, já não são juvenis e muito menos bebés, são pássaros jovens e independentes.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Sónia Sousa em Ter Jul 12, 2016 7:32 pm

Hahahaha!!!!
Tem toda a razão Sr. Ferreira, mas para mim ainda são uns bebezões cheios de mimo!!!

Grande beijinho!

Sónia Sousa

Sónia Sousa

Mensagem  Ferreira em Qua Jul 13, 2016 2:47 pm

Bom dia Sónia Sousa.
Que tenham sempre um comedouro com GRIT, Habitua-los e desde já, a comerem verduras que sejam as mais escuras (ferro), espinafres, agriões, brócolos. Nada de dar alface, rúcula, outra verdura do género (seiva leitosa) porque lhes provoca diarreia. Dar também de vez enquanto fruta que esteja bem madura. Nunca dar pêra abacate porque é toxica para eles.
O comer base, que seja uma mistura que tenha pouco girassol ou nenhum, pois como estão num espaço pequeno, fazem pouco exercício e engordam em excesso com facilidade.
Para que deixem totalmente de comerem papa de criação, não entrem em stress da muda de ambiente e para se fazerem mais depressa, administre na água de beber 3 gotas de Anima Strath para 100ml de água durante 3 semanas seguidas e depois digamos, 5 dias seguidos por mês.
Quando fizerem 6 meses, vão entrarem em muda de penas para adultos, nesta faze muito critica na vida de um pássaro, torna a administrar o Anima Strath durante um mês mas com intervalos de 2 dias por cada 7 de toma.
* Muito importante*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Sónia Sousa em Qua Jul 13, 2016 6:43 pm

Muitíssimo obrigada Sr. Ferreira, por todos os ensinamentos!

Ontem mudei-os para uma gaiola com as seguintes dimensões:
78.00 x 47.50 x 155.00 cm

Estão 3 caturras nesta gaiola. E já reparei que conseguem esvoaçar um pouquinho de poleiro em poleiro. Não é o ideal, mas é bem melhor que a gaiola anterior. Pelo menos quando batem as asinhas já não batem contra as grades!

As duas mais novinhas saem duas vezes por dia da gaiola, e esticam bem as asas! Esvoaçam muito bem pela sala e já não batem em nada.
A mais velhinha saiu ontem pela 1ª vez, fugiu enquanto as mudava de gaiola, mas dentro de casa!!!
Voou e deixou-se apanhar facilmente, mas não está habituada a vir à mão, embora eu já tenha reparado que ela está mais meiga... deve ser de observar as outras duas...

Na gaiola tenho 2 bebedouros, sementes sem girassol, grit e papa de ovo e de fruta. No fundo coloco areia própria para gaiolas. Mudo a água todos os dias de manhã, e limpo a gaiola 2 vezes por semana.

Costumava dar-lhes fruta e vegetais, mas entretanto parei, porque não sabia se já podia dar a estas novinhas. Vou começar a dar então! Posso dar diariamente, ou convém espaçar?
Ainda continuo a dar papa, à noite... mas elas já começam a desperdiçar mais do que o que comem... devo parar?

Como não quero passar outra vez pela experiência de perder novamente um bichinho, como posso fazer para prevenir infecções por microorganismos e doenças?
Quando e como posso desparasitá-las?
Há uns anos lembro-me de ter um spray que lhes colocava, para eliminar piolhinhos, da Tabernil, salvo o erro... devo comprar?

Para já, para as aves só tenho em casa o VitaChok, da Avizoon. Vou comprar o Amina Strath. Recomenda mais algum suplemento que possa ser útil?

Posso dar-lhes banho? Ao limpar a gaiola, a mais velhinha e o machinho que morreu costumavam pôr-se debaixo do repuxo da mangueira, fechavam os olhitos e ali ficavam... far-lhes-á mal assim? será melhor colocar uma banheirinha?

Desculpe tantas perguntas, mas sinto-me tão à vontade para lhas colocar todas!!
Se estiver a exagerar, diga-me, por favor!

Muito obrigada uma vez mais por toda a preocupação e orientação!

Beijinho,

Sónia

Sónia Sousa

Mensagem  Ferreira em Qua Jul 13, 2016 11:18 pm

Boa tarde Sónia Sousa.
Começo por lhe dizer que os pássaros não são nenhuns foguetões lol! Os foguetões é que precisam de espaço em altura porque voam na vertical.
A gaiola sempre é um nadinha maior mas pouco espaço para 3 caturras. Todos os pássaros voam no sentido horizontal e não na vertical, portanto, uma gaiola com quaisquer 50cm de altura, outros tantos de largura e pelo menos 150cm de comprimento, serve perfeitamente para um casal.
Quanto a desparasitações. Quando tiverem 3 meses pode-as desparasitar externamente. sesse tipo de spray normalmente só dá cheiro e pouco mais, compre antes um que seja simplesmente em liquido e que venha num borrifador ( Men For San ou Zoospray sem gaz
 https://olx.pt/anuncio/zoo-spray-avizoon-IDv1ocQ.html
https://goldpet.pt/higiene/2086-men-for-san-insecticida-acaricida-paves-1litro-c-difusor.html
Desparasitação interna, só a vai fazer depois de fazerem a muda, ou seja, depois de completarem a muda quando fizerem 6 meses de vida e depois basta desparasita-los uma vez por ano, isto se não estiverem em contacto com o exterior, caso tenham contacto com o exterior, nesse caso terá que os desparasitar de 6 em 6 meses. Intervermes O C SP Vermes 50g da AviZoon
Quanto a esse Vitachok. Pede-o mandar fora, isso tem como finalidade a excitação sexual nos machos e maiores posturas nas fêmeas Very Happy
Só deve dar verduras e fruta de vez enquanto, digamos uma vez por semana, tanto a verdura como a fruta (2ª Feira verdura, 5ª Feira fruta)
A papa de ovo deixe ficar, mas tem que ter em atenção o prazo de validade e estar guardada em local seco e fresco. Já essa papa dita de fruta, mande isso fora e nunca dê, porque tem pouca saída e por conseguinte é um poço de bactérias.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Sónia Sousa em Sex Jul 22, 2016 6:47 pm

Olá Sr. Ferreira!!

Estou com azar com os meus passarinhos... na 4ª feira ao final da tarde fugiu um dos meus meninos Sad ... estava a limpar a gaiola e o meu cãozito, com o focinho, empurrou a grade inferior, que é deslizante... lá voou um dos bichinhos que acabei de criar à mão... ainda deu umas voltas sobre a casa e como estava habituado a voar dentro de casa e a vir aos nossos braços, ainda tentamos chamá-lo, mas entretanto sumiu... fiz uns cartazes para espalhar pela vizinhança, a oferecer recompensa, mas nada...
Os outros dois ficaram muito agitados e estou a reparar hoje que a fêmea que já tinha e que era companheira do machinho que morreu, está a ficar apática... já a vi a eriçar as penas e a fechar os olhitos... será que está doente? O machinho já morreu há 1 mês e entretanto mudei a gaiola, mas poderão os microorganismos estar a manifestar-se nela agora? Estou a dar-lhes Anima Strath... não queria nada perder mais um.... Sad
Estou mesmo a ficar desanimada... desculpe-me os desabafos...

Um beijinho,

Sónia

Sónia Sousa

Mensagem  Ferreira em Sex Jul 22, 2016 8:07 pm

Boa tarde Sónia.
Mexidas em gaiolas têm que ser feitas dentro de casa e com tudo fechado.
Acontece muitas vezes os pássaros serem portadores de doenças nunca se manifestarem, passarem a doença aos outros e de um momento para o outro adoecerem.
Compre uma embalagem de Micoresp da Zoopan e vai administrar 1,25g de pó para 2,5dl de água durante 5 dias seguidos.
*Mais uma vez, torno a informar*
Seja que medicamento for, é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h estão alterados e podem matar, de igual forma, não devem apanhar Sol

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Sónia Sousa em Sex Jul 22, 2016 8:18 pm

Muito obrigada Sr. Ferreira!

Estando a caturra mais velha junto com a mais novinha, esta pode beber essa água ou será melhor separá-las?

Beijinhos!

Sónia

Sónia Sousa

Mensagem  Ferreira em Sex Jul 22, 2016 11:27 pm

Boa noite Sónia.
Sim, até porque se estão na mesma gaiola o mais certo é também já ser portadora do mal embora não o manifeste.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:08 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: