Caturra com narinha entupida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Caturra com narinha entupida

Mensagem  Suzana Blattmann em Ter Abr 05, 2016 10:44 pm

Boa noite Sr. Ferreira,
Ofereceram ao meu filho uma caturra para acabar de criar à mão.
Já está connosco à cerca de 1 mês e está a desenvolver-se otimamente. É mandriona para desmamar mas já estamos a conseguir.
Hoje o meu filho comentou que sente que ela faz barulho fora de normal a respirar, e detetamos que tem uma narina entupida. Não sei se com alguma semente ou se papa.
O que posso fazer? Ela tem espirrado.
Espero para ver se sai normalmente, ou devo fazer alguma coisa?

Um beijinho, Suzana

Suzana Blattmann

Mensagens : 63
Data de inscrição : 15/07/2015
Idade : 50
Localização : Vila Nova Famalicão

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Suzana Blattmann em Qua Abr 06, 2016 1:34 pm

Bom dia Sr. Ferreira,
Hoje de manhã encontrei a caturra morta. Ela nasceu a 18 de Fevereiro, por isso ainda não tinha 2 meses. Estava grande e com todo o corpo coberto de penas. Era muito meiguinha.
Não percebi, nem percebo o que possa ter acontecido.
Como o Sr. Ferreira tem acompanhado outra caturra, a da Gisele, eu aproveitei ler tudo o que escreveu.
A minha caturra não aparentava nada estar doente, a não ser os ruídos, tipo choro, que fazia sempre que me via. Quando não estava na hora de comer eu sempre associei a querer mimos.
Só à coisa de 3 dias começou a comer sementes, que até se sentiam no papo e a fazer fezes consistentes. Até lá as fazes eram claras e muito liquidas, que acho que tinham a ver pelo facto de estar a ser alimentada com papa (nutribird A21).
Apesar de ter água à disposição nunca a vi beber. E também nunca lhe dei nenhuma vitamina.
Mesmo assim vou enviar fotos das fezes, pois pode ter alguma indicação de algo que não estivesse bem.
Estamos todos muito tristes pelo que aconteceu.
Um beijinho,
Suzana

Suzana Blattmann

Mensagens : 63
Data de inscrição : 15/07/2015
Idade : 50
Localização : Vila Nova Famalicão

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Ferreira em Qua Abr 06, 2016 1:42 pm

Bom dia Suzana.
As caturras normalmente quando são criadas pelos pais começam a sair e a entrar do ninho com 30 dias de vida e só começam a comer sozinhas por volta dos 45 dias de vida. Quando são criadas há mão levam um pouco mais de tempo, portanto nada de pressas, que seja ela a escolher o dia em que deve começar a comer sozinha, mas que tenha sempre sementes no comedouro e no fundo da gaiola na direcção do comedouro para saber onde está o comer. Que tenha um comedouro com GRIT porque a partir do momento que comece a comer sementes vai precisar dele para moer a ditas na muela. O que deve fazer é meter uma gota de Aminovit-L nas papas da primeira toma até começar a comer sozinha e depois 3 gotas para 100ml de água no bebedouro até fazer 60 dias de vida, depois disso, de vez enquanto.
Quanto a ter uma narina entupida, se não tiver corrimento é porque foi algo que entrou, com ajuda de uma pinça tente tirar isso, mas primeiro tem que humedecer com soro fisiológico.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagens : 8125
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 68
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Ferreira em Qua Abr 06, 2016 1:54 pm

Bom dia Suzana mais uma vez.
Eu a responder-lhe e a Suzana a enviar ao mesmo tempo essa noticia.
Alem das fotos das fezes, vai-me dizer como alimentava a caturra, os cuidados e procedimentos que devia ter.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagens : 8125
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 68
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Suzana Blattmann em Qua Abr 06, 2016 10:19 pm

Boa tarde, Sr. Ferreira.
Envio duas fotos das fezes da caturra.





Quanto à alimentação, com 20 dias, que era a idade que tinha quando a deram ao meu filho, estava a alimentá-la com papa nutribird A21, bem quentinha, 4x ao dia cerca de 15 ml, às 7h, 12h30, 18h30 e 24h. Quando ela fez 30 dias começamos a oferecer-lhe sementes, as mesmas que dou aos agapornis, mas sem girassol. Claro que não ligou nada ao inicio mas depois começou a comer uma ou outra e reduzi as vezes de papa para 3x dia. Nunca coloquei grit à disposição pois achei que ainda não era necessário. Água, coloquei mas nunca a vi beber. Não fiquei preocupada porque sempre a bebia na papa.
Nestes dois últimos dias já só dei papa de manhã porque verificava que ela tinha o papo com sementes. Nunca lhe dei papa sem ter o papo completamente vazio, pois disseram-me para ter cuidado com a fermentação.
Como as fezes se apresentam muito escuras nestes últimos dias, começo a pensar na falta de higiene quando muitas mãos pegam nela. Pois ela não deixa de ser um bebé e com os bebés tem-se esse cuidado e com as esterilizações.
Envio ainda um vídeo onde mostra a reação dela a comer. Abanava muito a cabeça.



Já escrevi muito, mas tenho a sensação que falta alguma informação.
Um beijinho, Suzana

Suzana Blattmann

Mensagens : 63
Data de inscrição : 15/07/2015
Idade : 50
Localização : Vila Nova Famalicão

Voltar ao Topo Ir em baixo

Beijinho para Susana

Mensagem  Oudanne em Qua Abr 06, 2016 11:20 pm

Oi Susana,
Sinto muito a morte da tua caturrinha, nem quero pensar se acontece o mesmo à minha! Ainda estou à espera do Salmo Coli de Espanha, disseram que vinha hoje mas afinal só vem amanhã. Enfim país a saque é assim mesmo!

Pros criadores e veterinários um pássaro são cifrões mas para mim são a melhor companhia do mundo.
Pelo meu passarinho corri os veterinários e lojas de animais todas, acordo às 6 da matina pra mudar a botija de água quente e a cada 3 horas lhe dou papinha e sementes se for preciso com a colher, nada menos que se faz a uma criança pois são seres mto frágeis que merecem todo o carinho e esforço do mundo.
O meu chama-se Lérito e é um lutador, a sério. Todas as noites lhe digo pra se aguentar e parece que até agora me ouviu. " tu vê lá pássaro, n me deixes ficar mal"!!

De salientar que contactei veterinários desde a Australia ao Reino Unido, do Brasil à Ilha da Madeira. Ninguém sabe a ponta dum corno. Falam muito e pouco acertam. Camada de ladrões e charlatões sem vergonha na cara....
Mas o trabalho que faz este Sr Ferreira neste forúm isso sim é de louvar. Não só sabe o que diz como partilha tudo o que sabe para salvar os nossos bichinhos. Apenas podemos ter esperança pois a Vida e a Morte não são decididas por nós.

Um beijinho ao seu passarinho e quer o meu bicharoco se salve ou não deixo aqui um grande obrigado ao Sr Ferreira em nome de todos nós e dos nossos animais e acho que bem podíamos organizar um almoço de reconhecimento pelo seu grande trabalho e valor.
Sr Ferreira se me der autorização para o acima referido almoço de reconhecimento, dai-me a sua benção para que inicie um novo tópico? Prometo que n me esqueço de assinar o meu nome!


Gisele Silva

Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Ferreira em Qui Abr 07, 2016 2:12 pm

Bom dia Suzana.
Não consigo abrir o vídeo, tem que ser a Suzana a abrir para termos acesso a ele.
De facto, as fezes apresentam-se negras o que é sinónimo de hemorragia no tubo digestivo e poderá ter sido isso que o levou à morte, causas, só com autopsia é que se poderia saber, podia ter sido papa quente em excesso, se foi alimentado com sonda, a mesma não ser curva e boleada na ponta e ter perfurado o papo, uma ulcera na moela por razões diversas, ou também podia ter sido os malditos protozoários (coccidiose) a fazerem das suas, (a coccidiose é passada da mãe para os filhos através dos ovos).
Um conselho para todos, caso queiram um passarinho para brincar, arranjem um que saibam que foi criado pelos pais e que acabou de sair do ninho e já coma alguma coisa. Desde que estejam sempre em casa, ou alguém que tenha paciência para lidar com ele, são tão domesticáveis como os tirados aos pais e têm uma coisa a favor, são muito mais saudáveis.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagens : 8125
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 68
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Ferreira em Qui Abr 07, 2016 3:09 pm

Para a Gisele Silva.
Começo por lhe dizer que tem razão em estar indignada com os Vet., mas a maioria que estuda com esse fim é com o intuito do lucro e não por paixão com todos os animais, é preciso ver que para se especializarem em aves de companhia têm que queimarem muita pestana e não lhes dá lucro, pois enquanto há uma pessoa que tem um pássaro de companhia há dezenas que têm cães ou gatos.
Eu considero-me um catedrático em tudo no que diz respeito a pássaros sejam eles quais forem no seu todo precisamente por ser criador nacional, já criei todas as espécies mais comuns existentes na Europa e ao longo de 49 anos a tratar os meus passarinhos e vendo a dificuldade que tinha em os ajudar quando algum adoecia precisamente por não haver em anos recuados Vets. ( embora difíceis de se encontrarem mas já há Vets. especializados em aves) com conhecimentos dos ditos. Não sendo a medicina estranha para mim, agarrei-me aos alfarrábios e queimei muitas pestanas, juntando a prática há teoria. Note, com isto não quer dizer que também não me morram pássaros, pois muitas vezes quando dou por ela já é tarde, é preciso ver que um dia na vida de um pássaro é equivalente a um mês nos humanos, portanto temos que estar sempre atentos ao seu comportamento no dia a dia.
Quanto ao resto, não me oponho, se bem que já foi tentado em tempos idos.
Só para ter uma ideia. Antes deste Fórum, existia outro incorporado num sitio  http://forumdoferreira.no.sapo.pt/ 
Em que tinha tudo descriminado por espécie num seu todo incluindo sintomas de doenças e modo de as tratar, acontece que fui chantageado pela Google espanhola onde o Fórum estava inserido em importâncias que não as podia comportar, pedi ajuda monetária para o Fórum continuar e as pessoas que lucraram bastante com ele estiveram-se borrifando, acabando por se perder informação única no mundo ornitológico.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagens : 8125
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 68
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Suzana Blattmann em Sab Abr 09, 2016 2:07 pm

Bom dia Sr. Ferreira.
Para finalizar este tópico queria agradece-lhe toda a informação que deu.
Realmente a sua ajuda vale ouro, em todos os tópicos que já inseri bem como em todos os outros que tenho lido e que me dão muita orientação com os meus agapornis.
Este episódio, leva-me a querer voltar a tentar criar uma caturra, pois foi o bichinho mais dócil que já tive.
Acrescento ainda que quando tenho que alimentar à mão, com a ajuda de seringa, nunca utilizo sondas, pois gosto de ver a ave a "apreciar" a papa. É pena que não consiga ver o vídeo que enviei, pois dá para ver isso mesmo.
Quanto ao dito almoço, se for para a frente, eu estarei lá, onde quer que seja.
Um grande beijinho,
Suzana

Suzana Blattmann

Mensagens : 63
Data de inscrição : 15/07/2015
Idade : 50
Localização : Vila Nova Famalicão

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Ferreira em Dom Abr 10, 2016 4:07 pm

Boa tarde Suzana.
Para todos poderem ver o vídeo, a Suzana tem que autorizar no You Tube, caso contrário só assinantes é que podem-no ver.
O não utilizar-se sondas curvas e boleadas na ponta, pode-se perfurar o esófago ou papo dos pássaros.
Quanto ao resto, já disse que não me oponho, mas também não serei eu a organizar tal evento.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagens : 8125
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 68
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturra com narinha entupida

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:46 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum