Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra doente com 2 meses

4 participantes

Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Oudanne Sáb 02 Abr 2016, 14:41

Tenho a minha caturra com 2 meses criada à mão desde os 14 dias. De há 10 dias para cá n come bem e só coça a cabeça, fezes intercala entre diarreia e liquido e fezes normais. Muitas penas a faltar e o papo sempre cheio de ar principalmente depois de lavar o bico após comer. Há está a fechar os olhos há varios dias. No Vet deram antibiotico e anti desparasitante mas disseram me que era muito novinha com 2 meses e tb k tinha defeito genetico pois nunca teve plumagem antes das penas. N sei como publicar as fotos. Desde já obrigado ao Sr Ferreira por qualquer dica. Já fui a 3 vets e 2 criadores, nem o que me vendeu a ave sabe nem " ouviu falar" e até se enganou no sexo da ave....

Gisele Silva
Almada
Esta é a minha primeira caturra criada à mão!


Última edição por Oudanne em Sáb 02 Abr 2016, 14:50, editado 1 vez(es)
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Ferreira Dom 03 Abr 2016, 15:23

Boa tarde Gisele Silva.
Como lhe tina pedido, para que possa fazer um melhor diagnóstico do que possa ter o seu passarinho, tem que meter fotos tanto dele como das fezes.
Para meter fotos.
Primeiro tem que instalar as fotos num programa de fotos e depois, basta clicar no símbolo que está antes do You Tube e meter o link da foto dentro, primeiro clicar em (Pré-visualizar) a ver se está em condições e depois em (Enviar). (para poder ver os símbolos tem que abrir em responder)
Quanto ao pássaro e em S.O.S. vá a uma boa casa de pássaros, compre uma embalagem de Zoocerine e vai enfiar com ajuda do aplicador que vem dentro da embalagem 2 comprimidos de uma só vez de 12 em 12 horas com o máximo de 3 dias seguidos. Note, é só S.O.S. até meter as fotos.
Para se saber o sexo das caturras e com precisão, só a partir dos 6 meses que é quando fazem a muda de penas para roupagem de adultas, até lá, todos os jovens apresentam roupagem de fêmeas, isto desde que não sejam brancas ou amarelas, que neste caso só por sexagem ou esperar-se que comecem a ter sinais de macho como o cantar.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Oudanne Dom 03 Abr 2016, 16:19

Olá muito grata pela resposta. Zoocerine foi descontinuado do mercado português em Outubro 2015 agora temos Naturcerine. Corri 4 lojas ninguém tinha acabei por encomendar de Espanha e leva 4 dias. Entretanto o passarinho coça-se muito ainda, dei banho de água morna e apliquei soro mas de nada servi, pior que o coça a barriga. Vou tentar as fotos outra gez. Continua a cair de fraco e a fechar os olhos mas já consegui que comesse papinha depois de 6 horas no quentinho. O antibiotico quase o matou, tirou- lhe o apetite durante 24 horas e causou ainda mais fraqueza. Tanto veterinario e ninguem sabe nada
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty fotos como pedido pelo Sr Ferreira

Mensagem  Oudanne Dom 03 Abr 2016, 20:01


Caturra doente com 2 meses Dftuzk


Última edição por Oudanne em Ter 05 Abr 2016, 00:30, editado 3 vez(es)
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Fotos 2 caturra doente

Mensagem  Oudanne Dom 03 Abr 2016, 20:17

.


Última edição por Oudanne em Sex 08 Abr 2016, 18:53, editado 4 vez(es)
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  luissebo Dom 03 Abr 2016, 22:11

Boa noite Sr. Ferreira estou a postar este vídeo em nome da Gisela pois ela enviou-o para o meu email pois não conseguia postá-lo aqui no tópico.
O vídeo é pouco tempo mas penso que dará para ter uma noção do estado da ave pois a meu ver está bastante fraca, espero que consiga dar uma ajuda à nossa amiga.Abraço!

luissebo
luissebo

Mensagens : 130
Data de inscrição : 22/12/2015
Idade : 47
Localização : Borba

http://luissebo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty fezes por ordem cronologica

Mensagem  Oudanne Seg 04 Abr 2016, 00:33

O papo tão inchado sempre teve desde pequenito mas tudo isto incluindo diarreia aconteceu depois de comer num só dia um pedaço de cortiça, um quarto de pedra de grit e sementes de mel que estavam penduradas na gaiola. Nunca mais recuperou.

A caturra passa o dia constantemente a coçar o uropígeo ou a parte junto essa zona, já tentei ver o que se passa mas debica-me logo....faz um chiadinho muito ao de leve que parece vir bem de dentro.nos ultimos 2 dias parece ter tremores ou convulsoes a cada 10 segundos tipo perde a forca nas pernas e hoje n quer comer...enquanto aguardo os conselhos tem estado sempre aquecida no meu colo e com nutribird21 mais nada


Gisele


Última edição por Oudanne em Ter 05 Abr 2016, 00:34, editado 1 vez(es)
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Ferreira Seg 04 Abr 2016, 18:54

Boa tarde Gisele.
O que aqui escrevo é para ler tudo na integra, se não perceber torna a ler as vezes que for necessário.
A informação dada por si é tanta que nem sei por onde começar, mas adiante Very Happy
Para começar e ficar a saber um pouco sobre psitacídeos em especial caturras.
As caturras são originárias do Hemisfério Sul em especial da grande Ilha a que dão o nome de Austrália, digo isto não para saber a sua origem, mas antes devido aos seus hábitos que mesmo nascidos no Hemisfério Norte não os perdem, sendo assim, a época normal de criação seja em que parte for do mundo é quando é lá Primavera (23 de Setembro a 21 de Dezembro), podendo prolongarem até fins de Janeiro. A muda de penas nos jovens para a roupagem de adultos, acontece passado 6 meses de vida e depois e em geral todos os adultos, entram em muda de penas a partir de Março até Junho/Julho.
As caturras são aves no seu essencial granívoras (sementes), no entanto complementam a sua dieta com frutos,  verduras e na época de criação insectos.
Fazem as criações em buracos de arvores, que simplesmente esfarelam pedacinhos do interior dos buracos com o fim de atapetarem o fundo. As postura podem ir de 3 a 6 ovos que os chocam a partir do 3 ovo posto durante 18 dias, ou se quiser, 21 dias a partir do primeiro ovo posto.
O seu passarinho, COITADO! É o que dá criar-se à mão sem conhecimentos, não só a Gisele mas ainda pior quem lho vendeu.
O TER SEMPRE AR NO PAPO- Isso acontece a todos porque para fazerem a digestão precisam de uma temperatura de 39º, se não a tiverem, têm dificuldade em digerir os alimentos e em virtude disso, os ditos acabam por fermentarem no papo e criarem gases.
A alimentação até começarem a comer sozinhos, a NUTRIBIR A21 é a mais indicada, no entanto, a partir dos 30 dias de vida, tem que se juntar há dita na toma da manhã, uma gota de um complexo vitamínico (EX. Aminovit-L) para ajudar no desenvolvimento em geral e em especial as penas. DAÍ ELE NÃO COMPLETAR O VESTIMENTO e continuar-se a administrar na água no bebedouro por mais 2 semanas, sendo, 3 gotas para 100ml de água.
Quando começam a debicarem, deve-se meter sementes há disposição e não esse granulado que mais não é que bagaço de soja com corantes, sendo assim, uma vez que os ditos granulados não tem nutrientes porque foram todos tirados, o desgraçado mais uma vez andou estilo pão e água.
Gostava de saber que injecção o Vet. lhe deu. Já o Panacur, é de facto para cães e gatos mas não é nenhum antibiótico mas antes um desparasitante para lombrigas.
As fezes apresentam bactérias em especial salmonelas provocadas pelo granulado que com este tempo está húmido e estraga-se, coadjuvada com essa coisa que diz ter mel! Outro posso de bactérias.
 ALIMENTAÇÃO a DAR
Mistura especifica para caturras com girassol, isto até recuperar de tudo, depois disso arranjar uma mistura para psitacídeos sem girassol.
Verduras, todas desde que as coma menos alface por lhes provocar diarreia, gostam em especial de espinafres, agrião e também debicam em brócolo. Também pode dar-lhe e que gostam, cenoura.
Fruta, toda desde que seja bem madura menos pêra abacate por ser tóxica para as aves.
Que tenha sempre um comedouro com GRIT http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/vl-grit-coral.html
Compre Salmocoli e vai administrar na papa na primeira toma, a quantidade de pó equivalente há ponta da sua unha do dedo mindinho, quando o ver rebitado e a comer sozinho, vai então meter na água o pó da seguinte formula, na embalagem vem uma colher anexa que é a medida para 1 e 1/2 litro de água. Divide ao meio o pó de meia colher (pelo tracinho) e mistura então em 2,5dl de água mas destilada ou desmineralizada (a dos ferros de engomar). Fazer isto no total de 7 dias a antibiótico. A seguir nada de administrar Complexo-B ou outro complexo vitamínico.
A coceira no uropígio, pode ser alguma infecção na glândula, é preciso ver que o desgraçado não tem defesas nenhumas. Besunte a zona com Betadine dia sim dia não durante uma semana.
MUITO IMPORTANTE
Seja que produto for que se meta na água, é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol.
Penso que esteja tudo, torno a perguntar, gostava de saber que injecção foi essa que o Vet. lhe deu.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Muito obrigado

Mensagem  Oudanne Seg 04 Abr 2016, 19:58

Boa tarde Sr Ferreira,

Pois logo de manhã me disse um criador que era salmonella e vai daí corri como uma louca desvairada à procura do Salmo Coli em todo o lado e nada consegui, o homenzito acabou por me dar Vermizoo, disse que era o mais parecido.
Já lho dei pois n suportava mais ver o animalzinho a tremer. Agora que vi a sua mensagem, n sei se compre ainda e lho dê?
Se for um sim diga-me já pra me levantar com as galinhas amanhã e tratar de procurar outra vez.

Sementes e aminovit L sim dei e gosta. Frutas e legumes nem vê-los.

A injecção do Vet foi no pescoço , para os " ácaros" que não existiam.
Fico aliviada ao saber que é salmonella e não algo pior. Mil obrigados pelo tempo disponibilizado e amanhã bem cedo lá vou eu à pesca de " salmão"... Se é que me faço entender....
Pobre caturrinha da minha alma,a pão água e bagaço
Um abraço forte

Gisele
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Ferreira Ter 05 Abr 2016, 13:13

Bom dia Gisele.
Vamos ver se escapa com tanto desparasitante que já lhe deram! Penso que desta vez é que matou a desgraçada! IGUAL É METER-SE DOIS DEDOS NO RABIOSQUE E CHEIRAR.
O Vermizoo é um desparasitante interno e não antibiótico.
Resumindo. O Vet administrou-lhe dois desparasitantes, O Ivomec-Pour-Um que é injectável e serve para desparasitar tudo o que seja parasitas que vivam no interior do corpo mas em animais de grande porte, quer sejam ácaros como lombrigas, ou a mosca dos cornos, o Panacur é um desparasitante interno para animais de médio/ grande porte e só mata lombrigas.
Para seu conhecimento, a bactéria salmonela é mortal, portanto não fique feliz por o pássaro a ter.
Nunca ouviu falar de pessoas intoxicadas devido a comer estragado! Pois são as salmonelas as responsáveis.
O que não falta é lojas de animais em Almada e arredores.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Actualizações

Mensagem  Oudanne Qui 07 Abr 2016, 18:31

Boa tarde Sr Ferreira,

Já vi a resposta no tópico da Suzana mas continuo com as actualizações na minha mensagem pois invadi o outro post sem autorização.

Pois o Lérito já tava nas últimas, já mal abria os olhos e caía pró lado. Parei o Panacur que isto de Antibióticos para bois pró meu pássaro não serve. Causava-lhe tremores constantes no corpo e a cada segundo tremia ao ponto de não conseguir dormir. Assim ficámos à espera do Salmo Coli com nada a não ser papinha e 2x Naturserine como SOS à falta de melhor Shocked

Esta manhã já o benzia quando chegou o Salmo Coli. Fiz como instruído e foi assim que ao fim de 2 horas o encontrei já com fome e a protestar pela papinha e em cima do meu chapéu mexicano. Só faltava mesmo cantar o " Guantanamera".
Primeiras fezes consistentes (ou para lá caminha )desde há 10 dias! Tenho muita esperança. Só n entendi a cor do papo meio branco em cima e meio castanho em baixo? Tá-me aqui a escapar alguma coisa. Mas aqueles olhitos sempre a fechar a cada segundo começam a desaparecer. Tou no bom caminho?

Quanto ao resto, é realmente fascinante ver alguém que conhece a mãe natureza desta forma e que põe o seu conhecimento ao serviço e em prol dos bichitos. O David Attenborough havia de ficar de queixo caído. Espero que se não o fez já,pois que escreva o Manual do Criador de Aves ainda este ano.

Pois antes do calor começar , bem poderia dizer qual o Sábado que lhe convém e se gostava de nos honrar com o tal almoço, pode ser onde quiser. Diga alguma coisa pra eu criar um tópico e quem quiser que apareça. Um sítio descansado onde se coma uma boa açorda com migas?À beira de um chaparro?

Gisele Silva
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty fotos das fezes apos primeiros 24 horas de Salmocoli

Mensagem  Oudanne Sex 08 Abr 2016, 10:51

ora aqui vai a foto apos as primeiras 24 horas de salmocoli
durante a


e o jacto logo a seguir a tomar a papinha do petit dejeuner

Gostava de perceber se as salmonelas são aquelas manchas brancas e se estão a aumentar porque vão saíndo ou porque a condição se está a deteriorar?
E também que tipo de dieta deve seguir a partir de agora?
Muito agradecida


Última edição por Oudanne em Sex 08 Abr 2016, 18:53, editado 1 vez(es)
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Ferreira Sex 08 Abr 2016, 12:56

Bom dia Gisele Silva.
A salmonela é uma bactéria e só se consegue ver com microscópio.
Começo por lhe dizer que as aves defecam e urinam juntamente. O branco nas fezes é salutar quando saem em forma tubular e chama-se uratos, são cristais produzidos pelos rins (ácido úrico) e que são expelidos directamente nos intestinos. Quando se apresentam num tom amarelo ou esverdeado é porque a ave está com problemas no fígado (hepatite), isto acontece porque uma ave com hepatite produz mais suco biliar que se vai misturar com os uratos nos intestinos. Já chega de anatomia das aves, se quiser saber mais faça como fiz, leia.
Não esquecer que tem que lhe fazer o tratamento tanto em doses como dias de tratamento conforme lhe indiquei e a seguir não lhe administra qualquer complexo vitamínico. Só vai e deve administrar Aminovit-L passado uma semana após o ultimo dia a Salmocoli.
Como o pássaro está em baixo de forma, vai dar-lhe uma mistura de sementes que contenha girassol.
Que tenha sempre um comedouro com GRIT.
Enquanto não recuperar totalmente das penas, vai meter um comedouro pequeno com papa de ovo húmida, que seja mais para o granulado que em pó e na quantidade que a coma no máximo em 2 dias para não se estragar e criar bactérias. Pode meter juntamente com as papas mas só 2 vezes por semana de modo que a comam num dia e enquanto ela estiver debilitada, cenoura ralada. Caso não coma tudo num dia, manda fora o que sobrar e lava o comedouro.
Aqui vai o ex. da papa   http://www.petplanet.pt/papa-white-molen-amarela-1kg.HTML

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Muito obrigado

Mensagem  Oudanne Sex 08 Abr 2016, 14:01

Já li tudo atentamente e tirei todos os apontamentos pra n tar a fazer as mesmas perguntas dez vezes como os malucos Laughing

Muito agradecida de coração agora é rezar às alminhas pra este papagaio recuperar a tempo de ir à praia comigo este verão

Abraço
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Força Lérito

Mensagem  Suzana Blattmann Sáb 09 Abr 2016, 12:11

Olá Gisele,
Fico muito contente de saber que o seu passarinho é um lutador.
Muito obrigada pelas palavras que escreveu no meu tópico.
Um beijinho,
Suzana

Suzana Blattmann

Mensagens : 145
Data de inscrição : 15/07/2015
Idade : 57
Localização : Vila Nova Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Oudanne Sáb 09 Abr 2016, 17:44

Olá Suzana

O pequenino partiu esta mamhã sem aviso,
Foi a criatura mais dócil que conheci e não será possível substituíllo. O Sr Ferreira tem razão, não se brinca com a mãe natureza. Já sinto a saudsde do pio dele no meu ombro. O silêncio cortante da casa sem o assobiar de boas vindas e aquele abraço forte com os olhinhos pretos. Eterna saudade. Afinal construimos tantas cidades e nem um filhote conseguimos salvar.
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Oudanne Sáb 09 Abr 2016, 18:04

Sr Ferreira,

Agradeço-lhe do fundo do coração a sua ajuda,ao meu filhote e aos demais passarinhos que fazem com que as nossas vidas a preto e branco sejam tão coloridas.

Parecia ter recuperado no primeiro dia de Salmocóli mas ontem levantou-se sem um pio, comeu papa três vezes com grande apetite por volta das 13h mas às 8 h da noite o papo continuava inchado e estagnado como sempre. Recolhi-o ao pôr do sol depois de lhe dar 1ml de água quente pra ajudar à digestão sem sucesso. Acamei-o com a botija de água quente para a noite.
Esta manhã encontrei a gaiola sem fezes à excepção de umas muito pequenitas e apenas com a parte branca.....o bebedouro com a água toda entornada, sementes intactas e o filhote jazia prostrado com o papo só pele e osso e a quilha tão saliente que metia dó. Como é possível? Pela boca ainda saía o líquido da papa.
Não compreendo mas também a Morte nunca foi pra se compreender.

Obrigada por tudo
Oudanne
Oudanne

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Ferreira Dom 10 Abr 2016, 14:15

Boa tarde Gisele Silva.
Lamento a morte do passarinho, mas como tinha dito desde o primeiro dia que postou no Fórum, o pássaro estava condenado uma vez que se perdeu muito tempo e um dia na vida de um pássaro ainda para mais uma cria, é uma eternidade. O que o matou foram as bactérias, mais que certo a salmonela e provavelmente também outras.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente com 2 meses Empty Re: Caturra doente com 2 meses

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos