Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante Bavette - alimentação das crias

2 participantes

Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Vítor Gomes Seg 16 Nov 2015, 15:36

Boa Tarde.

Pergunto a quem me possa ajudar, o que devo dar em época de criação para fortalecer as crias??
Tenho um casal de Bavette e respectivas amas, o que acontece é que muitas vezes morrem crias já vestidinhas no ninho.
Não entendo o porque, mas a sensação que tenho é que as crias de bavette não desenvolvem nem comem tão bem como outros diamantes enquanto pequenos.

A alimentação que dou a todos os diamantes e bengalins é petcup profissional (com reforço de 30% a 50% de alpista por kg), a papa é witte molen (saco azul). esta é a base depois tento 2 a 3 vezes por semana fornecer papa seca cêdê exóticos juntamente com perle morbide ou QUIKO RUSK (juntando a este demolhado complexo B), isto para incentivar os bengalins a comer e alimentarem bem as crias, pelo menos nos gould não tenho queixa... também têm sempre a disposição aveia descascada grit e osso de choco.

a questão é, noto que as crias de bavette desenvolvem mal parecem magras. a mais algum suplemento alimentar ou então algo que consiga inverter esta situação?

obrigado

Cumprimentos
Vítor Gomes
Vítor Gomes
Vítor Gomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/11/2015
Idade : 31
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Re: Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Ferreira Seg 16 Nov 2015, 16:52

Boa tarde Vítor Gomes.
Uma das sementes base para exóticos australianos é o milho alvo amarelo, ora a PetCup não utiliza este tipo de milho alvo em todas as misturas, aliás, nem tão pouco a comercializa. Tente arranjar e misture na mesma proporção da alpista que junta.
Outra coisa que é ruim para a maioria das crias é juntar-se farinhadas a demolhados, é que assim que se junta a dita papa seca, entra em fermentação e daí os bengalins não lhe tocarem bem e muitas vezes acaba por azedar nos papo das crias e morrerem. Eu ao meus exóticos só lhes dou como alimentação base mistura de sementes feita por mim, papa Witte Molen de preferência saca amarela (mais húmida) e de vez enquanto, mas só a partir do momento que as crias abram os olhos, alguma verdura em especial espinafres, agriões. Quando as crias têm 30 dias e a preparar para o desmame, administro-lhes Aminovit.L

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Re: Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Vítor Gomes Ter 17 Nov 2015, 20:24

Amigo Ferreira, na parte em que diz que os bengalins não lhe pegam não entendi...

Eu costumo demolhar o perle morbide ou QUIKO RUSK e depois junto papa seca e eles devoram este preparado. por exemplo na questão de o azedar eu faço isto de manha e ao meio da tarde retiro tudo e volto a lavar as tacinhas para no dia seguinte fazer novamente. (vi um bom criador de exóticos a fazer-lo e ele próprio disse que era um enche papos, para quem tem ninhadas com muitos passarinhos)
Costumo também cozer ovos e fazer farinhada, juntando a casca bem partida, um bocado de foscavit, algumas sementes de niger e pão ralado.

O Aminovit.L é o quê e serve para quê??

obrigado, abraço
Vítor Gomes
Vítor Gomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/11/2015
Idade : 31
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Re: Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Ferreira Qua 18 Nov 2015, 15:05

Bom dia Vítor Gomes.
Fiz referência aos bengalins por os meus, tudo o que lhes meter alem de papas há base de ovo húmidas comerciais, em principio não lhes tocam e quando lhes tocam entram em diarreia, daí, quanto mais simples a alimentação melhor.
Também pode ser esse ovo cozido que lhes dá! Uma coisa é certa, as crias morrem devido a bactérias que apanham devido ao tipo de alimentação que lhes dá, provavelmente salmonelas.
O Aminovit-L é dos complexos vitamínicos mais completos que existem, só tem um senão e para os Goulds, a vitamina-A, que em excesso torna-se tóxica porque eles não têm no organismo como a sintetizar, é que a parte da Austrália de onde são originários não a têm na natureza, daí o organismo ao longo de milhares de anos não a saber sintetizar, portanto ser um produto tóxico.
http://www.avizoon.pt/site/ficheiros_prod/201109231523-aminovit_l_orni.pdf

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Re: Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Vítor Gomes Qua 18 Nov 2015, 21:57

Boa noite, mas apenas foco este problema nos Diamante Bavette.

Eu fiz o tratamento com sulfaprime da zoopan antes da criação, mas estes dias em conversa com um vendedor da ETA em Braga ele disse que se administra-se sulfaprime como preventivo e protector nos primeiros dias de vida das crias que não fazia mal nenhum... contudo, e já que falei nisto peço também uma opinião em relação a esta recomendação?

Em relação as farinhadas, eu só as forneço porque desta forma vejo papos cheios e passarinhos gordos nos ninhos. Coisa que não acontecia só com a alimentação base, dantes os passarinhos saiam sempre fraquinhos e levavam muito mais tempo a desenvolver.

Em relação as papas, tinha ideia de que quanto mais secas fossem melhores seriam! mas o Ferreira diz que não... Consegue me explicar por breves palavras a diferença de secas para húmidas?

Abraço,
Vítor Gomes
Vítor Gomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/11/2015
Idade : 31
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Re: Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Ferreira Qui 19 Nov 2015, 12:56

Bom dia Vítor Gomes.
Claro que sim que explico e é simples.
Todos os granívoros na época de criação dão os sucos internos dos insectos aos filhos, ora estes são húmidos. Em cativeiro, o que mais se assemelha é a papa húmida.
Para combater o raquitismo pode administrar Vigantol, é especifico para bebés humanos mas administrado aos pássaros faz maravilhas, basta meter nas papas diárias 4 gotas e mexer um pouco (é barato e compra-se nas farmácias).
O Sulpraprime e todos os antibióticos feitos há base de sulfamidas foram retirados do mercado agro/alimentar por esterilizar em especial machos sejam de que espécie forem e deixarem vestígios. Passado uns anos tornaram a aparecer no mercado mas direccionados a aves de companhia, ora em teoria, estas aves não são em principio para criarem. Eu não aconselho a administração de tais antibióticos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Re: Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Vítor Gomes Qui 19 Nov 2015, 20:08

Boa noite,
mais um ponto a aprender em relação a papas... Razz

Eu vigantol já uso mas antes das posturas começarem, ou então quando, durante uma postura alguma fêmea fica mais em baixo também lhes dou vigantol (3 a 4 gotas numa colher de sopa de papa) e Colina Ca-P+Carnitina (25 a 30 gotas por bebedouro de 50ml).

Se não usa sulfaprime, o que usa para combater a cocidiose e as salmonelas?
Vítor Gomes
Vítor Gomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/11/2015
Idade : 31
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Re: Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Ferreira Sex 20 Nov 2015, 11:55

Bom dia Vítor Gomes.
Cuidado com o modo como está a administrar o Vigantol, tem que ser misturado em mais quantidade de papa, digamos a que comem em 24h, é preciso ver que essa quantidade é a que se administra aos bebés humanos diariamente.
Pelo que me tem dito, está a administrar cálcio em excesso (Foscavit + colina Ca/P + GRIT + Osso de choco), cuidado porque pode calcificar os rins e originar a morte, para já estão subcarregados, basta 20 gotas de Colina Ca/P para 100ml de água até abaterem as gorduras.
Para prevenir bactérias administro o FP20/20 da AviZoon. Em caso declarados, vou para específicos, caso não consiga encontrar o pretendido, administro Salmocoli.

Um abraço, Ferreira




Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Bavette - alimentação das crias Empty Re: Diamante Bavette - alimentação das crias

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos