Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os meus mandarins deitaram fora os ovos

2 participantes

Ir para baixo

Os meus mandarins deitaram fora os ovos Empty Os meus mandarins deitaram fora os ovos

Mensagem  manuelasilveira Seg 06 Jul 2015, 17:51

Boa tarde

Tenho um casal de mandarins que têm uma particularidade que não sei se é importante - ela, tem quase o dobro do tamanho dele! Mas são muito amigos e andam sempre aos beijinhos.
Comprei um ninho numa casa de animais - quadrado, com abertura à frente, no interior escavado. Comprei fio de coco e coloquei-o perto do ninho - só que eles parecem não gostar porque não o levam para o ninho e deitam-no fora.
Tenho deixado andar - a ver o que acontece - deixando a natureza "trabalhar". Para comer dou-lhe mistura para exóticos e papa amarela (que eles adoram). Têm também uma mistura de areia com ostra moida (não sei como se chama).
Eles não puseram nada no ninho. Que devo comprar? E entram e saem sem lá ficarem muito tempo.
Há pouco vi 3 ovos caidos no fundo da gaiola. Que aconteceu???? Será que me podem ajudar?
Realço, não sei se é importante - que tenho mais duas gaiolas - uma com um canário muito velhinho - tem uns 10 anos; e outra com um casal de periquitos. estão as 3 gaiolas no mesmo espaço - na cozinha - recebem bastante claridade e luz solar não directa.
Muito obrigada pela atenção e desde já obrigada por qualquer concelho/ajuda que me possa dar.
Cumprimentos
Manuela Silveira


manuelasilveira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 73
Localização : Queluz

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus mandarins deitaram fora os ovos Empty Re: Os meus mandarins deitaram fora os ovos

Mensagem  Ferreira Seg 06 Jul 2015, 19:14

Boa tarde Manuela Silveira.
Os mandarins embora com várias gerações nascidas na Europa, não perderam o seu sentido do Hemisfério Sul a que pertencem, Austrália, sendo assim, a época normal de criação vai de Setembro a Janeiro, que é quando lá é primavera, Primavera Austral, de 23 de Setembro a 21 de Dezembro, dito isto, tire a caixa ninho assim como os materiais e em Setembro mete então. O fio de coco que deve ser metido ao alto a um canto oposto há caixa para eles o verem. A gaiola tem que estar fixa e de preferência tapada por todos os lados menos na frente para se sentirem seguros. A caixa ninho deve estar posta de modo que a entrada fique orientada para Nascente. Tire a papa para não engordarem em excesso e para a fêmea não fazer posturas em vão e quando meter a caixa ninho, mete então a papa. Na mistura de sementes e enquanto não chega Setembro e também para não engordarem muito, adicione alpista há razão de 500g por cada quilo de mistura para exóticos. De vez enquanto, administre na água de beber 5 gotas de Aminovit-L, digamos 3 dias por mês.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus mandarins deitaram fora os ovos Empty Os meus Agradecimentos e .... periquitos ...

Mensagem  manuelasilveira Seg 06 Jul 2015, 19:46

Muito e muito Obrigada Ferreira pela sua pronta ajuda/resposta! Vou seguir os seus conselhos.

Aproveitando a oportunidade, se não for abusar Smile pergunto-lhe ... em relação aos periquitos ... é boa altura para criação?

Eu tenho 1 periquito que me parece já bastante adulto - não sei realmente, porque foi a minha cadela que o achou no meu quintal - Verdade - e então resolvi comprar 1 fêmea para lhe fazer companhia.

Também estes andam sempre aos beijinhos - ele dá-lhe comer na boca, etc. Quanto ao ninho - tenho 1 rectangular - de madeira também - só que no interior não tem concavidade (é importante?). Eles estão sempre a entrar e a sair - sendo que ela está lá mais vezes. Ele é azul e ela verde.
Dou-lhes de comer - mistura para periquitos e papa amarela e também aquela mistura de areia com ostra moída.

Que me aconselha? Em termos de tratamento e possível criação?

Mais uma vez obrigada pela disponibilidade e atenção

Um beijo
Manuela Silveira


manuelasilveira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 73
Localização : Queluz

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus mandarins deitaram fora os ovos Empty Re: Os meus mandarins deitaram fora os ovos

Mensagem  Ferreira Ter 07 Jul 2015, 11:53

Bom dia Manuela Silveira.
Em termos de época de criação os periquitos é a mesma coisa, uma vez que também são da Austrália, mas têm uma particularidade que os faz criar o ano inteiro em cativeiro se deixarmos, alimento em abundância e água.
Os periquitos ondulados são originários do deserto australiano e só criam quando chove, o que faz com que levem anos sem procriarem devido a secas prolongadas. Em cativeiro, como têm sempre alimento e água com fartura há disposição, o que os faz entrarem em criação é a chuva ou a humidade, que no seu instinto é sinónimo de alimento com fartura para criarem a prol.
A caixa ninho deve ter uma concavidade ao centro para segurar os ovos uma vez que não fazem ninho propriamente dito, na falta da concavidade, sempre pode meter um pedacinho de serradura para os ovos não andarem a rebolar.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11833
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus mandarins deitaram fora os ovos Empty Obrigada!

Mensagem  manuelasilveira Ter 07 Jul 2015, 18:08

Boa tarde Ferreira

Novamente o meu Muito Obrigada pela ajuda e pronta resposta.

Vou seguir os seus conselhos .... quando tiver alguma novidade, que espero vir a ter, contar-lhe-ei.

Parabéns pelo ser Forum e Felicidades!

Até sempre.

Um beijo

Manuela


manuelasilveira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 73
Localização : Queluz

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus mandarins deitaram fora os ovos Empty Re: Os meus mandarins deitaram fora os ovos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos