Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fêmea de roseicolli com o bico a crescer...

2 participantes

Ir para baixo

Fêmea de roseicolli com o bico a crescer... Empty Fêmea de roseicolli com o bico a crescer...

Mensagem  JoãoFerreira Dom 14 Jun 2015, 23:42

Boa noite Sr Ferreira,

Antes demais espero que esteja tudo bem consigo.

Já algum tempo que não venho aqui, e hoje preciso da sua ajuda.
Á cerca de um mês uma fêmea roseicolli, deixou morrer os filhotes, desconfiei, pois, sempre foi uma boa mãe. Quando fui tentar ver o porque, reparei que o bicos ( quer inferior e superior) tinham crescido um pouco. Pesquisei na NET e havia quem tivesse tido esse problema e tinha cortado o bico.
Peguei num corta unhas e cortei um pouco do bico( superior e inferior), cortando apenas a parte mais branca e em forma de V ( tentando respeitar a forma do bico), tarefa nada fácil. Julguei que tivesse ficado resolvido o problema, errado....
Como voltou a colocar ovos (5) que estão cheios, aliás um já nasceu hoje, tenho visto a fêmea com alguma regularidade e bico voltou a crescer, hoje peguei na fêmea e cortei o bico mais um pouco para ver se alimenta os filhos...
De referir,que apos cortar o bico tentei passar uma lima, mas, não é muito fácil...
Não percebo o porque desta situacao, pois, nunca me tinha acontecido em nenhuma ave....
No viveiro sempre tive e continua osso de choco á disposição, aliás o osso de choco esta o ano todo em todas as minhas aves.
Após ter costado o bico a primeira vez, além do osso de choco, coloquei um pedaço pequeno de resto de um tijolo rebocado com cimento para ver se ela lá ia, mas, não surgido efeito....

Que posso fazer para que o bico não volte a crescer desta maneira..??

P.S: Desulpe o tamanho do texto, mas, tentei ser o mais explicado possível.

Cumprimentos,
João Ferreira

JoãoFerreira

Mensagens : 189
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea de roseicolli com o bico a crescer... Empty Re: Fêmea de roseicolli com o bico a crescer...

Mensagem  Ferreira Seg 15 Jun 2015, 12:26

Bom dia João Ferreira.
Os responsável por isso é um tipo de ácaro que vive entre as duas camadas de pele e zonas córneas como bicos, unhas e no gado vacum cornos e unhas, a única maneira de se conseguir combater esse ácaro é com Ivermectina e quando a coisa está muito avançada como no seu caso, é quase inglório, muitas vezes o tratamento e completo tem que ser feito 3 vezes.
Compra uma embalagem de Pulmosan ou Bogena Parasita e vai aplicar 2 gotas na pele do peito mas debaixo de cada asa (total 4 gotas, depois de aplicadas esfrega a zona molhada com um palito para irritar a pele e melhor absorver o liquido. Passado uma semana torna a aplicar do mesmo modo e depois passado 21 dias da ultima aplicação torna a repetir. Antes de fazer as aplicações tira toda a água que tiver na gaiola para ter a certeza que está seco e só volta a meter água mas com Complexo-B passado umas 4 horas (quando estiver seco).
O Complexo-B, administrar durante 5 dias seguidos sendo, 5 gotas para 100ml de água.
Só volta e deve aparar novamente o bico depois de finalizar o tratamento.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea de roseicolli com o bico a crescer... Empty Re: Fêmea de roseicolli com o bico a crescer...

Mensagem  JoãoFerreira Ter 16 Jun 2015, 14:16

Boa noite Sr Ferreira,

Obrigado pela sua informação, não sabia de todo, nos canários sabia que se pode dever a tricomonas ou excesso de cálcio.
Tenho no entanto umas questões em relação ao tratamento.
1 - tentei comprar hoje o Pulmosan, quer na loja PetVendas, Leiria e Coimbra e nada.... Eu tenho um frasco ainda de Pulmosan, mas, a validade expirou em Novembro de 2014, esteve e está dentro do frigorífico, ou seja, este sempre em local fresco. Posso administra-lo mesmo com a validade referida?
2 - A fêmea está no choco e já tem 2 filhotes e está com o maxo junto. Posso administrar o Pulmosan na fêmea e colocar o complexo-B na água estando todos juntos?

Cumprimentos,
João Ferreira.

JoãoFerreira

Mensagens : 189
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea de roseicolli com o bico a crescer... Empty Re: Fêmea de roseicolli com o bico a crescer...

Mensagem  Ferreira Ter 16 Jun 2015, 18:52

Boa tarde João Ferreira.
Em principio não é tricomoníase! A não ser que tenha peladas em redor dos olhos, que esteja sempre a chorar dos mesmos e não tenha uma espécie de bolinhas amarelas agarradas no interior do bico.
Todos os medicamentos têm um prazo alongado depois de expirar o prazo, portanto não vejo inconveniente e administrar o Pulmosan que tem ainda para mais no frigorifico.
Quanto a administra-lo com crias recentes, se as tem não aconselho a aplicação.
Quanto a administrar o Complexo-B estando todos juntos, não há inconveniente nisso até pelo contrário.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea de roseicolli com o bico a crescer... Empty Re: Fêmea de roseicolli com o bico a crescer...

Mensagem  JoãoFerreira Qua 17 Jun 2015, 14:00

Boa tarde Sr Ferreira,

Em relação á primeira parte da sua resposta,a fêmea não tem peladas nem tem vestígios de estar a chorar. Em relação às " bolinhas", julgo ter.
Em relação às crias, sim, neste momento já nasceram 3 ( hoje uma, outra no dia 14 e outra no dia 15) ainda devem de nascer mais 2 até ao fim da semana.
Não podendo administrar o Pulmosan, administro então e apenas o Complexo-B? Se sim, por quanto tempo?

Cumprimentos,
João Ferreira

JoãoFerreira

Mensagens : 189
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea de roseicolli com o bico a crescer... Empty Re: Fêmea de roseicolli com o bico a crescer...

Mensagem  Ferreira Qui 18 Jun 2015, 12:48

Bom dia João Ferreira.
As peladas em redor dos olhos não tem a ver com choco mas sim com doença.
Tem que confirmar se de facto tem as bolinhas ou placa dentro do bico.
O Complexo-B só deve ser administrado no máximo durante 5 dias seguidos mês.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea de roseicolli com o bico a crescer... Empty Re: Fêmea de roseicolli com o bico a crescer...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos