Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquita australiana mata as crias

2 participantes

Ir para baixo

Periquita australiana mata as crias Empty Periquita australiana mata as crias

Mensagem  C. Costa Dom 09 Nov 2014, 18:43

Boa tarde.
Venho partilhar uma experiência relativa à criação de periquitos australianos, no sentido de poder servir para aviso e precaução de outros criadores.
Aconteceu-me num casal que criou pela 1ª vez, que a fêmea atacou o 1º filhote que saiu do ninho à bicada na cabecita, que só não chegou a matá-lo porque o tirei ainda a tempo, e tirei logo os outros que ainda estavam no ninho, acabei de os criar à mão, mas o que a mãe atacou ficou bastante marcado na cabeça e sobretudo no "nariz", que, sendo arrancado, não cresce de novo.
Deixei-os criar segunda vez, na esperança de que, com mais experiência, ela não voltasse a fazer o mesmo, mas infelizmente, verifiquei que ela reincidiu: o 1º filhote saiu do ninho, não vi a tempo, e no mesmo dia a mãe o atacou, a ponto de até lhe arrancar o biquinho, foi um dó de alma ver o pobrezinho naquele estado. Tirei-a logo da gaiola e agora espero que o pai acabe de criar os que restam no ninho.
Estou a partilhar esta experiência, que poderá servir de aviso a outros, pois sei que por vezes acontece isto, embora não perceba a razão de criarem tão bem enquanto estão no ninho e depois ao saírem fazerem isto. Mistérios da Natureza...
Celina Costa


C. Costa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita australiana mata as crias Empty Re: Periquita australiana mata as crias

Mensagem  Ferreira Dom 09 Nov 2014, 19:17

Boa noite Celina Costa.
Não é mistério nenhum e acontece com frequência mesmo em estado selvagem.
É o puro instinto selvagem de querer o macho só para si, quando as fêmeas arranjam um macho que seja bom pai e tenha a cor da sua eleição emanada por ultra violetas das pintinhas das faces, atacam todas as fêmeas que vejam nas redondezas do buraco de nidificação mesmo sendo filhas, puro instinto de continuidade dos seus genes.
Os periquitos ondulados vivem na região mais seca da Austrália e por conseguinte só procriam quando há precipitação, sinónimo de alimento para a prol o que chegam a levar muitos anos sem o fazerem e quando isso acontece há uma luta tremenda e de morte entre as fêmeas pela posse dos melhores machos para num espaço curto alimentarem o maior número possível de ninhadas.
As crias fêmeas desenvolvem-se primeiro que os machos numa ninhada, daí ela atacar o primeiro a sair, se a ninhada for toda de machos isso não acontece mais, se por ventura numa ninhada o ultimo a nascer for uma fêmea, sairá primeiro que os irmãos porque todos os irmãos lhe darão de comer ou seja, os pais dão aos filhos e eles por sua vez dão há irmã mais pequenina para saírem do ninho na mesma altura, caso contrário é expulsa pela mãe para fazer nova postura.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita australiana mata as crias Empty Re: Periquita australiana mata as crias

Mensagem  C. Costa Ter 11 Nov 2014, 21:41

Muito obrigada pelo esclarecimento, é muito interessante, embora não deixe de conter em si algum mistério, visto que, felizmente, a maioria das fêmeas não o faz.
Desta vez era um casal jovem, só tiraram 2 ninhadas. Mas já me aconteceu um caso semelhante, mas ainda mais estranho, há bastante tempo, que foi o seguinte: num casal que já tinha tirado várias ninhadas sem qualquer problema, uma vez a fêmea atacou o macho, que o ia matando, enquanto as crias estavam ainda no ninho. Tirei-o da gaiola, ela acabou de alimentar sozinha a prole, e quando começaram a sair do ninho, matou-os também. Parece que ficou "louca"...
Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade para partilhar o seu saber e experiência.
Cumprimentos.
Celina Costa

C. Costa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita australiana mata as crias Empty Re: Periquita australiana mata as crias

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos