Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudanca de ovos para bengalins

2 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 09 Out 2014, 11:50

Bom dia Sr Ferreira,
Nem tudo foram/são más noticias.

Na altura resolvi trocar os gould e os papagaio para o viveiro por este ser mais afastado do local onde os meus filhos passam e brincam.
O viveiro tem 2,20 de largura por 2,50 de altura e 70 cm de profundidade. No entanto vi que os gould andavam muito stressados com os papagaios, e resolvi separar o viveiro a meio com um cartão. Neste momento estão os gould e os papagaio a fazer o ninho.

Em relação aos ovos dos gould, quando os meti no viveiro, resolvi colocar os ovos nos bengalins, e ontem quando fui ver tinha 3 ovos galados, e 1 que não me pareceu, mas não quis demorar muito tempo a ver. Very Happy

Os babete também estão a colocar ovos, e tenho outro casal de bengalins que também esta a colocar.
No entanto, aqui tenho uma duvida/pedido de opinião, os babete podem criar bem sozinhos, penso eu, agora os papagaio para criarem as aves vao ter de comer comida viva como me tinho dito, certo?
Seria melhor deixar os babete criarem directo, e guardar este casal de bengalins para os papagaio, já que não tenho comida viva?
Também posso arranjar tenebrios, e dar-lhes. O que acha melhor?
Posso só dar os tenebrios enquanto eles estão com os pequeninos, ou seria melhor começar a dar já?

Abracos

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qui 09 Out 2014, 12:24

Bom dia Rui Leote.
Os D. babete não são tão esquisitos para criarem como os D. papagaio ou até mesmo os D. Gould, mas de um momento para o outro podem fazer das suas.
Convém começar a dar já tenébrios aos D. papagaio.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Sex 10 Out 2014, 08:40

Bom dia Sr Ferreira,
Consegui encontrar "búfalos" congelados.
E assim dou desses que para mim é mais fácil.
Mais fácil, é como quem diz, porque ganhei um novo problema, é que passados 5m, de os por no viveiro, estes são atacados por formigas.

Tem alguma ideia, para isto? Por num daqueles "potes" plásticos para a papa de ovo, dentro de uma taca com agua?

Abracos

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Sex 10 Out 2014, 12:41

Bom dia Rui Leote.
Bichos mortos penso que é mandar dinheiro fora, pelo menos os meus mandam-me comê-los. na falta de tenébrios vivos vá que não vá dar búfalos vivos e passo a explicar, os pássaros não comem os bichos, simplesmente arrancam-lhes a cabeça e chupam-nos, é que a casca (queratina) é tóxica para eles e sabem isso, ora sendo o búfalo por metade do tamanho dos tenébrios a coisa fica bastante cara. Meti na web a palavra alimento vivo e apareceram umas quantas lojas online.
Quanto ao principal que são as formigas, é seguir o carreiro até ao ninho e borrifar com pó para formigas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Sex 10 Out 2014, 18:55

Boa tarde,
Os meus, a fêmea come bem. O macho parece curioso atras da fêmea. Mas não come.
Vamos lá ver.
Que quantidade devo semanalmente para o casal?
Abraços

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Sex 10 Out 2014, 20:18

Boa noite Rui Leote.
Ainda bem que a fêmea lhes pega que é quem os deve chupar.
Como estamos no começo das criações dá uma média diária de 3 bichos por pássaro e assim que fizerem o ninho aumenta até 6 por pássaro, isto se os chuparem, se veres que não os chupam todos metes só a quantidade que de facto chupam.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Seg 27 Out 2014, 09:02

Bom dia Sr Ferreira,
Infelizmente não trago boas noticias.
Os 3 ovos de gould que coloquei nos bengalins, nasceram 2.
Ontem coloquei as anilhas (fazia ontem 7 dias).
Hoje de manha fui ver se estavam com as anilhas e...
O macho (pai) desapareceu. Comeco a reparar e a meio da gaiola estão 2 pingas de sangue, a meio nas grades estão 2 penas agarradas e um pouco de sangue, e num canto a cabeça da ave. Todo o corpo desapareceu. Ca fora (da gaiola) estão as penas espalhadas. A gaiola esta no exterior.
Para colocar a anilha ontem, coloquei com um palito um pouco de azeite nas anilhas (refiro isto, pois o cheiro pode ter atraído algum animal).
Agora as questões:
Gato ou ave de rapina ou rato, ou...? provavelmente gato, não?
A fêmea sozinha vai conseguir criar, são apenas 2 filhos?
Posso mover a gaiola de sitio, com as aves la dentro e muito cuidado, ou corro o risco de ela abandonar os filhos?
Todas as outras aves estão bem.

Abraços
Rui Leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Seg 27 Out 2014, 18:43

Boa tarde Rui Leote.
Se não lhes mexer a fêmea cria os pássaros, já mudar a gaiola e ainda por cima sem o macho, não sei não!
Mande-me uma foto do viveiro para ver isso, provavelmente ratazana, doninha, ou até coruja.
Isso não tem nada a ver com o cheiro a azeite e não aconselho tal coisa parva, porque os pais, esses sim, podem enjeitar por acharem algo estranho nos filhos, caso as anilhas custem a passar utilize sabão e depois passa água na pata.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Ter 28 Out 2014, 10:21

Bom dia Sr Ferreira,
Infelizmente hoje desapareceram-me mais a fêmea, e o macho da gaiola de cima.
Passei o ninho com as duas aves para a femea de cima, mas sei que ela não os vai alimentar.
Hoje vou passar as aves todas para a arrecadação, que mesmo no exterior, esta mais protegida e posso tapar a entrada, ate colocar uma porta.

Penso que seja um gato, pois de manha vi-o no quintal.
O viveiro é este... Em relação ao material do ninho, já não coloco assim como esta na foto Very Happy , coloco como me disse, esticado a um canto. Esta foto era do inicio.
Abracos
Rui Leote

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Mw9vzt

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Ter 28 Out 2014, 11:21

Bom dia Rui Leote.
Pode ser, mas duvido que seja gato, os gatos não comem onde caçam.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Ter 28 Out 2014, 11:34

Bom dia,
Pois efectivamente não sei. Da femea ficou apenas a cabeca dentro da gaiola. Do macho desapareceu tudo.
Já tinha visto gatos lá, mas nunca tinham feito ataques.
Eu ter visto lá o gato, efectivamente não quer dizer que tenha sido.
Ate porque se fosse gato atacaria também de dia, ou não?
Já não sei.
Abracos
Rui Leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Ter 28 Out 2014, 12:37

Bom dia Rui Leote.
Todos os felinos depredam há noite, no entanto se tiverem oportunidade de dia também o fazem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Convidado Ter 28 Out 2014, 15:44

A mim já me aconteceu parecido e era gato.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Ter 28 Out 2014, 16:01

Boa tarde
Qual foi a solução adoptada José Jesus?

Abracos
Rui Leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Convidado Ter 28 Out 2014, 17:38

No meu caso de noite solto o cão.
Os gatos só costumam atacar as aves de noite, e estas como não vêem de noite tornam-se uma presa muito fácil.
Mas no meu caso é um viveiro grande com mais de 2m, tb tirei os poleiros perto das grades.
No seu caso se for gato tb ele vai lá outra vez pois sabe que tem aves presas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qua 29 Out 2014, 11:49

Bom dia,
Ontem a noite passei todas as aves para a arrecadação.
Coloquei uma cortina na porta, com vasos em cima. E pelo menos hoje funcionou.
Agora vou ter de colocar uma dupla porta na arrecadação, para ficar descansado.

Abraços e obrigado a todos
Rui Leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qua 29 Out 2014, 18:45

Boa noite,
Como disse ontem de manha coloquei o ninho com os dois filhotes na fêmea que estava sozinho, dado que o macho também foi morto.
Ela foi logo para dentro do ninho, no entanto não os alimentou.
Ontem ao final da tarde, mesmo sem serem alimentados estavam vivos.
Então resolvi passar o viveiro para dentro da arrecadação.
Hoje de manha continuavam vivos, mas muito fracos.
Quando cheguei ao final da tarde, já me tinha mentalizado que estariam mortos.
Qual não é o meu espanto, quando os vejo vivos e com comida no papo.
Pelos vistos a fêmea, começou a alimentar os pequenos.
Esta fêmea tinha estado a chocar ovos a pouco tempo, no entanto tinha-os retirado 3 dias antes de isto acontecer, pois os ovos eram de um suposto casal de babetes, que afinal eram 2 fêmeas.
Sr Ferreira, posso ter esperança? Smile

Abraços
Rui leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qua 29 Out 2014, 21:12

Boa noite Rui Leote.
Total cheers Very Happy  agora não ande a espreitar.
Como já têm 7 dias, de vez enquanto e como é só a mãe a dar-lhes de comer embora poucos filhos, vai administrar 3 gotas de Anima Strath na água do bebedouro.
Que não lhes falte a papa assim como um comedouro sempre com GRIT
Não esquecer que, seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 30 Out 2014, 09:13

Bom dia Sr Ferreira,
Hoje já coloquei Anima Strath na agua.
Gostava só de lhe perguntar sobre o comportamento da fêmea.
Mesmo depois de perder o macho, ela alimenta estes dois filhotes.

Este comportamento é normal nos bengalins?
Foi por causa de ter estado a chocar á pouco tempo?
É o instinto protector dela?

Qual poderá ser a razão?

Muito obrigado,
Abracos
Rui Leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qui 30 Out 2014, 14:25

Boa tarde Rui Leote.
Não sei se é casado, mas suponha que a sua mulher morre! Como fica o amigo até cair em si e voltar ao normal?
A maioria dos pássaros desde que os filhos tenham os olhos abertos (mais de uma semana de vida) já não os abandonam assim às boas, a não ser se forem importunados no ninho.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 30 Out 2014, 15:02

Sim Sr Ferreira,
Mas a Fêmea que esta a alimentar não é a mãe das crias.

Embora não saiba que animal foi, vou chamar gato, para simplificar a explicação.

Numa noite, o gato matou o pai destas duas crias.
Na noite seguinte o gato matou a mãe destas duas crias, e matou também um macho de um casal de bengalins que tinha na gaiola de cima.
De manha, eu retirei o ninho da fêmea da gaiola de cima, e coloquei o ninho com estas duas crias. Esta femea, não tinha crias. Tinha estado a chocar ovos, que eu tinha retirado 3 dias antes de isto acontecer (os ovos eram de uns babetes e não estavam galados).

Esta femea, nada tem a ver com estas duas crias, ela passou um dia sem alimentar, mas ontem começou a alimentar as mesmas.

Cumprimentos
Rui Leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qui 30 Out 2014, 17:41

Boa tarde Rui Leote.
Vai dar quase na mesma, essa fêmea tinha um parceiro que foi comido, que entretanto andava a chocar, com essa balburdia toda nem se lembrou se os ditos ovos já tinham eclodido ou não, mas ao ver filhos e sem parceiro ficou confusa e simplesmente aqueceu-os e eles ao pedirem comer ela dei-lhes.
Esta parte é exclusiva dos bengalins e por este motivo é que são utilizados como amas.
Nota, os bengalins são uma criação humana (chineses), não existem em estado selvagem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 13 Nov 2014, 09:38

Bom dia Sr Ferreira,
Tenho uma voadeira com 2 goulds ainda novos e 2 babetes (Femea é adulta e macho é novo).
Em outra gaiola, tenho as 2 crias de gould que nasceram com a mãe bengalin (nasceram dia 19 de outubro).
A que idade posso passar as crias e a mãe para a voadeira (é passar os 3, não é separar as crias da mãe), apenas quando comerem sozinhas?

Cumprimentos,
Abracos

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qua 19 Nov 2014, 14:43

Boa tarde Rui Leote.
Os Goulds até começarem a comer sozinhos mesmo que saiam do ninho, levam pelo menos 45 dias, portanto a partir dos 45 dias de vida se os ver totalmente independentes pode-os meter na dita voadeira.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Ter 25 Nov 2014, 11:53

Bom dia Sr Ferreira,
Tenho os 2 goulds que nasceram dia 18-10.
Ou seja estão com 38 dias.
Estou a pensar em separar apenas aos 50/55 dias.
Gostava de saber como se faz o processo de separação das crias.

Depois quando estes dois goulds vao fazer a muda?

Obrigado desde já por toda a ajuda.
Abracos

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 3 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos