Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudanca de ovos para bengalins

2 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 25 Set 2014, 08:44

Bom dia, Mas logo no primeiro dia do primeiro ovo, já apresentava este aspecto.
Isso quer dizer que abandonaram os ovos antes de os colocarem todos?


Para dizer a verdade, acho que os bengalins também não pegaram neles.

Abracos

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Convidado Qui 25 Set 2014, 12:00

Sim, provavelmente nunca se interessaram pelo choco.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qui 25 Set 2014, 12:34

Bom dia Rui Leote.
Isso é M**** por todos os lados.
Primeiro que tudo, trata o casal de preferência com Salmocoli, caso não consigas arranjar então com FP20/20 mas utilizando água destilada ou desmineralizada porque anda por aí bactérias e de que maneira. Caso seja administrado o Salmocoli, a seguir não deves administrar complexo-B ou outro complexo que tenha as ditas vitaminas.
Segundo, manda os ovos fora porque mesmo que estejam galados os embriões morrem logo.
Terceiro, isso não são canários para lhes meteres um ninho em taça. Mete uma caixa espaçosa, compra fibra de coco de preferência esticada e mete a um canto da gaiola que eles se encarregam de fazerem o ninho.
Quanto ao sossego, penso que já foi tudo explicado.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 25 Set 2014, 13:58

Boa tarde Sr Fereira,
Tenho FP 20/20, vou fazer o tratamento.
Em relação ao ninho, eu coloco, para os bengalins, papagaio e babetes, este ninho dentro do ninho de plástico, aqueles de exóticos.
Para os gould não coloco.
Mas este ninho não esta dentro da caixa, não esta como os de canarios. Mesmo assim faco mal?

Devo tratar todos os pássaros que tenha certo?
A partir de que idade os bengalins podem fazer este tratamento, é que tenho lá uns pequenos.
A partir de quantos dias posso dar complexo B?

Obrigado
Abracos.

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qui 25 Set 2014, 17:11

Bom dia Rui Leote.
Só deves administrar antibiótico aos bengalins que tenham mais de 4 meses.
Quanto ao Complexo-B, penso que fui explicito, é leres novamente.
Quanto aos ninhos, utilizas caixas fechadas o mais espaçosas possível e como materiais basta meteres a um canto da gaiola fibra de coco de preferência esticada que eles se encarregam de fazer um ninho elaborado tal como os Goulds entre outros.
Já agora só para saber, os D. Papagaio são clássicos ou mutantes?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 25 Set 2014, 17:24

Tenho dois casais malhados.
Embora neste momento só os verdes estejam/estavam a criar, os outros estão no viveiro, pois só os tenho á pouco tempo.

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 2zea51j

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 E19md4

Abracos

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qui 25 Set 2014, 19:48

Boa tarde Rui Leote.
Como disse isso não são canários para irem tirando pedaços de materiais para forrarem os cestos. Tira esse fio que tens na gaiola e mete a um canto ao alto a fibra esticada. Não cais na asneira de meteres ráfia, é que enrola-se nas patas dos pássaros e a fibra de coco enrolada embora não tenha muita tendência para se enrolar nas patas, mas pode acontecer, daí eu recomendar esticada o mais possível que poderás tu fazer, basta meteres a fibra durante uma noite em água e no outro dia esticas e metes a secar.

Quanto aos mutantes, não sei se chagarás a tirar alguma coisa mas duvido.
Antigamente sim, havia uma mutação de D. papagaio amarela em que levavam pelo menos 3 anos a atingirem a cor amarela em pleno, infelizmente a maioria dos D. Papagaio que existem há venda são híbridos de D. papagaio/D. Kittlitz em que os machos são sempre estéreis.
À coisa de uns 20 anos tive um casal de amarelos vindos da Bélgica e criavam sem problemas, como não conseguia arranjar outros para cruzar e misturando uns que mais tarde vim a saber que eram híbridos e daí para cá e até deixar de insistir e criar, reparei que todos os casais que tive em que os machos eram amarelos ou matizados, todos os ovos eram goros, já o inverso não.
Os D. papagaio para se reproduzirem bem têm que comer alimento vivo durante o ano inteiro, digamos uns 3 bichos por bico dia, reforçando-se na altura das criações mais quantidade, uma média de 6 por bico.
A alimentação base também tem que ser diferente dessa que existe por aí.
Por cada 5 de mistura de exóticos há base de milho painço misturar.
2Kg de alpista
250g de aveia descascada
10 colheres das de sopa de sementes da relva.
250g de sementes da saúde mas mistura branca.
150g de sementes de linhaça
150g de niger (caso na mistura de exóticos na a traga)
Podes ainda misturar 5 colheres de sementes de chia. 5 colheres se sementes de foniopaddy
Boa sorte

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 25 Set 2014, 22:04

Boa noite,
Bem, parece-me que dei um passo maior que a perna.

Vou realmente pensar no que quero criar, com o tempo que tenho.
Não quero criar aos montes.
Quero apenas que os meus filhos tomem o gosto, e eles adoram estar de volta da passarada.
Adoram que lhes mostre os ovos, os pássaros pequeninos.
Existe algum exótico que não seja o bengalin que suporte visitas ao ninho?

Para já, vou fazer o tratamento. E depois com calma logo penso.

O que uma pessoa aprende aqui, é algo de extraordinário.
Muito obrigado pela partilha que faz de anos de aprendizagem.
Abraços

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Sex 26 Set 2014, 09:16

Bom dia Sr. Ferreira,
Estava aqui a pensar, e em relação ao que me disse no inicio, sobre 2 bengalins machos chocarem, tenho uma duvida.
Eles estando os dois numa gaiola, fazem o ninho na mesma?

Obrigado e Abraços

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Sex 26 Set 2014, 12:51

Bom dia Rui Leote.
Que seja só para um ou para um milhão o principio é o mesmo.
Todos os pássaros precisam de intimidade e sossego quando estão no choco incluindo os bengalins, pode querer se andar constantemente a espreitar os ninhos de bengalins para mostrar aos seus filhos que também levantam o choco mais, até a simples mudança de ovos em pleno dia e ainda por cima com pessoas estranhas para eles podem enjeitar, este trabalho deve de preferência ser feito ao entardecer, é que se levantarem o choco e como vão para o ninho dormir, acabam por voltarem a chocar os ovos, (os ovos mesmo galados e desde que estejam quentes, aguentam um hora sem os pais em cima deles).
Quanto a dois machos, temos que ser nós a fazer o ninho, mas não é preciso aperfeiçoar-mos que eles acabam por o rematarem e só podemos meter ovos à tardinha desde que eles durmam no ninho.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Sex 26 Set 2014, 14:43

Boa tarde,
Certo. Já percebi.

Obrigado.

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Ter 30 Set 2014, 22:10

Boa noite sr Ferreira,
Comprei um casal de goulds a uma semana. Assim que os coloquei na gaiola começaram logo a fazer o ninho.
Hoje enquanto mudava a agua de noite reparei que estava um ovo no ninho, mas os dois goulds dormem fora do ninho, é normal?

Abraços e obrigado

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qua 01 Out 2014, 10:59

Bom dia Rui Leote.
Estou a ver que não lhe serviu de emenda, ou então passou só os olhos por cima das palavras assim, quem ensina ou pretenda ajudar desmotiva-se porque as palavras caem em saco roto, faça o que lhe vai na real gana.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qua 01 Out 2014, 11:22

Bom dia Sr Ferreira,
Li sim o que escreveu.
Penso que se esteja a referir ao facto de espreitar os ninhos.
Estes goulds estão numa gaiola afastada dos outros pássaros, inclusivamente ainda não tinha sequer visto o ninho destes. Ontem de noite enquanto eles dormiam, vi que tinha um ovo. Eles ate hoje nunca dormiram dentro do ninho.

Abracos

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qua 01 Out 2014, 11:47

Bom dia Rui Leote.
Arranje outro hobby porque não nasceu para ter pássaros a criar. Gosto bastante de ensinar e tenho uma paciência de ferro mas tudo tem limites, se digo para não espreitarem ou mexerem é para respeitarem o que digo.
Primeiro que tudo, a gaiola não pode andar de um lado para o outro com os pássaros e tem que estar tapada por todos os lados menos há frente para que vejam o menos possível em seu redor e se sintam seguros. Nada de limparem o tabuleiro e muito menos a gaiola até que tenham filhos com uma semana de idade, caso contrário enjeitam.
O ninho provavelmente foi enjeitado por andarem sempre a espreitar ou em redor da gaiola.
Leia este artigo que escrevi em tempos sobre a criação de Goulds. http://forumdoferreira.no.sapo.pt/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qua 01 Out 2014, 12:11

Bom dia Sr Ferreira,

Eu ate ontem nunca tinha espreitado e ontem apenas vi de noite (erradamente, já percebi), no entanto quando vi, já as aves estavam a dormir e fora do ninho, com apenas um ovo. No entanto, é um facto que a gaiola não é das fechadas dos lados e em cima. Também é um facto que os meus filhos embora não mexam na gaiola porque está alta, de vez em quando andam por ali.

Ficam-me apenas umas duvidas que embora não sirvam para agora, podem servir para o futuro, os tabuleiros não devem ser limpos, desde que altura, apartir do momento em que as aves comecam a fazer o ninho?
Querendo eu passar os ovos para os bengalins, e não tendo experiencia nenhuma, como posso saber que chegou o momento de passar os ovos sem espreitar? A partir do momento que a fêmea não sai mais do ninho?
Peço desculpa pela minha inexperiência.
Cumprimentos

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qua 01 Out 2014, 12:48

Bom dia Rui Leote.
Estavam a dormir fora do ninho porque foram incomodados, como!! Não sei.
Antes que a fêmea comece a pôr novamente vai tapar a gaiola por todos os lados menos na frente com papelão ou outra coisa.
O normal desde que de facto estejam acasalados o macho entra no ninho só saindo para comer, a fêmea enquanto não fizer a postura toda anda mais tempo fora do ninho que dentro, quando finalmente faz a postura e entram em choco, este trabalho é feito pelos dois ou seja, durante o dia vão-se revezando ( um está a chocar e o outro ou come ou estica as penas e pernas, ou defeca e quando vai novamente para o ninho sai o outro) e há noite chocam os dois, é nesta altura que se sabe que a postura está completa, escolhe-se um momento em que os dois estejam fora para se tirarem os ovos (atenção que os ovos não podem ser tocados com os nosso dedos por causa do suor que mata os embriões, tira-se os ovos com uma colher das de café, uma pinça de ovos, ou calça-se umas luvas de borracha)
Se não estiverem acasalados embora a fêmea vá dentro do ninho fazer a postura e o macho aproveita para lhe pular para cima, a fêmea nestes casos não dorme no ninho, só o macho e aí damos uns 7 dias e arriscamos a espreitar a ver quantos ovos têm, (postura normal 6 ovos)
Sim, a partir do momento que começarem a fazer o ninho não se mexe mais na gaiola até que as crias nasçam e tenham uma semana de vida, a partir daí já pode mostrar aos seus filhos porque já não enjeitam com facilidade mas não abusando.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qua 01 Out 2014, 13:56

Boa tarde.
Percebido. Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento.
Abraços

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 02 Out 2014, 09:06

Bom dia Sr. Ferreira,
Gostava só de lhe fazer umas perguntas:
Em relação ao meu caso, efectivamente hoje o macho também não dormiu no ninho, mas tem estado o tempo todo dentro do ninho, posso ter esperança ou retiro tudo, meto o papelão em volta e começo de novo em outro local mais calmo?

Quando em criação podemos ou devemos por a banheira e tirar, todos os dias, 1 vez por semana, ou é preferível não por?

Como é que os machos galam os ovos? O ovo nessa altura já está formado?

Qual o procedimento para ver se um ovo está galado (eu sei, e já me explicou antes como era, com a lanterninha), a questão é mais como faz, retira os ovos do ninho? Ou com a lanterna aponta para os ovos no ninho e vê? Mas se não devemos mexer no ninho, o preferível é nem ver, certo?
Eu sei que com a experiencia, vamos saber o momento certo para tudo, inclusive de ver tudo isto. Mas para quem não tem experiencia, o melhor é não ver sequer, certo?

Desde já o meu obrigado
Abraços

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qui 02 Out 2014, 12:53

Bom dia Rui Leote.
Aproveite e tape a gaiola como lhe expliquei e se tiver sitio onde estejam mais sossegados melhor.
Depois de ter tapado a gaiola, simplesmente mete um pouquinho mais de materiais a um canto para os insectivar, não precisa tirar nada, a não ser que a caixa esteja muito cheia.
Arranje uma lanterna de fechaduras e para se ver, desde que que estejam agarrados aos ovos como lhe expliquei anteriormente, a partir do 4º dia e se encostar a lanterna a um ovo no ninho e se este estiver galado, vê perfeitamente um ponto vermelho (embrião em desenvolvimento), se for ao 5º dia de choco vê o ponto vermelho rodeado de raios de sangue, se for ao 6º já vê o ponto muito maior e assim sucessivamente. Mesmo sem experiência convém verificar pelo menos até ao 7º dia e se não estiverem galados pode-os tirar para começarem nova postura.
Sim, pode meter banheira desde que sejam as que se metem na porta.
Os Goulds galam-se na intimidade do ninho, daí as caixas terem que ser grandes para poderem fazer a plataforma de galação lol!
Os ovos são fecundados quando ainda estão nos ovários, portanto sem casca que é formada quando se desprende do ovário e faz o trajecto até à cloaca.
Para que tenha algum êxito, leia o artigo que mencionei anteriormente

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 02 Out 2014, 13:56

Boa tarde Sr. Ferreira,
Já tinha lido o artigo, no entanto voltei a ler.

Existe algum momento certo para ver se os ovos estão galados (não em relação aos dias), mas por exemplo ao final da tarde (como me tinha dito em relação a troca de ovos)?
Não existe o perigo de abandonarem os ovos ao fazer este procedimento?

Em relação a colocar as anilhas, também não existe o perigo de abandonarem as crias?
Como se faz o anilhamento, retira-se um a um do ninho e anilha-se?

Cumprimentos


ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Qui 02 Out 2014, 19:46

Boa tarde Rui Leote.
Lê por favor o que escrevi numa resposta anterior, está lá explicado quando deves verificar os ovos.
Também disse que a partir de uma semana de vida podes espreitar mas não abusar, foi ou não foi!! é nessa altura que anilhas, (entre 6º e 7º dias de vida) para Goulds, D. papagaio, bengalins, a medida de anilhas é de 2,5mm.
Modo de anilhar. Agarras o pássaro com uma mão mas de modo que as patas e a cauda fiquem para a frente, esticas a pata a anilhar com os dedos mas com o dedo traseiro preso juntamente com a perna e os 3 dedos da frente juntinhos, enfias então a anilha até passar o dedo traseiro e já está. Basta meteres na web anilhar um pássaro e aparece-te montes de exemplos, a única diferença e que aconselho porque podes aleijar a pata é agarrares no pássaro de modo que fique com a cauda para a Frente, assim podes esticar a pata sem o aleijares.
Há ansia de saberes tudo, mas se o pedido de ajuda for em cima do acontecimento não há esquecimento, ainda agora nem postura têm, quanto mais anilhar.
Toma bem nota disto porque não torno a explicar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Qui 02 Out 2014, 23:37

Boa noite sr Ferreira,
Efectivamente já me tinha explicado quando se deve ver se os ovos estão galados.
No entanto a minha pergunta agora era mais direccionada para a altura do dia.
Presumo que deva ser também no final da tarde, pelos mesmos motivos que me explicou da troca de ovos.

Em relação as anilhas, também não era como se faz o anilhamento, esse processo está muito bem explicado no artigo que escreveu. Era se esse processo é feito retirando um a um do ninho e anilhando, para uma pessoa inexperiente, esse processo deve demorar algum tempo.

No entanto tem razão. Se algum dia chegar aí, cá estará, e ca virei eu perguntar.
Obrigado por todos os ensinamentos, pela paciência.
Abraços
Rui leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Ferreira Sex 03 Out 2014, 15:33

Boa tarde Rui Leote.
Penso que lhe disse que se pode verificar os ovos desde que estejam agarrados ao choco aproveitando quando estivessem os dois fora do ninho.
Quanto à hora de anilhamento, como disse a partir de uma semana de vida já não enjeitam às boas, portanto ao 7º dia e há hora que lhe der mais jeito tira a caixa ninho e pode anilhar os pássaros sem problemas.
O tempo critico vai desde que começam a pôr até os filhos terem uma semana de vida.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  ruileote Sex 03 Out 2014, 16:16

Boa tarde,

Muito obrigado pelas respostas.

Abraços
Rui Leote

ruileote

Mensagens : 101
Data de inscrição : 17/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mudanca de ovos para bengalins - Página 2 Empty Re: Mudanca de ovos para bengalins

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos