Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas de saúde dos meus Agapornis

2 participantes

Ir para baixo

Problemas de saúde dos meus Agapornis Empty Problemas de saúde dos meus Agapornis

Mensagem  Helder Oliveira Qua 28 maio 2014, 01:54

Sr. Ferreira,
Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido neste fórum e pela sua disponibilidade em ajudar o pessoal ! Wink
Eu crio Agapornis roseicollis acerca de 2 anos, no primeiro ano tudo correu bem, neste segundo ano as coisas começaram bem, mas apartir da 2ª postura entortaram, pelo que, venho solicitar a sua ajuda ou pelo menos tentar obter a sua opinião acerca dos factos que irei relatar.
Tenho 5 casais em gaiolas de criação + 1 viveiro com 11 crias (3, 4 meses).
Local: Anexo interior com iluminação e ventilação natural através de janela.
Alimentação: Versele Laga Big Parakeets Prestige s/ girassol, NutriBird G 14 Tropical (recentemente), papas da orlux, maçã, algumas verduras de vez em quando (brócolo, cenoura, beterraba e couve.) gritt + bloco salgado e osso de choco.
Higiene: Limpeza c/ lavagem semanal das gaiolas, viveiro e acessórios (comedouros, bebedouros e poleiros), aspiração dia sim dia não do pavimento e estantes de suporte das gaiolas e viveiro. Revisto o chão das gaiolas e viveiro com folha areada e alem disso ainda coloco areia tratada anizada. De referir que todas as gaiolas e viveiro têm grelha de fundo, que impede o contacto direto com o fundo.
Bem, agora os problemas:
Nunca fui apologista de desparasitações, sempre achei que as aves tendo uma boa alimentação e uma boa higienização dos espaços dificilmente teriam problemas.
Não desparasitei nem fiz tratamentos preventivos no ano passado tudo correu normalmente, este ano as coisas começaram a correr mal na 2ª postura.
Digo que correu mal porque comecei a ter varias crias mortas dentro do ovo completamente formadas. De 20 ovos 17 morreram no ovo e 3 vingaram.
Em conversa com um criador foi-me aconselhado fazer tratamento de 7 dias com Tiforine e repetir passado 21 dias, assim fiz o primeiro tratamento (7 dias), depois dei 3 dias o Protexin. Ao 2º dia do Protexin sem que nada o fizesse supor, morre um dos machos reprodutores. Fiquei preocupado e depois disto já todos me pareciam doentes!
Foi então que peguei em duas crias da voadeira e uma fêmea reprodutora que me pareciam mais debilitadas e levei-os a fazer umas analises ás fezes e à traqueia a um veterinário de exóticos.
Dos resultados deu tudo bem, exceto uma das crias que apresentou "Mega bactéria - Fungo" e outras bactérias que só fazendo exame microbiológico se saberia!.  pale
O veterinário, mandou-me fazer o tratamento por 7 dias com o Mycostatin a toda a passarada e ao fim desse tempo repetir o exame fecal e da traqueia à ave que acusou a "Mega" mas disse logo que o tratamento era no mínimo 15 dias.
Pois bem, ao fim de 3 dias de tratamento  uma outra cria começa a definhar, começou a ficar embolada num canto do chão do viveiro (retirei-a para uma gaiola individual) depois começou a ficar com o peito seco, a tremer no poleiro a fazer fezes verde claras liquidas, até que começou a ficar no poleiro do comedouro sempre a dormitar. Como me pareceu ser a famosa " Faca das aves", aconselharam-me a dar o Pijosan durante 5 dias 1 pastilha por 1/2l .
Deixei de dar o Mycostatin às crias que estavam na voadeira e passei a dar o Pijosan. Ao fim do primeiro dia do tratamento a ave morreu.
Entretanto a ave que tinha acusado a "Mega" ontem começou a ter os sintomas da que tinha acabado de morrer (fezes verde claras quase fluorescentes e aquosas, a cloaca suja e com um fio de fezes agarradas às penas que a envolve, embolada, sempre a dormitar e a balancear no poleiro) peguei nela e com uma seringa obriguei-a a ingerir agua com o Pijosan e ao fim da tarde pareceu-me estar melhor, pelo menos estava no comedouro a comer (ou a tentar comer...) noto tb que a quilha está a ficar cada vez mais saliente pelo que estou mesmo a ver que esta vai seguir o caminho da anterior  Crying or Very sad
Tb nem sei se deva fazer a 2ª fase do tratamento do Tiforine (21 dias após o primeiro tratamento)
Outra coisa, alguns dos casais estão agora na 3ª postura e para já a % de crias nascidas aumentou substancialmente.
Se puder dar uma ajuda...
Obrigado
Cump.
Helder Oliveira

Helder Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/05/2014
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de saúde dos meus Agapornis Empty Re: Problemas de saúde dos meus Agapornis

Mensagem  Ferreira Qua 28 maio 2014, 14:52

Boa tarde Hélder Oliveira.
Nem sei como começar Very Happy. A limpeza em excesso é prejudicial porque as aves acabam por perderem defesas naturais e quando são sujeitas a doenças apanham-nas com mais facilidade, a limpeza excessiva também não evita doenças ou parasitas porque na maioria das vezes vêm nos alimentos.    
Primeiro que tudo, retirar esse granulado o mais rápido possível que poderá ter sido o causador pelo menos das infecções bacterianas seguidas de morte, é que esse granulado é feito do bagaço de soja depois de lhe terem extraído o óleo e com o tempo em especial húmido acabam por se estragar.
Pena o Vet. mandar-lhe fazer o tratamento em exclusivo a fungos e não ter receitado nada para o principal problema, as bactérias, as fezes esverdeadas que viu é um dos sintomas específicos da salmonela e e-coli, juntamente a isto é provável que também tenham coccidiose no entanto o que os está a afectar são bactérias.
O tratamento para a coccidiose  já o fez com o Pijosan, agora falta combater o mal principal as bactérias e para isso vai-lhes administrar mas a todos Salmocoli da Zoopan durante 5 a 7 dias seguidos mas fazendo o preparado todos os dias, pois ao fim de 24 horas estão alterados e podem matar.
Quando se administra medicamentos sem serem vitamínicos, nunca se deve administrar de seguida probióticos, vitaminas ou complexos vitamínicos que contenham vitamina da classe-B por eliminar a maioria dos antibióticos, da mesma maneira deve-se retirar todas as fontes de cálcio incluindo o GRIT. Na preparação e administração do antibióticos deve-se utilizar água de PH neutro, caso não se saiba o PH deve-se utilizar água destilada ou desmineralizada
Penso que esteja tudo respondido.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de saúde dos meus Agapornis Empty Re: Problemas de saúde dos meus Agapornis

Mensagem  Helder Oliveira Qua 28 maio 2014, 18:20

Obrigado pela pronta resposta Sr. Ferreira.
Continuo com as seguintes duvidas:
1ª Como tinha administrado o 1º tratamento com o tiforine (7 dias) e na bula prever uma segunda dose após 21 dias, que no caso seria para começar na próxima sexta feira. Acha que devo arrancar com a segunda fase do tratamento?
2ª Como esta semana nasceram algumas crias, aconselha na mesma o tratamento dos pais e consequentemente dessas crias com o Salmocoli e ou com tiforine?
3ª Com a sua resposta, acabo por colocar todos os tratamentos em causa visto que, durante todos os dias dos tratamentos, a passarada teve á disposição Grit + bloco salgado e alguns casais, papa com vitamina. Pelo que percebi acaba por inibir o efeito bactericida dos antibióticos  Mad  será que não seria melhor repetir tudo de novo??
Será que estou a ser redundante e no fundo é esquecer tudo para trás e arrancar com o salmocoli?

Cump.
Hélder Oliveira

Helder Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/05/2014
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de saúde dos meus Agapornis Empty Re: Problemas de saúde dos meus Agapornis

Mensagem  Ferreira Qua 28 maio 2014, 19:01

Boa tarde Hélder Oliveira.
1º- Segundo o que li sobre o Tiforine, é um antibiótico de prevenção e não curativo e dos dois componentes o que poderá fazer algum efeito é a Sulfadimetoxina sódica, já que o Trimetoprim é mais preventivo, não mata as bactérias , daí recomendarem um período bastante grande o que acaba por ser lento e intoxicar, dito isto, deixe de administrar tal coisa.
2º-Aconselho-o a administrar o Salmocoli a todos conforme lhe expliquei anteriormente.
3º-Com efeito mesmo que os tratamentos anteriores fossem eficazes, acabaram por não fazerem efeito devido ao que mencionei anteriormente.
Uma coisa que me esqueci e que também pode ter a ver com o seu problema, a papa que lhes dá. Deve dar papas que estejam dentro da validade, que não apanhem claridade em especial Sol, que estejam em sitio seco e fresco e por ultimo que sejam papas que tenham bastante saída no mercado, é que muitas vezes embora estejam dentro do prazo de validade não têm saída e por isso estão expostas a todo o tipo de coisas em armazenamento. A papa que tem mais saída presentemente é a papa húmida há base de ovo da Witte Molen. Quando der papas, deve dar uma quantidade que as comam no máximo em 2 dias.
Nunca misturar papas com outra coisa em especial outros alimentos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de saúde dos meus Agapornis Empty Re: Problemas de saúde dos meus Agapornis

Mensagem  Helder Oliveira Dom 08 Jun 2014, 21:53

Boas Sr Ferreira,
Realizei o tratamento conforme indicou, a ave que se encontrava mais debilitada recuperou e todas parecem estar bem.
Obrigado pelas dicas. Já agora, aconselha mais algum tratamento ou administração de algum suplemento?
Mais uma vez, muito obrigado.
Cump.
Hélder Oliveira

Helder Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/05/2014
Localização : Paredes

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas de saúde dos meus Agapornis Empty Re: Problemas de saúde dos meus Agapornis

Mensagem  Ferreira Seg 09 Jun 2014, 12:16

Bom dia Hélder Oliveira.
Fico contente por dito que a coisa foi ao lugar.
Passado 2 semanas após o tratamento pode meter novamente as fontes de cálcio e na água de beber pode administrar durante 2 semanas Anima Strath. Sendo, 3 gotas para 100ml de água ou uma colher de café para a mesma quantidade, ou uma colher de sobremesa para 500ml de água, ou uma colher de sopa para 1000ml de água. Não esquecer que a mistura água/vitaminas é para se fazer todos os dias. Uma vez que o Anima Strath é um composto concentrado natural, deve agitar o frasco antes de tirar do frasco.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos