Caturras - Dúvidas iniciais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Caturras - Dúvidas iniciais

Mensagem  Manoel em Qua Fev 26, 2014 9:26 pm

Antes de mais, boa tarde e parabéns por este magnifico forúm que agrega informações fantásticas acerca de aves.

À cerca de duas semanas comprei duas caturras, uma para mim e outra para a minha namorada. Para as criar à mão e serem as pequenas cá de casa.
A procura de informação durante este tempo, e até antes de as comprar, tem sido sem parar, mas agora gostaria de expor algumas dúvidas aqui para tirar nábos da pucara.  Laughing 

Pelo que tenho lido, muito possivelmente temos uma pérola e uma face branca, quanto aos sexos, nada como esperar ou mandar vir o kit de sexagem, certo?
Uma delas, sempre foi um bocado maior, que também pelo que tenho lido deve ser uma semana e pouco mais velha. A senhora que me as vendeu disse que ambas teriam cerca de 25 dias, mas não sei se será bem assim.

A mais desenvolvida descubriu ontem que voava, e agora não quer mais nada. Assim gostaria de saber se já será boa ideia lhe fazer o corte das penas para evitar que ela se magoe nos seus atribulados voos.
Pela desenvolvimento dela acho que já deveria ir comendo sozinha, o que ainda não acontece, só a papa (A21 da nutribird, 3 vezes ao dia). Têm à sua disposição uma massaroca daquelas de sementes pequenas, mas quase nem lhe liga. Outra dúvida: Tenho lido que se deve optar por a alimentação de granulado, uma vez que é totalmente balanceada, etc... Optei por comprar a g14 da nutribird. Terei feito bem? Partimos aos bocados pequenos e tentamos lhe dar. Se for na ponta da seringa com a papa ela até come, mas não tem interesse se lhe a dermos à mão.  Rolling Eyes 

Quanto à mais pequena, está sempre com fome. Come 3 a 4 vezes por dia e até come por vezes os pecados pequenos da ração dada à mão. Mas é bem mais calma e gosta muito do quentinho do ninho e de dormir. Ponderei se estaria doente mas acho que é apenas por ser mais nova, pois na hora de comer e de trepar todo o meu corpo mostra energia.

Estamos a dar uma gota por dia junto à papa de um produto que aconselharam numa loja, que é aminoacidos e vitaminas do complexo-b.

(Ia agr colocar aqui foto das duas, mas o telemovel está marado. Assim que conseguir meto aqui.)  Shocked 

Á partida é tudo, apenas o que mais me preocupa é a questão de se será bom lhe dar apenas o granulado e não as sementes.
Desde já, muito obrigado, e à medida que me forem surgiundo mais dúvidas vou escrevendo.  Very Happy 



Cumprimentos, Manoel Silva

Manoel

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/02/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturras - Dúvidas iniciais

Mensagem  Manoel em Qua Fev 26, 2014 9:40 pm

Ai estão as fotos.  Smile 





Manoel

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/02/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturras - Dúvidas iniciais

Mensagem  Ferreira em Qui Fev 27, 2014 3:22 pm

Bom dia Manuel Silva.
Bem vindo aos Conselhos do Ferreira.
Sou totalmente contra criar-se aves para depois se transformarem num brinquedo para adultos. Sou também totalmente contra a que se cortem as penas guias, para mim é como se cortassem as pernas a um humano, QUE HAJA ALGUÉM QUE ENSINE. Por ultimo, não aconselho de maneira nenhuma a dar esse granulado.
Primeiro porque trata-se de um psitacídeo e não de um galináceo, portanto tem um bico especifico para descascar sementes e fruta e não especifico para engolir as sementes, o que quer dizer que eles antes de comerem tal coisa o roem e portanto nada comem. Por ultimo, isso não é nada mais nada menos que bagaço de soja que foi formado nesse granulado e seco, portanto nada tem de nutrientes.
As caturras assim como todos os psitacídeos de pequeno e médio porte em circunstâncias normais (criados pelos pais) só começam a comer sozinhos a partir dos 45 dias de vida, no entanto, assim que saem do ninho (mais ou menos um mês) e só alimentados pelo pai, começam a mordiscar as sementes por o verem a fazer o mesmo (aprendizagem)

Um abraço, Ferreira
avatar
Ferreira
Admin

Mensagens : 8715
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 69
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Caturras - Dúvidas iniciais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum