MODO DE TRABALHAR COM O MIAVIÁRIO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MODO DE TRABALHAR COM O MIAVIÁRIO

Mensagem  Ferreira em Seg Dez 02, 2013 9:56 pm

Boa tarde a todos os interessados.
A pedido de diversos forenses aqui vai o modo como devem trabalhar com o programa de gestão sem problemas.
1º- Quem não tenha a data no seu PC há portuguesa (dd-MM-aaaa) devem-na alterar, caso contrário ou não aparecem ou aparecem atrofiadas as datas. para isso têm que ir ao PAINEL DE CONTROLO e ALTERAR a DATA para dd-MM-aaa.

2º- recebem e instalam o programa em português. Depois de instalado reiniciam o PC, depois de reiniciado clicam no símbolo do Miaviário no painel para abrir, aí vai aparecer uma página onde pede para meterem um código e uma password provisórios, metem o código 01 e password 1 e abre-se o programa.

3º- Com o programa aberto vão clicar em CONTROL de UTILIZADORES (fica no cabeçalho do lado esquerdo), vai aparecer um rectângulo onde vão meter um CÓDIGO vosso com 2 NÚMEROS, o VOSSO NOME, UMA PASSWORD vossa (mínimo 5 letras),clicam em SUPERVISOR e MOSTRAR AVISO DE POSTURAS para aparecer um visto, de seguida clicam em GRAVAR.
 Clicam em SEGUINTE e vai aparecer os códigos provisórios cedidos pelo Paco, clicam em cima dos vistos SUPERVISOR e MOSTRAR AVISO DE POSTURAS (para saírem os vistos) e de seguida clicam em APAGAR e em SAÍDA (para saírem da página, desta maneira e a partir desse momento o programa é totalmente vosso e de cada vez que entrarem no programa é com os vossos códigos que entram.

4º- De seguida clicam em AVIÁRIO (cabeçalho) aí vão preencher os vossos dados. onde diz NUMERO DE DIAS PARA VERIFICAR OVOS metem 5, NUMERO de DIAS PARA o NASCIMENTO metem 16 (Nº de dias que levam a nascer se for com bengalins) para anilhar metem 7. se quiserem meter os dados dos ovos automaticamente assinalam o visto na quadricula, isto a partir de se meter a data do primeiro ovo, no entanto aconselho a meterem as posturas em manual, primeiro para vos dar entusiasmo e segundo porque têm que apagar ovos a mais e emendar a o ano. Em calcular até ao ovo metem o máximo de ovos que mete cada espécie (exemplo, Goulds 8, mandarins 6, D.papagaio 5) NUMERO DE DIAS PARA SEPARAR FILHOS METEM 45. Se quiserem meter fotos assinalam um visto. Permitir letras no Nº da anilha metem um visto (basta clicarem em cima na quadricula). ANO DE CRIAÇÃO. metem sempre o ano seguinte uma vez que nos exóticos as época de criação é por épocas e não por anos ou seja, exemplo começa no ano de 2013 e acaba no ano de 2014, de seguida clicar em fim. NÃO ESQUECER QUE DE CADA VEZ QUE METEREM DADOS TÊM SEMPRE QUE CLICAREM EM GRAVAR.

5º-  De seguida clicam em CRIADORES, aqui vão meter os vosso dados conforme pede o programa assim como os dados de antigos donos das aves que têm e clicar em GRAVAR e FIM.

6º- De seguida clicam em DENOMINAÇÕES e vão meter as classes e denominações de todas as espécies de aves que têm ou venham a ter.(Como em Portugal há duas Federações e qual delas a mais complicada nas classes e denominações e como o programa pede, vão meter as Internacionais (C.O.M.) que podem tirar aqui (LISTA de CLASSES    http://mundial2010.fonp.pt/Mundial.htm (como muitas denominações são maiores e não cabem no espaço, abreviam de modo que percebam( exemplo, Diamante Gould peito branco cabeça vermelhar, (abreviado D.G. Peito branco cab. verm. ou D.G. P. branco cab. vermelha) (não esquecer de clicarem em gravar).

7º- De seguida clicam em FICHA de PÁSSAROS, aqui já é quase tudo automático, para meterem o Nº de criador basta clicarem no símbolo amarelo que está a seguir e aparece todos os criadores registados, fazem duplo clique em cima do nome ou Nº do criador e passa automaticamente os dados. O Nº da anilha como é a primeira vez têm que a meter há mão assim como todos os dados em que não aparece o tal símbolo como irá aparecer novamente por exemplo nas denominações. Não esquecer de assinalarem o visto de pássaro no AVIÁRIO, caso contrário depois não lhes vai aparecer. caso saibam os genes do pássaro metem, se não souberem metem o que lhes está há vista (exemplo as cores do pássaro- Clássico cab. vermelha).
Se souberem os dados dos pais metem, caso não saibam não é obrigatório meterem.
QUANDO TIVEREM TUDO A FUNCIONAR OS DADOS DOS FILHOS PASSAM AUTOMÁTICAMENTE
CASO LHES MORRA UM PÁSSARO NÃO SE ESUEÇAM DE TIRAR O SINAL DE VISTO PARA DEPOIS NÃO LHES APARECER. (embora depois esse pássaro deixe de aparecer, mas aparece sempre dados dele em referência a filhos, netos etc. na arvore genealógica e na ficha individual dos pássaros.
Para saberem do que se trata os símbolos que estão no cabeçalho e para que servem, basta passarem com o cursor por cima.

8º- De seguida clicam em CASAIS, (PRIMEIRA COISA A FAZEREM É NUMERAREM AS GAIOLAS). onde diz NUMERO de ACASAL metem o Nº da gaiola (exemplo 0001 ou 0015), onde diz NUMERO DE ASALAMENTO METEM 01. (se por ventura lhes morrer um membro de um casal da respectiva gaiola e meterem outro a substituírem o morto, tem que meter NUMERO DE ACASALAMENTO 02 e assim fica o registo de todos os filhos registados da mesma gaiola embora uns sejam filhos de por exemplo de mães diferentes mas do mesmo pai.
O resto basta seguirem as instruções do que está escrito. Para registarem os ovos convém terem a postura completa e contarem para trás os dias conforme a quantidade de ovos, por exemplo a postura foi de 3 ovos, como hoje é 02-12-2013, na casa do 3º ovo metem a data de 02-12, no 2º ovo metem 01-12, e no 1º ovo metem 30-11. Penso que compreendem bem isto. Não esquecer de gravarem onde diz GRAVAR DADOS DA POSTURA.

9º-PARA METEREM FOTOS, INSTALAR OS PROGRAMAS DE ETIQUETAS E OUTRAS COISAS, CASO NÃO COMPREENDAM, OU ATÉ MESMO O QUE ESCREVI ENTREM EM CONTACTO COMIGO MAS DE PREFERÊNCIA POR TELEFONE (265891517)

Um abraço e beijinhos, Ferreira
avatar
Ferreira
Admin

Mensagens : 8715
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 69
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum