Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

2 participantes

Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Rui Dom 29 Set 2013, 14:45

Boa tarde

Tenho um gaiola muito grande onde tenho alguns periquitos, a duas semanas duas fêmeas estavam no poleiro e subitamente caíram mortas, passadas mais 3 dias encontrei outra morta e ontem morreu outra e estava já outra morta dentro do ninho possivelmente a mais dias.
Hoje fui dar com outra muito fraca no chão sem força nas patas sempre a dormir a fazer diarreia preta com a respiração um pouco anormal.
Gostaria de saber se me podem ajudar no que devo fazer pois é um pouco estranho só as fêmeas estarem a morrer, os outros aparentam estar de boa saúde a comida é sempre comprada no mesmo sitio a agua é de um furo também sempre a mesma.
Como a gaiola tem cerca de 5m de diâmetro e 4 de altura tenho também 5 codornizes no fundo da gaiola todos se dão bem isso pode ter alguma influencia?

cumprimentos Rui Dias

Rui

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Re: Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Ferreira Dom 29 Set 2013, 15:01

Bom dia Rui Dias.
O mais certo é ser um surto de coccidiose.
Tens que fazer uma limpeza a fudo no aviário e na água de beber administras isto. http://www.goldpet.pt/produto/1842/coccimir-po-50gr
Enquanto durar o tratamento tirar tudo o que seja cálcio.
Na mistura em vez de utilizar água normal utilizar água destilada.
A seguir ao tratamento nada de administrar Complexo-B porque corta o efeito do medicamento.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Re: Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Rui Dom 29 Set 2013, 18:37

boa tarde

Desde já obrigado pela sua ajuda, gostaria de saber mais precauções que devo ter e que tipo de vitaminas alimentação devo dar aos periquitos visto não ter muitos conhecimentos de aves e como tenho periquitos a pouco tempo não sei muito bem qual a melhor maneira de proceder?
Em relação a agua do furo não fiz analises dai não saber se tem muito calcário ou não isso pode ter interferências?

Abraço Rui

Rui

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Re: Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Ferreira Seg 30 Set 2013, 12:09

Bom dia Rui.
Para já penso que a água do furo nãos os prejudique a não ser que esteja inquinada, mas enquanto os estiver a tratar com o medicamento que aconselhei tem que ser diluído em água destilada.
Quanto ao resto.
Alimentação, mistura para periquitos mas por cada quilo misture mais 100g de aveia descascada, dar de vez enquanto uma verdura e fruta.
Que tenham sempre um comedouro com GRIT.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Re: Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Rui Sex 18 Out 2013, 17:18

Boa Tarde,
Fiz o tratamento conforme recomendou. Entretanto morreram mais 2 fêmeas, já depois de ter efectuado o tratamento.
Tenho uma fêmea a Vomitar e 2 ficam com os ovos presos. O que devo fazer? Entretanto já mandei as 2 fêmeas que morreram fazer a autopsia e até agora ainda não tive resposta.

Rui

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Re: Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Ferreira Sex 18 Out 2013, 17:55

Boa tarde Rui.
A partir do momento que já estejam afectados mais para lá do que para cá é sempre difícil.
Ficarem com os ovos retidos tanto tem a ver por estarem afectadas ao ponto de não terem força para os expulsarem como falta de cálcio no organismo.
Logo assim que souber do resultado diga-me qualquer coisa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Re: Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Rui Sex 18 Out 2013, 18:09

Boa tarde, E é normal serem só as fêmeas? Outra das coisas que reparei foi que tenho uma árvore do lado de fora da gaiola (um chorão) reparei que tem picado as folhas poderá ser essa a razão? cumprimentos Rui

Rui

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Re: Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Ferreira Sex 18 Out 2013, 19:26

Boas novamente Rui.
Também pensei em envenenamento, mas se fosse eram também machos que morriam.
Antigamente era da casca do salgueiro (chorão) que se combatia todo o tipo de dores de cabeça e febres, mais tarde depois de destilada chegaram a que é hoje a aspirina (ácido salicílico). não sei até que ponto as folhas poderão fazer mal uma vez que é uma planta que transporta uma bactéria e um fungo que afecta os salgueiros, mas é como digo, se lhes fizesse mal, também morriam machos.
Sim, as fêmeas em caso de doença morrem mais que os machos por serem mais frágeis e terem um desgaste superior.

Um abraço, Ferreira.
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11825
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda Empty Re: Em duas semanas morreram 5 periquitos fêmea ajuda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos