Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética - Muda - Diamantes Gould

3 participantes

Ir para baixo

Genética - Muda - Diamantes Gould Empty Genética - Muda - Diamantes Gould

Mensagem  Luís Gomes Dom 21 Jul 2013, 23:44

Caro Sr. Ferreira,

Já lá vão alguns meses desde a minha última participação, mas como tudo tem corrido bem com a saúde dos meus Gould não o tenho aborrecido. Continuo sem perdas, e com 60 crias de 5 casais em criação acho que correu muito bem para primeiro ano "a sério" Very Happy Obviamente que o amigo Ferreira contribuiu em muito para este processo de aprendizagem.

Agora que estou na fase de selecionar as aves que quero para mim, pedia-lhe ajuda no seguinte:

1. Um dos casais criadores eram ambos clássicos de cabeça vermelha, mas a maior parte dos filhos saiu com peito branco, variante que de facto não gosto nada!
- Tal deve-se a algum elemento deste casal ter pais com peito branco?
- Se escolher algum filho deste casal que tenha peito roxo ainda há o risco dos filhos saírem com peito branco (neste caso os netos do casal que referi)?

2.  Interrompi a criação em Fevereiro, porém tenho cerca de 20 aves que praticamente não começaram a muda, algumas das quais das primeiras ninhadas. Será que tal se deve ao facto do sítio onde os tenho não ter grandes oscilações térmicas entre o inverno e o verão (min: 15º e máx: 25º)? Há quem refira que é o aumento forte da temperatura que induz a muda.

3. Desde muito cedo (Abril/Maio) que tenho fêmeas a porem ovos no fundo da gaiola e estou a falar de fêmeas novas nascidas já depois de Outubro.
- É normal?
- Acha que quando começar a época da reprodução estarão em condições de criarem?

Um abraço e mais uma vez obrigado,

Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - Muda - Diamantes Gould Empty Re: Genética - Muda - Diamantes Gould

Mensagem  Joel Araújo Sex 16 Ago 2013, 15:47

Boa tarde Luis Gomes,
na ausencia do ferreira vou ajudar-te!!

1- sim para sair peitos brancos,os pais ou avos dessas aves eram de peito branco(isto por terem saido tantos peitos brancos),mas sabes que tambem podem ir buscar cores a 5 gerações!

Se escolheres algum filho desses, existe uma probabilidade de 50% de sairem peitos brancos!!

2- se ainda nao mudaram,vais ter de lhes estimular a muda,dando 3 dias seguidos de aminovi-l de 15 em 15dias. Mas como ja passa um mes do teu topico,ja devem ter mudado.Senao mudaram avise urgente!! Sabes que sao aves de origem australiana e gostam mais de calor do que frio!!

3-Sim as vezes acontece,pois amadureceram muito depressa,mas nao te preocupes que criam na mesma!:-)


Espero ter sido util....

Cumprimentos
Joel Araujo
Joel Araújo
Joel Araújo

Mensagens : 81
Data de inscrição : 29/06/2010
Idade : 42
Localização : Santa Maria da Feira

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - Muda - Diamantes Gould Empty Re: Genética - Muda - Diamantes Gould

Mensagem  avilandiapt Ter 20 Ago 2013, 11:24

Olá,

sim para sair peitos brancos,os pais ou avos dessas aves eram de peito branco(isto por terem saido tantos peitos brancos),
Não obrigatoriamente. A única certeza que se tira dai é que ambos os pais são portadores de peito branco. Podem não ter tido sequer uma única ave de peito branco (visual) em toda a linhagem anterior. Serem portadores filhos de peito branco ou de portadores ou apenas de 1 portador não influencia nascerem mais ou menos.
O facto de achares que são "muitos" é apenas coincidência em relação ao tamanho da amostra em termos estatísticos.

Se escolheres algum filho desses, existe uma probabilidade de 50% de sairem peitos brancos!!
Os filhos que não sejam peito branco podem ou não ser portadores. O problema é que não se identificam quais são e quais não são até que criem (e mesmo assim depende do casal).
Caso sejam portadores de peito branco, a probabilidade de nascerem peito branco depende de com que ave são acasalados.
Portador x peito branco = 50% (mas com todos os clássicos a serem portadores)
Portador x Portador = 25% (mas com outros 50% dos clássicos a serem também portadores)
Portador x não portador = 0% (mas com 50% destes clássicos a serem também portadores)

mas sabes que tambem podem ir buscar cores a 5 gerações!
Isso é um "mito" dos criadores que aparece "escondido" nas probabilidades. Podem ir buscar genes recessivos (escondidos...) a 5, 50 ou 5000 gerações. Esse é um dos problemas de trabalhar mutações recessivas e coisas que não se vêm. Podem lá andar geração após geração sem nunca se dar por isso.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - Muda - Diamantes Gould Empty Re: Genética - Muda - Diamantes Gould

Mensagem  Joel Araújo Ter 20 Ago 2013, 15:57

Peço desculpa,
mas após ver a sua publicação, conversei com vários criadores incluindo o Sr. Ferreira (pessoas com muito mais anos de criação), e discordamos por completo da sua resposta ao tópico!! A excepção de quando fala dos portadores e percentagens!!

Não entramos em pormenores, mas so dizemos que bate certinho e temos programas dos pais e avos e tetravos e ..... e bate sempre certo!!

Achamos que "este tópico é de pura LATA de vendedor"..... Não leve a mal, pois isto é uma discussão amigável!!Very Happy Very Happy 

JA agora se tiver site de vendas de produtos, ponha aqui o link e ajudamos o pessoal e ajudamos a si!!


Abraço e Boas Vendas
Atenciosamente
Joel Araujo
Joel Araújo
Joel Araújo

Mensagens : 81
Data de inscrição : 29/06/2010
Idade : 42
Localização : Santa Maria da Feira

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - Muda - Diamantes Gould Empty Re: Genética - Muda - Diamantes Gould

Mensagem  avilandiapt Ter 20 Ago 2013, 16:37

Olá,

Joel, vamos lá ver se nos "entendemos" em relação a "latas de vendedor" porque uma coisa que não gosto é de bocas e meias palavras.
Não refiro por norma aqui no fórum (apesar do Sr. Ferreira já o ter até permitido) nem em outros fóruns produtos, especialmente sendo da marca com que trabalho. Portanto esse tipo de comentários é escusado e de quem não me conhece minimamente (e o Sr. ferreira conhece, pessoalmente, pelo que vou ignorar a parte dos "muitos anos de criação"). De qualquer forma não vejo no que isso tenha sequer a ver com questões de genética, mas adiante...
Aliás, por vezes deixo passar "disparates" só para não entrar neste tipo de "discussões amigáveis".

Não concordarem é sempre algo que vos assiste e que respeito. Contudo, isso não significa que tenham razão.
Uma ave portadora de caracteres recessivos pode passar e passa esse caracter, de forma independente, a 50% da sua descendência. Se quiserem discutir o facto de, após 5 gerações, a "probabilidade de o ter recebido" ser baixa, certo e estamos a falar de outra coisa, mas "baixa" não é zero... Portanto, podem ser passados à descendência em limite puramente matemático ao infinito de gerações. Na verdade, com apenas 5 gerações esse valor seria de 0,5^5=3,125% o que até nem é assim tão baixo como isso em termos de genética... Se te quiseres entreter, basta leres um bocadinho sobre filogenética evolutiva para perceberes que hoje em dia algo que se faz é precisamente comparar padrões genéticos (e genes) com os que se existiam há milhares de anos (portanto um bocadinho mais de 5 gerações) e perceber de onde surgiram.

Ou seja, "trocando por miúdos" mais práticos, se tiveres uma ave portadora de algo recessivo, que podes nem saber que o é, essa vai passar a 50% dos filhos. Desses filhos, os tais 50% que são portadores passam a 50% dos seus filhos e por ai fora... Ou seja, podem nunca ter sido acasalados com outra ave pura (ou no mínimo portadora que seria o necessário a poderem produzir uma cria visual) ao longo de 5, 10 ou 5000 gerações e o gene ainda lá andar pelo meio. Da mesma forma que podes ter 2 portadores, tirar 200 crias e nunca nascer uma pura... É que 25% é meramente um valor "teórico", o acontecer ou não já implica uma discussão de estatística e probabilidades. (que é uma parte central da genética por acaso...)
Se queres(em) perceber tudo bem, se queres(em) continuar com essa ideia, tudo bem na mesma. Para mim é igual e só corrigi/esclareci porque pode induzir outros no mesmo erro/mito. Se quiserem perceber, tudo bem, se não querem perceber e vão dizer o mesmo a outra pessoa daqui a meia dúzia de tópicos, por mim tudo bem na mesma.

Só como "brincadeira", o que estamos a falar/discutir aqui é, como costumamos dizer nas coisas que faço, "genética de chinelo de andar por casa". É genética mendeliana daquela tão simples, mas tão simples, que quem trabalha nestas coisas praticamente nem lhe liga como sendo genética. Mas se houver dúvidas não me custa nada tentar esclarecer.

Cumprimentos,
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - Muda - Diamantes Gould Empty Re: Genética - Muda - Diamantes Gould

Mensagem  Joel Araújo Ter 20 Ago 2013, 17:31

Boas Ricardo,
sendo assim acho que já existe uma consideração pelo que escreveste!!Very Happy  Pois sabes que muita gente manda para aqui uns disparates e que não percebe nada!!
Assim ja percebi onde querias chegar, pois se leres bem o que escreveste antes qualquer um ficava com duvidas( desde que seja criador a sério) e não o criador banal!!Smile 

Quanto aos produtos manda o link da pagina, pois estou temporariamente responsavel pelo forum, durante algum tempo!! Pois o Sr. Ferreira deu autorização!!
Se quiseres não enviar o link, vamos enviar links de pessoas que nem sequer estão registadas aqui!! E a dar é a quem ajuda tambem!!

Desde já agradeço a ajuda que possas dar no que perceberes pois existem sempre muitos tópicos para responder, e eu só crio exóticos!!Very Happy Very Happy 

Respeitosamente
Joel Araujo
Joel Araújo
Joel Araújo

Mensagens : 81
Data de inscrição : 29/06/2010
Idade : 42
Localização : Santa Maria da Feira

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - Muda - Diamantes Gould Empty Re: Genética - Muda - Diamantes Gould

Mensagem  avilandiapt Sex 23 Ago 2013, 23:33

Olá,

Joel, agradeço a oferta mas não misturo as coisas. Cada um interpreta e faz os juízos como entender mas a minha participação em fóruns já vem de há muitos anos, aliás antes de existirem fóruns, quando se criaram dos primeiros sites e listas de discussão sobre aves em português. Se algum dia decidir participar em fóruns de outra forma, e sobre os produtos em particular, não tenho problema nenhum de o fazer abertamente em nome da marca/empresa e não a nível pessoal.
Publicidade "escondida" ou gratuita é coisa que não tem nada a ver comigo e se fosse esse o meu objectivo não era desta forma certamente que participava e comentava.

Acho que a consideração e credibilidade pelo que os outros dizem (ou escrevem), sobretudo com pessoas que não conhecemos, deve vir da forma como interpretamos e respeitamos os outros e não de "galardões" ou títulos.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - Muda - Diamantes Gould Empty Re: Genética - Muda - Diamantes Gould

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos