Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Considera-se uma pessoa 'Serinus Mozambicus'?

Ir para baixo

Considera-se uma pessoa 'Serinus Mozambicus'?  Empty Considera-se uma pessoa 'Serinus Mozambicus'?

Mensagem  Condessa Seg 04 Out 2010, 16:17

Considera-se uma pessoa ‘Serinus mozambicus’?

Por: Andrea Melo (aprendiz de criadora de Canários de Moçambique)

Estamos em outubro de 2010. O Passaril Real (www.passarilreal.com), pela primeira vez, pôs à venda alguns dos seus preciosos tesouros: os seus Canários de Moçambique (Serinus mozambicus).
Até então, tínhamos vendido apenas (e muito relutantemente) uma fêmea de Canário de Moçambique do ano 2008 a um senhor do Porto. Esta venda foi feita no ano de 2009. Porque é que nós não iniciámos a venda das nossas aves há mais tempo? Simples: não queríamos nos desfazer delas, e não acreditávamos que alguém fosse capaz de cuidar delas melhor do que nós. Assim, foram ficando. Só que o número de aves aumentou exponencialmente (claro) e este ano chegámos à conclusão que teríamos de vender algumas crias. E lá foram elas, para novos lares, alegrar pessoas que consideramos serem capazes de dar-lhes o que eles precisam para serem felizes, e principalmente, pessoas que os merecem. Sim, porque os Canários de Moçambique são especiais.
Temos estado a reflectir sobre as consequências de se vender seres vivos, mais especificamente, os Canários de Moçambique (Serinus mozambicus). Portanto, é sobre a aquisição e posse destas aves que vamos tratar, neste texto.
A escassez de Canários de Moçambique em Portugal tem razão de ser. Primeiramente, este facto prende-se com a proibição da sua importação, desde há alguns anos. E segundo, tem a ver com a dificuldade de criação desta espécie, à qual quase nenhum criador se dedicou.
Relativamente à importação dos Serinus mozambicus, não temos nada a dizer contra. Já quanto à sua criação, poderemos falar exclusivamente da nossa experiência, ou seja, toda a informação de que dispomos é estritamente empírica e foi adquirida ao longo de três anos de criação, fruto dos nossos erros e acertos na tentativa de reproduzir esta espécie maravilhosa. E a nossa experiência diz-nos que para se criar canários de Moçambique (ou para se juntar um macho e uma fêmea desta espécie, mesmo que seja só por ‘graça’, sem intenções de as vender) são necessários alguns ‘atributos’ por parte das pessoas que o fazem. Definitivamente, não é qualquer pessoa que tem capacidade para possuir estas aves, muito menos para as reproduzir. Vamos citar 11 dos principais ‘atributos’ que julgamos que uma pessoa deve ter, para juntar um casal de Serinus mozambicus ou para tentar a sua reprodução de forma menos amadora.
1. Paciência
2. Persistência
3. Paciência
4. Persistência
5. Paciência
6. Persistência
7. Paciência
8. Persistência
9. Paciência
10. Persistência
11. Disponibilidade de tempo
Esta é a fórmula mágica para se ‘juntar um casalinho’ ou para criar os mozambicus em cativeiro. Não há segredo, para além dos já conhecidos, que já divulgámos no nosso site, e que estão descritos na literatura sobre estas aves, em livros ou na Net. Os atributos são estes, e não é preciso nada mais.
Assim, a você, que quer um casal, ou uma ave desta espécie para fazer par com a sua, deixo-lhe uma pergunta: Considera-se uma pessoa com o perfil ‘Serinus mozambicus’?
Vejamos:
1. Encontram-se exemplares anilhados de Canários de Moçambique por um preço baixo. Pode ser. Mas tenha o cuidado de ver se estão anilhados e tenha cuidado com o tamanho da anilha! Se não for anilha oficial (fechada, de medida 2.5, com impressão do ano de nascimento da ave e STAM do criador), nada lhe garante a procedência ou a idade da ave. Se para si um Canário de Moçambique é muito ‘caro’, deixe-o onde ele está.
2. Ter Canários de Moçambique é o mesmo que ter Canários Comuns, por exemplo. Mentira. Só para citar um factor: a comida dos Canários de Moçambique é totalmente diferente da comida dos Canários Comuns (se não sabe isso, precisa estudar muito sobre a espécie antes de adquirir o seu Moçambique). O temperamento dos Canários de Moçambique não roça, nem de longe, o dos Canários Comuns. E por aí vai.... Canários Comuns são fofos, mansos e lindos. Canários de Moçambique são exóticos, temperamentais e lindíssimos.
3. Os Canários de Moçambique são difíceis de criar. Verdade. O comportamento dos machos desta espécie, que são extremamente temperamentais, é determinante para o sucesso da criação. Se você não tiver como ‘dar a volta’ a estes comportamentos, muito dificilmente conseguirá uma única cria que seja. E daquilo que é a nossa experiência na criação destas aves em cativeiro, até hoje NENHUM macho, por melhor que seja (e todos os nossos machos são espectaculares), apresentou um comportamento ‘regular’ o tempo todo. Às vezes portam-se bem, mas na maioria absoluta das vezes, portam-se mal.
4. Os Canários de Moçambique criam quando querem. Verdade. A altura da sua reprodução corresponde ao Outono-Inverno no Hemisfério Norte, e por isso deve-se juntar os casais no início de Setembro. No entanto, tanto podem começar desde logo a apresentar comportamentos típicos da época de reprodução, como podem fazê-lo apenas lá para os fins de Novembro, por exemplo. Eles é que ditam quando é que querem iniciar a criação. A nós cabe: observar e esperar.
5. Os Canários de Moçambique exigem disponibilidade de tempo, para que se consiga criá-los com sucesso. Verdade. Se você não tem tempo para os pássaros, ou nem sequer sabe o que significa ter um pássaro, não adquira um Canário de Moçambique, porque você vai se apaixonar por ele, depois vai querer dar-lhe uma companheira, e aí começarão os seus problemas.... se é uma pessoa cujo tempo livre é escasso ou inexistente, compre um canário de loiça, ponha-o na estante e de vez em quando olhe para ele e faça ‘piu-piu’! Deixe os Canários de Moçambique em paz.
6. Os Canários de Moçambique são mais felizes se tiverem um par. Pode ser. É muito agradável vê-los juntos, namorarem, darem comida um ao outro, criarem, baterem-se, picarem-se, atracarem-se no fundo da gaiola...... opssssss! Pois tal como já disse, são aves muito temperamentais. Se você tem um macho ou uma fêmea, e quer arranjar-lhe um par, pense bem. É que uma vez o casal formado, vai haver de tudo, inclusivamente pancadaria. Mas eles são felizes assim.
7. O macho deixa de cantar quando se junta com uma fêmea. Eventualmente. O macho canta por dois motivos: para impressionar a fêmea e para desafiar outro(s) macho(s). Se você só tem UM macho, e lhe juntar uma fêmea, ele possivelmente irá deixar de cantar da forma como cantava antes assim que conseguir acasalar. Portanto, se você tem um macho, gosta do seu canto (eles cantam lindamente!), e quer mantê-lo a cantar da mesma maneira, tem duas hipóteses: não lhe arranja uma ‘esposa’ e deixa-o sozinho, ou forma pelo menos dois casais, pora que os machos se desafiem mutuamente (em gaiolas diferentes, obviamente). 
8. Para criar Canários de Moçambique é necessário espaço. Verdade. Veja bem: você vive melhor num T4 ou num T0? Está respondida a sua pergunta? Há quem consiga criá-los em gaiolas pequenas, mas nós optámos por criá-los e em gaiolas de 1m e mantê-los (as crias e os que não estão a criar) em viveiros. Sempre é mais confortável e saudável para as aves.
9. Não se pode ter dois machos adultos juntos no mesmo espaço. Verdade, na maioria das vezes. Na nossa experiência, os juvenis podem ser mantidos juntos (inclusivamente de machos adultos, mas aqui é preciso ter muita cautela) até que atinjam a maturidade sexual. A partir daí, já se corre o risco de haver brigas e mortes. Os machos adultos reprodutores não devem, de forma alguma, ficar juntos, mesmo fora da época de criação. Não é aconselhável. Portanto, para criar os Mozambicus é preciso ter uma certa logística em mente. Você tem espaço e logística para manter vários machos ao mesmo tempo separados, sem ser em gaiolinhas de 10X10X10cm?
10. Canários de Moçambique são barulhentos. Verdade. Os machos cantam feito uns desalmados, e as fêmeas também! Se juntarmos muitos deles, os ouvidos sofrem, e os vizinhos podem reclamar.
11. Canários de Moçambique fazem sujeira. Claro! Se quer um animal que não faça sujeira, compre um peluche!
Bem, penso que esta lista exemplifica claramente do que se trata a aquisição e manutenção de Canários de Moçambique. Não é nossa intenção desencorajá-lo na aquisição destas maravilhosas aves. Mas também não é nossa intenção entregar uma das nossas aves a si, se você não é uma pessoa adequada para ter um Serinus mozambicus.
Se você não tem: tempo, espaço, algum dinheiro para gastar nesta ‘empreitada’, paciência, persistência, e especialmente, AMOR a esta espécie, por favor, não adquira estas maravilhosas aves. Canários de Moçambique não são comparáveis a Canários Comuns, em nenhum aspecto. Não se meta com eles, se não sabe exactamente o que está a fazer, ou se sabe mas não tem tempo para eles. Canários de Moçambique são muito activos, curiosos, ruidosos, brigões, lambões (experimente um dia ver um Canário de Moçambique comer maçã, por exemplo), fogosos, extremamente energéticos (e precisam descarregar esta energia), comem bichos vivos (tenébrios - arghhhhhhhhhhhhhhhh), e são capazes de fazer uma pessoa muito feliz. Mas em mãos erradas, podem tornar-se um pesadelo.
Então, é uma “Pessoa Serinus mozambicus” ou não?
[url=Considera-se uma pessoa ‘Serinus mozambicus’? Por: Andrea Melo (aprendiz de criadora de Canários de Moçambique) Estamos em outubro de 2010. O Passaril Real (www.passarilreal.com), pela primeira vez, pôs à venda alguns dos seus preciosos tesouros: os seus Canários de Moçambique (Serinus mozambicus). Até então, tínhamos vendido apenas (e muito relutantemente) uma fêmea de Canário de Moçambique do ano 2008 a um senhor do Porto. Esta venda foi feita no ano de 2009. Porque é que nós não iniciámos a venda das nossas aves há mais tempo? Simples: não queríamos nos desfazer delas, e não acreditávamos que alguém fosse capaz de cuidar delas melhor do que nós. Assim, foram ficando. Só que o número de aves aumentou exponencialmente (claro) e este ano chegámos à conclusão que teríamos de vender algumas crias. E lá foram elas, para novos lares, alegrar pessoas que consideramos serem capazes de dar-lhes o que eles precisam para serem felizes, e principalmente, pessoas que os merecem. Sim, porque os Canários de Moçambique são especiais. Temos estado a reflectir sobre as consequências de se vender seres vivos, mais especificamente, os Canários de Moçambique (Serinus mozambicus). Portanto, é sobre a aquisição e posse destas aves que vamos tratar, neste texto. A escassez de Canários de Moçambique em Portugal tem razão de ser. Primeiramente, este facto prende-se com a proibição da sua importação, desde há alguns anos. E segundo, tem a ver com a dificuldade de criação desta espécie, à qual quase nenhum criador se dedicou. Relativamente à importação dos Serinus mozambicus, não temos nada a dizer contra. Já quanto à sua criação, poderemos falar exclusivamente da nossa experiência, ou seja, toda a informação de que dispomos é estritamente empírica e foi adquirida ao longo de três anos de criação, fruto dos nossos erros e acertos na tentativa de reproduzir esta espécie maravilhosa. E a nossa experiência diz-nos que para se criar canários de Moçambique (ou para se juntar um macho e uma fêmea desta espécie, mesmo que seja só por ‘graça’, sem intenções de as vender) são necessários alguns ‘atributos’ por parte das pessoas que o fazem. Definitivamente, não é qualquer pessoa que tem capacidade para possuir estas aves, muito menos para as reproduzir. Vamos citar 11 dos principais ‘atributos’ que julgamos que uma pessoa deve ter, para juntar um casal de Serinus mozambicus ou para tentar a sua reprodução de forma menos amadora. 1. Paciência 2. Persistência 3. Paciência 4. Persistência 5. Paciência 6. Persistência 7. Paciência 8. Persistência 9. Paciência 10. Persistência 11. Disponibilidade de tempo Esta é a fórmula mágica para se ‘juntar um casalinho’ ou para criar os mozambicus em cativeiro. Não há segredo, para além dos já conhecidos, que já divulgámos no nosso site, e que estão descritos na literatura sobre estas aves, em livros ou na Net. Os atributos são estes, e não é preciso nada mais. Assim, a você, que quer um casal, ou uma ave desta espécie para fazer par com a sua, deixo-lhe uma pergunta: Considera-se uma pessoa com o perfil ‘Serinus mozambicus’? Vejamos: 1. Encontram-se exemplares anilhados de Canários de Moçambique por um preço baixo. Pode ser. Mas tenha o cuidado de ver se estão anilhados e tenha cuidado com o tamanho da anilha! Se não for anilha oficial (fechada, de medida 2.5, com impressão do ano de nascimento da ave e STAM do criador), nada lhe garante a procedência ou a idade da ave. Se para si um Canário de Moçambique é muito ‘caro’, deixe-o onde ele está. 2. Ter Canários de Moçambique é o mesmo que ter Canários Comuns, por exemplo. Mentira. Só para citar um factor: a comida dos Canários de Moçambique é totalmente diferente da comida dos Canários Comuns (se não sabe isso, precisa estudar muito sobre a espécie antes de adquirir o seu Moçambique). O temperamento dos Canários de Moçambique não roça, nem de longe, o dos Canários Comuns. E por aí vai.... Canários Comuns são fofos, mansos e lindos. Canários de Moçambique são exóticos, temperamentais e lindíssimos. 3. Os Canários de Moçambique são difíceis de criar. Verdade. O comportamento dos machos desta espécie, que são extremamente temperamentais, é determinante para o sucesso da criação. Se você não tiver como ‘dar a volta’ a estes comportamentos, muito dificilmente conseguirá uma única cria que seja. E daquilo que é a nossa experiência na criação destas aves em cativeiro, até hoje NENHUM macho, por melhor que seja (e todos os nossos machos são espectaculares), apresentou um comportamento ‘regular’ o tempo todo. Às vezes portam-se bem, mas na maioria absoluta das vezes, portam-se mal. 4. Os Canários de Moçambique criam quando querem. Verdade. A altura da sua reprodução corresponde ao Outono-Inverno no Hemisfério Norte, e por isso deve-se juntar os casais no início de Setembro. No entanto, tanto podem começar desde logo a apresentar comportamentos típicos da época de reprodução, como podem fazê-lo apenas lá para os fins de Novembro, por exemplo. Eles é que ditam quando é que querem iniciar a criação. A nós cabe: observar e esperar. 5. Os Canários de Moçambique exigem disponibilidade de tempo, para que se consiga criá-los com sucesso. Verdade. Se você não tem tempo para os pássaros, ou nem sequer sabe o que significa ter um pássaro, não adquira um Canário de Moçambique, porque você vai se apaixonar por ele, depois vai querer dar-lhe uma companheira, e aí começarão os seus problemas.... se é uma pessoa cujo tempo livre é escasso ou inexistente, compre um canário de loiça, ponha-o na estante e de vez em quando olhe para ele e faça ‘piu-piu’! Deixe os Canários de Moçambique em paz. 6. Os Canários de Moçambique são mais felizes se tiverem um par. Pode ser. É muito agradável vê-los juntos, namorarem, darem comida um ao outro, criarem, baterem-se, picarem-se, atracarem-se no fundo da gaiola...... opssssss! Pois tal como já disse, são aves muito temperamentais. Se você tem um macho ou uma fêmea, e quer arranjar-lhe um par, pense bem. É que uma vez o casal formado, vai haver de tudo, inclusivamente pancadaria. Mas eles são felizes assim. 7. O macho deixa de cantar quando se junta com uma fêmea. Eventualmente. O macho canta por dois motivos: para impressionar a fêmea e para desafiar outro(s) macho(s). Se você só tem UM macho, e lhe juntar uma fêmea, ele possivelmente irá deixar de cantar da forma como cantava antes assim que conseguir acasalar. Portanto, se você tem um macho, gosta do seu canto (eles cantam lindamente!), e quer mantê-lo a cantar da mesma maneira, tem duas hipóteses: não lhe arranja uma ‘esposa’ e deixa-o sozinho, ou forma pelo menos dois casais, pora que os machos se desafiem mutuamente (em gaiolas diferentes, obviamente).  8. Para criar Canários de Moçambique é necessário espaço. Verdade. Veja bem: você vive melhor num T4 ou num T0? Está respondida a sua pergunta? Há quem consiga criá-los em gaiolas pequenas, mas nós optámos por criá-los e em gaiolas de 1m e mantê-los (as crias e os que não estão a criar) em viveiros. Sempre é mais confortável e saudável para as aves. 9. Não se pode ter dois machos adultos juntos no mesmo espaço. Verdade, na maioria das vezes. Na nossa experiência, os juvenis podem ser mantidos juntos (inclusivamente de machos adultos, mas aqui é preciso ter muita cautela) até que atinjam a maturidade sexual. A partir daí, já se corre o risco de haver brigas e mortes. Os machos adultos reprodutores não devem, de forma alguma, ficar juntos, mesmo fora da época de criação. Não é aconselhável. Portanto, para criar os Mozambicus é preciso ter uma certa logística em mente. Você tem espaço e logística para manter vários machos ao mesmo tempo separados, sem ser em gaiolinhas de 10X10X10cm? 10. Canários de Moçambique são barulhentos. Verdade. Os machos cantam feito uns desalmados, e as fêmeas também! Se juntarmos muitos deles, os ouvidos sofrem, e os vizinhos podem reclamar. 11. Canários de Moçambique fazem sujeira. Claro! Se quer um animal que não faça sujeira, compre um peluche! Bem, penso que esta lista exemplifica claramente do que se trata a aquisição e manutenção de Canários de Moçambique. Não é nossa intenção desencorajá-lo na aquisição destas maravilhosas aves. Mas também não é nossa intenção entregar uma das nossas aves a si, se você não é uma pessoa adequada para ter um Serinus mozambicus. Se você não tem: tempo, espaço, algum dinheiro para gastar nesta ‘empreitada’, paciência, persistência, e especialmente, AMOR a esta espécie, por favor, não adquira estas maravilhosas aves. Canários de Moçambique não são comparáveis a Canários Comuns, em nenhum aspecto. Não se meta com eles, se não sabe exactamente o que está a fazer, ou se sabe mas não tem tempo para eles. Canários de Moçambique são muito activos, curiosos, ruidosos, brigões, lambões (experimente um dia ver um Canário de Moçambique comer maçã, por exemplo), fogosos, extremamente energéticos (e precisam descarregar esta energia), comem bichos vivos (tenébrios - arghhhhhhhhhhhhhhhh), e são capazes de fazer uma pessoa muito feliz. Mas em mãos erradas, podem tornar-se um pesadelo. Então, é uma “Pessoa Serinus mozambicus” ou não?

Publicado no nosso site: O Passaril Real

Condessa

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos