A MELHOR PREPARAÇÂO PARA A CRIAÇÂO DIAMANTES DE GOULD

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A MELHOR PREPARAÇÂO PARA A CRIAÇÂO DIAMANTES DE GOULD

Mensagem  Paulo Gonçalves em Dom Mar 04, 2012 3:35 pm

Boa tarde,
registei-me hoje neste interessante fórum depois de ler 2 ou 3 tópicos.
Iniciei-me este ano a criar Diamantes de Gould apesar de já ter criado à uns anos atrás.
Gostava que o amigo Ferreira me elucidasse para fazer a preparação adequada para a criação para os meus diamantes a nível de produtos e vitaminas e os seus timings.
Já criei canários e exóticos mas tive 5 anos parado por motivos adversos.
Tenho 4 casais de Gould e 10 casais de Bengalins do Japão.

2ª questão:
Soube que o tabernil cria que se usava nas papas na altura da criação já não tem a mesma composição a nível de vitaminas e entibióticos, vindo agora com produtos lácteos.
Para substituir o tabernil, posso dar o PROMOTOR CRIA ou acha que o tabernil continua com a mesma eficiência.

O uso de probióticos como é o caso do BIOSAC nas papas é fundamental nas papas. pode substituir o tabernil cria ou são coisas distintas?

Para início de entrada no fórum acho que não vou perguntar mais nada, se bem que ainda tenho umas btantas dúvidas pois já não crio à uns anos.

parabéns pelo fórum.

Paulo Gonçalves.

Paulo Gonçalves

Re: A MELHOR PREPARAÇÂO PARA A CRIAÇÂO DIAMANTES DE GOULD

Mensagem  Ferreira em Dom Mar 04, 2012 7:24 pm

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Primeiro que tudo bem vindo aos Conselhos do Ferreira.
A base principal na criação de Goulds está na alimentação que deve ser Há base de milhos alvos e não milhos painços.
Antigamente para que não houvesse problemas na criação e para que os filhos se fizessem depressa é que se utlizava certos produtos misturados nas papas, hoje em dia não se precisa de lhes dar nada de complexos vitaminicos para crescerem uma vez que as papas já trazem na sua composição, deve-se sim dar quando são separados dos pais e na muda de penas, eu costumo administrar Aminovit-L ou Anima-Setrath e que dá para muita coisa que neste caso ajuda no stress de mudarem para outras instalações e depois na muda de penas.
Aconselho-o a ler este artigo escrito por mim num antigo Site e depois caso não esteja nada para dissipar as suas duvidas pergunta então, mas penso que vai encontrar tudo o que quer.
http://forumdoferreira.no.sapo.pt/

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Mensagem  Paulo Gonçalves em Dom Mar 04, 2012 10:42 pm

Sr. ferreira, obrigado pela prontidão na resposta.
Já tinha lido as suas dicas sobre os Diamantes de Gould e achei bastante elucidativo mas persistem algumas dúvidas.

1-O vinagre de cidra não faz mesmo efeito que o COLINA?
Li algures neste fórum que se desse vinagre de cidra escusava de dar o AMINOVIT. É verdade?

2-Quanto às sementes, compro sacos a 25€ e é bem melhor que a melhor da Verselle Laga e uso papa da Witt-Mollen.
Não uso o PROMOTORCRIA na papa no lugar do tabernil na altura das criações? Só a papa chega?

3-Não usa probióticos na papa para as aves?

4- Posso uniformizar os ninhos usados no criadouro substituindo os ninhos de madeira dos Goulds por ninhos de plástico castanhos que se usam nos exóticos?

5- O FP 20-20 dá-se só quando se formam os casais e fazem o ninho e até ao fim da criação não se dá mais?

6- Antes da criação uso o SPVERMES para desparasitar os pássaros internamente e outro para desparasitar externamente?

7- Comprei na farmácia o BECOZYME para substituir o ComplexoB. Será igual já que ambos são vitaminas sobretudo do grupoB?

Mais uma vez obrigado.

Paulo Gonçalves

Mensagem  Ferreira em Seg Mar 05, 2012 4:33 pm

1- Não é a mesma coisa uma vez que o vinagre de cidra a base são aminoácidos enquanto os medicamentos á base de colina são compostos minerais juntamente com colina.
-- Depende do efeito que se pretende. quando se separam os novos para outra gaiola deve-se dar o Aminovit-L porque alem de ter aminoácidos tem outros componentes que lhes vão fazer falta devido ao Stress e procura de comer.
-- Se for para a muda de penas já lhe pode administrar tanto o vinagre de cidra como o Aminovit-L ou outro que seja para pássaros e que contenha aminoácidos.
2- Ok, compra sacas de 25Kg mas faz a mistura em casa ou já vem misturada?
-- Se ja vem misturada qual a composição de sementes?
-- Se a papa que lhes dá é Witte Molen, não precisa de lhe adicionar seja o que for.
3- Leia o que diz na saca da papa Witte Molen Very Happy
4- Os Goulds fazem um ninho bastante grande e com entrada lateral, por esse motivo aconselho-o a utilizar caixas ninho idênticas hás que mostro no artigo, as que estão nas fotos foram feitos por mim. Para os bengalins chocarem os ovos dos Goulds já pode utilizar as caixas 2GR, só têm um problema que é as palhas cairem pelas ranhuras no fundo, mas se cortar um pedaço de papel há medida e meter antes das palhas o problema fica resolvido.
5- Vamos de principio, ao contrário dos canários, os Goulds formam casal para a vida inteira, portanto não devem ser separados, dito isto.
Só vai administrar o FP-20-20 em dose preventiva quando eles começarem a fazer o ninho e não precisa de administrar mais a não ser casos esporádicos em que se veja que a coisa não corre bem em especial se vermos que os bengalins andam de diarreia, se estão suados assim como o ninho.
Atenção que o tratamento também é feito aos bengalins uma vez que são eles que vão chocar os ovos e como os ovos são porosos e respiram, deixam passar as bactérias para os embriões.
6- Para desparasitar externamente pode utilizar qualquer um, Men For Sam, Tabernil insecticida spray, Zoospray da AviZoon, etc., etc.
7- Sim pode administrar, 2cc para 1 litro de água ou 4 gotas para 100ml de água. Administrar durante 5 dias seguidos.
MUITO IMPORTANTE
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias pois ao fim de 24 horas está estragado e não podem apanhar Sol.
Quando se administra antibióticos os mesmos devem ser misturados com água destilada ou desmineralizada a não ser que a água que se tem em casa o PH for neutro

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Paulo Gonçalves em Ter Mar 06, 2012 10:09 pm

Boa noite criadores(as) e Sr. Ferreira,
estive ontem e hoje a ver a fundo os tópicos no fórum e vejo que você é uma pessoa sempre pronta a ajudar quem precisa.
É de louvar a sua atitude e da minha parte agradeço-lhe muito o que me puder ajudar.
Um fórum não é só um sítio onde podemos tirar dúvidas mas onde podemos partilhar conhecimentos uns com os outros, amantes da passarada,lol
E agora que fiz a minha introdução queria responder ás suas questões acima e procurar esclarecer outras.

-As sementes que compro para os Diamantes de Gould, vem em sacos de 25Kg de cor azul e dourado, já vem as sementes misturadas e é da marca GOLD MIX. Conhece? Custa 25,5€ o saco.

-A papa da witt mollen que uso compro avulso pois vem em sacos amarelos de 20 kg se não estou em erro. Quando for comprar vou reparar nos dizeres no saco.

-Para Setembro de 2012, penso criar com 4 casais de Goulds e quero rapidamente adquirir os que me faltam. tenho 10 casais de Bengalins e se fizer falta compro mais 2 ou 3 casais.
Procuro ter em cada casal, um Gould clássico com manto verde e o outro pode ser amarelo, azul ou verde. faço bem em manter sempre um clássico no casal?

-Desde que compre as aves que me faltem formando os 4 casais, separo machos num gaiolão e fêmeas noutro ou faço já os casais e fazem a muda da pena juntos para se adaptarem um ao outro até Agosto em que inicio a preparação para a criação?

-Quando à questão de desparasitar tenho uma questão que lhe queria colocar. Uso um líquido que não sei o nome que usam alguns criadores meus conhecidos e que me deram um pouco sendo um produto bastante caro. Para desparasitar, dizem para pôr uma gota nao pescoço e outra debaixo da asa.
Dizem que dá para meter na água de beber para desparasitar internamente mas não sabem a dosagem.
Sabe que dosagem usarei para meter na água de bebida? É um líquido gorduroso e é transparente.

Gostava de postar umas imagens do meu pequeno criadouro mas não tenho permissão para alojar imagens. Como faço? É por ser novato, lol!

Cumprimentos a todos os criadores e em especial ao afável Sr. Ferreira.

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves

Mensagem  Ferreira em Qua Mar 07, 2012 1:20 pm

Bom dia Paulo Gonçalves.
Alimentação, não conheço essa marca em Portugal mas sim no Brasil, diz-me a composição de sementes que vem descrito na saca.
Com a insistência de meteres probióticos nas papas apercebi-me que as compras a avulso Very Happy, é bom que vejas a composição, qualquer das maneiras adianto que as papas Witte Molen já trazem na sua composição probióticos.
Quanto aos pássaros é relativo o gosto pessoal de cada um.
Clássico é clássico, não tem manto desta ou daquela cor.
Se quiser ter pássaros pasteis 1 factor (cor pastel) e pasteis factor 2 (amarelo) tem que juntar um macho na cor pretendida com uma fêmea clássica mas portadora dessa cor.
O processo é igual para todas as mutações.
Para se fazer clássicos portadores para depois serem juntos com os da cor pretendida, basta juntar um macho clássico com uma fêmea da dita cor.

Stam 4
Diamante de Gould
Individual

F1 79
Clássico cabeça vermelha
F1 80

F1 81
Clássico cabeça preta
F1 82

F1 83
Clássico cabeça laranja
F1 84

F1 85
Peito Branco cabeça vermelha, cabeça preta, cabeça laranja
F1 86

F1 87
Pastel 1 factor, 2 factores, (amarelo e azul peito clássico)
F1 88

F1 89
Pastel 1 factor, 2 factores, (amarelo e azul peito branco)
F1 90

F1 91
Azul cabeça vermelha, cabeça preta, cabeça laranja
F1 92

F1 93
Combinação Azul Peito branco
F1 94

F1 95
Peito lilás
F1 96

F1 97
Outros : combinações de mutação
F1 98

F1 99
Novas mutações em estudo (sem medalhas)
F1 100
Os Goulds formam casais para a vida inteira, portanto a partir do momento que os juntar não os separa mais, como é a fêmea que escolhe o parceiro e para que sejamos nós a impor, devem ser juntos assim que os comprar-mos para não terem tempo de escolherem outro que não o que queremos, caso se metam machos num lado e fêmeas noutro, nunca de modo nenhum se podem ver, caso contrário as fêmeas escolhe parceiro e depois é uma gaita para criarem.

Quanto a fotos, Há muitas pessoas a queixarem-se disso, estive a ver o seu cadastro e está tudo activo. Segundo sei o servidor deste Fórum diz que só têm acesso a meterem fotos desde que sejam activos pelo menos uma semana.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Paulo Gonçalves em Qui Mar 08, 2012 12:00 am

Amigo Ferreira,
então quer dizer que os Diamantes são como as pessoas quando casam...."até que a morte nos separe..." lol!
Diz então que posso fazer já os casais que pretendo e junto-os numa gaiola onde farão a muda, manutenção e vão-se
conhecendo e afeiçoado um ao outro.
Chegando a altura da criação, estimulamos o casal com Vitamina E e comida mais rica e é só tirar ovos para os bengalins,lol
O Ferreira faz isso com os seus casais? Uma vez formados, nunca mais os separa?
Eu crio em gaiolas duplas de madeira ficando um casal em cada divisão.
+/- 40 cm de largura por 30 de comprimento.

Abraço,

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves

Mensagem  Ferreira em Qui Mar 08, 2012 1:50 pm

Bom dia Paulo Gonçalves.
Ele a dar e aburra a fugir, tira da cabeça a criação de canários Twisted Evil Na criação de exóticos basta a mistura de sementes á base de milho alvo amarelo e como suplemento terem sempre uma boa papa há base de ovos e húmida. Os exóticos para se reproduzirem bem têm que estar magros, caso contrário não há nada para ninguém.
É isso precisamente, até que a morte os separe Very Happy
Quanto ao espaço, as gaiolas deviam ser um pouquinho mais compridas mas criam na mesma, atenção que a caixa ninho tem que ficar do lado de fora devido as gaiolas serem pequenas no comprimento.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Paulo Gonçalves em Sex Abr 13, 2012 11:33 am

Bom dia Sr. Ferreira,
tenho os pássaros todos em muda e neste momento faço como já li por aqui algures:
5 dias ComplexoB, 1 semana água limpa, 7 dias Aminovit L e 1 semana água limpa.
Para além disso, papa da witt mollen saco azul ou amarelo(que já li que tem probióticos, Very Happy ) nesta fase da muda.
Depois da muda feita deixo de dar papa para voltar só a dar quando iniciar as criações?
Em relação á vitamina E, depois de pesquisar por aqui reparei que deve ser dado na preparação 1 semana seguida e depois durante as criações, 2 vezes por semana. Estou certo?
Em relação á mistura que dou, é da marca Pata Leve. É muito boa.
Quanto aos ninhos, depois dos conselhos que me deu, e para evitar os malditos ácaros, limpei bem os ninhos dos diamantes e dos bengalins,
vedei as juntas com cola branca e depois dei 2 camada de verniz acetinado, sem cheiro. Smile
Estão prontinhos a ser usados e depois de cada criação, limpo com um pano húmido e borrifo com um desinfectante caseiro que encontrei na net....espero que resulte, Smile
Mais uma vez, obrigado por tudo amigo Ferreira.

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves

Mensagem  Ferreira em Sex Abr 13, 2012 5:53 pm

Em relação há primeira pergunta, durante a época de criação dou papa Witte Molen saca azul por ser menos humida portanto menos caganeiras Very Happy e dou então saca amarela para fazerem a muda de penas e restante tempo.
Quando digo dar papa até há muda não quer dizer que não a tenham sempre há disposição, o que aconte é que são eles próprios que assim que completam a muda deixam de a comer, o amigo Paulo Gonçalves depois há-de reparar nisso.
Não conheço essa mistura de sementes portanto não lhe posso dizer se de facto é a ideal para goulds ou se simplesmente os mantem vivos.
Quanto a dar complexos vitamínicos durante a muda de penas, não é bem assim! Administra-se o Aminovit-L duarante uma semana, depois dois dias água limpa e mais uma semana a Aminovit. O Complexo-B deve ser administrado 5 dias por mês, sendo que, quando estão a tomar outra coisa e que coincida com o Complexo-B, é lógico que este só deva ser administrado no mês seguinte.
Quanto ao emprego da Vitamina-E, esta deve ser administrada pelo menos duas semanas antes das criações própriamente ditas e só para os que realmente não vejamos interesse na reprodução (o que custa é o arranque, depois é sempre a deitarem ovos estilo galinha de aviário Very Happy

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Paulo Gonçalves em Qua Abr 18, 2012 3:36 pm

Olá Sr. Ferreira,
pesei em abrir outro tópico mas, já que abri este com o meu nome, vou colocar todas as minhas questões relacionadas com a passarada neste tópico, não entupindo deste modo o fórum com mais um tópico como fazem muitos foristas que por aqui andam. Faço bem? Very Happy
Tenho uma coisa que me esqueceu de mencionar até agora mas passo a citar:
Tenho os meus casais de Goulds adquiridos, na muda e estive até ontem com a desparatisação com as gotas debaixo das asas(2 x em 21 dias) e agora estou a dar 5 dias seguidos o complexoB(mais propriamente o BECOZYME).
Tenho um macho manto azul, grande e muito bonito que na época transacta não mostrou nenhum interesse pela fêmea, nunca cantou e o bico não avermelhou como os outros machos...aliás, o bico ainda se mantém da mesma cor: Branco.
É um belo exemplar e não o queria vender ou afastar das criações. É de 2010, está de saúde, come bem, as fezes são normais mas não canta nem avermelhou o bico mostrando um total desinteresse pela fêmea em toda a época de criação.
A fêmea pôs 5 posturas e não tive um ovo galado...é galo, Very Happy Very Happy Very Happy
De salientar que não dei a vitamina E mas o outro casal criou bem.
Não acha estranho? O que será, amigo ferreira?
Poderei contar com esse macho para esta época?

Fique bem,

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves

Mensagem  Ferreira em Qua Abr 18, 2012 7:35 pm

Para mim até é melhor escreverem no mesmo tópico.
Para começar, habitue-se a chamar os Goulds pelo seu nome, é um Gould AZUL Very Happy
Tire o cavalinho da chuva em ver Goulds azuis com a ponta do bico vermelha ou amarela, a cor durante a época normal é branca e durante o cio fica da cor do marfim Very Happy
As causas para ele não criar estanto de aparência de boa saúde só podem ser 3 causas.
1ª- Ter nascido fora da época.
2ª- Não ser compativel com a fêmea.
3ª- Ter ácaros nas vias respiratórias e por conseguinte andarem sempre a incomodarem ao ponto de não ligar á fêmea.
Quanto ao primeiro caso, não há nada a fazer.
Quanto ao segundo caso, experimente a tirar a fêmea e passado uma seaman junte-a e logo vê a reacção deles.
Quanto ao terceiro caso, um mês antes aplique o Pulmosan e logo verificará as melhoras.
Eu tenho um Gould campião já com 6 anos e só este ano criou, nunca lhe via nada de anormal, foi então que me lembrei de lhe aplicar as gotas um mês antes e o resultado foram 4 criações todas galadas sendo que a ultima foram eles que criaram Very Happy

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin

Mensagem  Paulo Gonçalves em Qua Abr 18, 2012 9:54 pm

Caro amigo,
tinha dito que os pássaros estavam todos desparasitados.
Agora está em muda como todos os outros.
Vamos a ver para Agosto / Setembro.
Essa do bico não ficar avermelhado deixou-me de boca aberta....Não sabia, Laughing
mais uma vez, obrigado.

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves

Mensagem  Ferreira em Qua Abr 18, 2012 10:10 pm

Boa noite Paulo Gonçalves.
Hehehehe, sempre são 40 anos a lidar com Goulds Very Happy
E o programa interessa-lhe ou não?

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Admin